Formação de professores para a educação profissional e tecnológica

adversidades e instrumentalidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.29

Palavras-chave:

formação de professores, docência da educação profissional e tecnológica, instrumentalidade da formação docente

Resumo

A formação de professores é tema recorrente em pesquisas de diversas áreas, sendo considerado instrumento indispensável para democratizar o acesso das pessoas à cultura, à informação e ao trabalho. Este ensaio tem como foco o processo de formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) diante dos desafios atuais para o desenvolvimento desta modalidade de educação com a finalidade de aprimorar esse processo. Parte-se da inferência que a atividade docente e a formação de professores para a EPT têm sofrido impactos provenientes da intervenção estatal sobre a legislação educacional numa tentativa de alinhá-las aos interesses dos processos produtivos e econômicos. Constituído por meio de uma pesquisa bibliográfica seguindo uma abordagem qualitativa, foi produzido por meio de pesquisa bibliográfica envolvendo os autores: Alves (2007), Bald; Fassini (2018), Barros (1986), Castro (2016), Costa; Coutinho (2017), Freitas (2002), Gauer (1996), Imbernón (2011), Kuenzer (2011), Libâneo, Oliveira e Toschi (2017), Machado (2008, 2011), Marcelo (2009), Nóvoa (1991, 1992, 1995), Pimenta; Anastasiou (2002), Ramos (2017), Santos; Oliveira (2017) entre outros. Por se tratar de tema extenso, encontra-se estruturado apresentando uma retrospectiva da formação de professores no Brasil, desafios atuais e a instrumentalidade na formação de professores para a EPT. Esses pontos, apresentados de forma interligada e interdependente, indicam que, para atender os princípios de uma educação omnilateral, os professores da EPT devem construir sua identidade profissional, instrumentalizando seu fazer e encontrando formas de enfrentar os desafios atuais que se impõem ao processo ensino-aprendizagem, direcionando as políticas educacionais para uma nova perspectiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutor em Educação. Professor do ensino básico, técnico e tecnológico (área de Pedagogia) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Sertão. Membro do grupo de pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional.

Daize Duarte Sampaio, Universidade Federal de Pelotas

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Especialista em Educação Profissional e Tecnológica. Técnica na Universidade Federal de Pelotas.

Gisele Santos de Oliveira

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). 

Referências

ALVES, Wanderson Ferreira. A formação de professores e as teorias do saber docente: contextos, dúvidas e desafios. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33, n.2, p. 263-280, maio/ago. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v33n2/a06v33n2.pdf. Acesso em: 20 out. 2018.

BALD, Volnei André; FASSINI, Edí. Reforma do Ensino Médio: resgate histórico e análise de posicionamentos a respeito da Lei nº 13.415/17 por meio de revisão de literatura. 2018. Disponível em: https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/1868/1/2017VolneiAndreBald.pdf. Acesso em: 19 out. 2018.

BARROS, Roque Spencer Maciel. A ilustração brasileira e a ideia de universidade. São Paulo: Convívio: Editora da Universidade de São Paulo, 1986.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 4024/61. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024-20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 18 out. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CFE/Especial nº 335/1982. 1982. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=58023. Acesso em: 18 out. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394/96. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 20 out. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 02/97. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/RCNE_CEB02_97.pdf. Acesso em: 18 out. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 13.415/2017. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2017/lei-13415-16-fevereiro-2017-784336-publicacaooriginal-152003-pl.html. Acesso em: 20 out. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 04 jan. 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP Nº 1, de 5 de janeiro de 2021. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021-297767578. Acesso em: 15 jun. 2023.

CASTRO, Michele Guedes Bredel. Uma retrospectiva da formação de professores: histórias e questionamentos. Movimento: Revista de educação, n. 4, p. 225-245, 2016. Disponível em: www.revistamovimento.uff.br/index.php/revistamovimento/article/download/280/30. Acesso em: 21 out. 2018.

CORTELLA, Mário Sérgio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo: Cortez Editora, 2017.

COSTA, Maria Adélia; COUTINHO, Eduardo Henrique Lacerda. A formação de professores para a educação profissional e o notório saber: uma ponte para o passado. In: IV Colóquio Nacional e I Colóquio Internacional A produção do conhecimento em educação profissional, Natal, RN, 2017. Disponível em: https://ead.ifrn.edu.br/coloquio/anais/2017/trabalhos/eixo3/E3A8.pdf. Acesso em: 18 out. 2018.

