Educação Física no ensino remoto

contribuições e reflexões a partir do estágio supervisionado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.30

Palavras-chave:

estágio supervisionado, ensino remoto, Educação Física

Resumo

O presente estudo trata da especificidade da prática pedagógica em Educação Física no chamado ensino remoto a partir da contribuição do estágio supervisionado no processo de formação de professores colaboradores, em conjunto com estagiários do curso de Educação Física da Universidade Federal do Pará (UFPA) – Campus de Castanhal. Em termos de objetivo, este texto busca refletir sobre as características e implicações da prática pedagógica da Educação Física no ensino remoto. A partir de um conjunto de fontes bibliográficas, documentais e dos apontamentos de 12 estagiários, registrados por via de uma atividade escrita, sinalizamos que embora possam existir possibilidades de práticas críticas e inovadoras nesse modelo de ensino, devido à especificidade do conhecimento da Cultura Corporal de Movimento como saber orgânico e da dificuldade para a experiência formativa no contexto remoto, a efetivação da aula de Educação Física, em sua plenitude, foi prejudicada nesse formato de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renan Santos Furtado, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA. Professor da Escola de Aplicação da UFPA. Integrante do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ-UFPA).

Elane Cristina Pinheiro Monteiro , Universidade Federal do Pará

Mestre em Currículo e Gestão da Escola Básica pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora da Escola de Aplicação da UFPA. Integrante do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas para o Ensino na Educação Básica (GPRAPE).

Referências

ABREU, S. M. B. Fotonarratividade e ensino remoto: revelações do corpo consciente no ensino médio integrado. Corpoconsciência, Cuiabá, v. 26, n. 1, p. 104-117, jan./abr., 2022.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002.

BETTI, M. A versão final da Base Nacional Comum Curricular da educação física (Ensino Fundamental): menos virtudes, os mesmos defeitos. Rev. Bras. Educ. Fís. Escolar, ano IV, v. 1, jul. 2018.

BETTI, M. Educação física e cultura corporal de movimento: uma perspectiva fenomenológica e semiótica. Revista da Educação Física/UEM. Maringá, v. 18, n. 2, p. 207-217, 2. sem. 2007.

BETTI, M. O que a semiótica inspira ao ensino da Educação Física. Discorpo, São Paulo, n. 3, p. 25-45, 1994.

BRACHT, V. Coletivo de Autores: a cultura corporal em questão. In: SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 2012.

BRACHT, V. Cultura Corporal, Cultura de Movimento ou Cultura Corporal de Movimento? In: Souza Júnior, M. Educação Física Escolar: teoria e política curricular, saberes escolares e proposta pedagógica. Recife: EDUPE, 2005. p. 97-106.

BRACHT, V. Educação Física & ciência: cenas de um casamento (in) feliz. 4. ed. Unijuí, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Brasília, DF, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 356, de 19 de março de 2020. Brasília, DF, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 356, de 20 de março de 2020. Brasília, DF, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 473, de 12 de maio de 2020. Brasília, DF, 2020.

BREGOLATO, R. A. Cultura corporal do jogo. 2. ed. São Paulo: Ícone, 2007.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, n. 2, p. 177-229, 1990.

DARIDO, S. C.; SOUZA JÚNIOR, O. M. Para ensinar Educação Física: possibilidades de intervenção na escola. 7. ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 38. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

FREIRE, P. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 26. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

FURTADO, R. S. Formar para ensinar e pesquisar: perspectivas para a relação entre ensino e pesquisa na formação de professores de educação física. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

FURTADO, R. S; SILVA, V. V. A; BRITO, A. B, S. Ensino Remoto e interdisciplinaridade: notas para (re)pensar o processo de escolarização no ensino médio. Olhares & Trilhas, Uberlândia, v. 23, n. 2, abr./jun. 2021.

IWAMOTO, T. C; RAMOS, V. A. Documentos para a educação no município de Goiânia e as práticas pedagógicas da educação física no contexto da pandemia: um relato de experiência. Corpoconsciência, v. 26, n. 1, p. 185-200, jan./abr., 2022.

LARROSA BONDÍA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Campinas, n. 19, 2002.

LE BRETON, D. Antropologia del cuerpo e modernidad. Buenos Aires: Nueva Visión, 2002.

MILLS, C. W. Sobre o artesanato intelectual e outros ensaios. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.

OLIVEIRA, M. S. et al. Diálogos com docentes sobre ensino remoto e planejamento didático. Recife: EDUFRPE, 2020.

SAVIANI, D; GALVÃO, A. C. Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Universidade e Sociedade. Revista publicada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SN, ano XXXI, nº 67, p. 36-46, jan. 2021.

VAGO, T. M. Educação Física na escola: para enriquecer a experiência da infância e da juventude. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.

VAZ, A. F. Dos corpos infantis em ambientes educacionais. Cadernos de Formação RBCE, p. 47-56, set. 2018.

Downloads

Publicado

2023-07-13

Como Citar

FURTADO, Renan Santos; MONTEIRO , Elane Cristina Pinheiro.
Educação Física no ensino remoto: contribuições e reflexões a partir do estágio supervisionado
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 2, p. 249–274, 13 Jul 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20781. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos