Contribuições da educação popular para o trabalho de desconstrução do bolsonarismo no Brasil

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DOI :

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.21

Mots-clés :

fascismo, bolsonarismo, educação popular, democracia

Résumé

No segundo semestre de 2022 praticamente todo o campo progressista e parte expressiva da sociedade brasileira desejavam o fim do governo Bolsonaro. Isto é compreensível: trata-se de um governo que espoliou a cidadania brasileira. Contudo, não podemos esquecer que o fim do governo Bolsonaro provavelmente não será o fim do bolsonarismo, esta nova versão do fascismo brasileiro. Pois o bolsonarismo está enraizado em vários setores do estado e da sociedade brasileira, além do governo federal. Este artigo analisa este contexto, e partindo dele, pretende mostrar que o paradigma de intervenção social denominada Educação popular é uma das adequadas e potentes abordagens para fortalecer o trabalho coletivo de desconstrução do fascismo e de reconstrução da nossa frágil democracia. A opção metodológica utilizada na produção do artigo foi uma proposta reflexivo-existencial, ou seja, uma reflexão rigorosa sobre a experiência do autor com a intervenção social.

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Biographie de l'auteur-e

Maurício Mogilka, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (FE/UFBA). Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua na extensão universitária, com assessoria e formação em projetos, organizações e movimentos sociais.

Références

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Publié-e

2023-07-13

Comment citer

MOGILKA, Maurício.
Contribuições da educação popular para o trabalho de desconstrução do bolsonarismo no Brasil
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 2, p. 14–32, 13 juill. 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20751. Acesso em: 5 déc. 2025.

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