FIORENTINI, Dario; SOUZA JUNIOR, Arlindo José; MELO, Gilberto Francisco Alves. Saberes docentes: um desafio para acadêmicos e práticos. In: GERALDI, Corinta Maria Grisolia; FIORENTINI, Dario; PEREIRA, Elisabete Monteiro (orgs.). Cartografias do trabalho docente: professor(a)-pesquisador(a). Campinas: Mercado das Letras, 1998.

FREITAS, Helena Costa Lopes. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos de formação. Revista Educação & Sociedade, vol. 23, n. 80, p. 136-167, setembro/2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v23n80/12928.pdf. Acesso em: 20 out. 2018.

GAUER, Ruth Maria Chittó. A modernidade portuguesa e a reforma pombalina de 1772. Porto Alegre: Edipucrs, 1996.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo Cortez, 2011.

KUENZER, Acácia Zeneida. Formação de professores para a educação profissional e tecnológica. In: DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas et al. Convergências e tensões no campo de formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 497-518.

LIBÂNEO, José carlos; OLIVEIRA, João Ferreira; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2017.

MARCELO, Carlos. A identidade docente: constantes e desafios. Revista Brasileira de Pesquisa Sobre Formação Docente, Belo Horizonte, v. 01, n. 01, p. 109-131, 2009. Disponível em: http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br. Acesso em: 19 out. 2018.

MACHADO, Lucília Regina de Souza. O desafio da formação dos professores para a EPT e PROEJA. Educ. Soc. n. 32, v. 116, p. 689-704, jul.-set. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/DDvbwbkydBpTjC4TwYf4gRB/?lang=pt. Acesso em: 11 fev. 2023.

MACHADO, Lucília Regina de Souza. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 1, p. 8-22, 2008. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2862. Acesso em: 21 out. 2018.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 8. ed. São Paulo: Hucitec-Abrasco, 2004.

NÓVOA, Antônio Sampaio. Para o estudo sócio-histórico da gênese e desenvolvimento da profissão docente. In: SILVA, T. T. (Org.). Teoria e educação. Porto Alegre/RS: Pannonica, V. 04, 1991.

NÓVOA, Antônio Sampaio. Formação de professores e profissão docente. 1992. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/4758/1/FPPD_A_Novoa.pdf. Acesso em: 21 out. 2018.

NÓVOA, Antônio Sampaio. Formação de professores. In: NÓVOA, A. (org.) Vidas de professores. Portugal: Porto, 1992.

NÓVOA, Antônio Sampaio. O processo histórico de profissionalização do professorado. In: NÓVOA, A. (org.) Profissão professor. 2. ed. Porto: Porto, 1995.

OLIVEIRA, Rosilene Souza; SALES, Márcea Andrade. Professor leigo: releituras sobre os saberes profissionais na Educação Profissional e Tecnológica. In: Colóquio Docência e Diversidade na Educação Básica: políticas práticas e formação, II, 2015. Anais... Salvador: EDUNEB, v. 1. p. 187-200, 2015a.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Educação, Identidade e Profissão Docente. In: PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2002. p. 93-136.

RAMOS, Marise Nogueira. Ensino Médio Integrado: lutas históricas e resistências em tempos de regressão. In: ARAÚJO, Adilson Cesar; SILVA, Cláudio Nei Nascimento (orgs.). Ensino médio integrado no Brasil: fundamentos, práticas e desafios. Brasília: Ed. IFB, 2017. p. 20-43.

SILVA, Karen Cristina; BOUTIN, Aldimara Catarina. Novo ensino médio e educação integral: contextos, conceitos e polêmicas sobre a reforma. Revista Educação (UFSM), v. 43, n. 3, p. 521-534, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/30458. Acesso em: 20 out. 2018.

ROMANELLI, Otaíza Oliveira. História da educação no Brasil. Petrópolis/RJ: Vozes, 1984.

SANTOS, Joedson Brito; OLIVEIRA, Angelita Almeida. Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no contexto das ações, políticas e programas para o jovem brasileiro. Revista Espaço do Currículo, v. 10, n. 3, p. 161-173, 2017. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/rec.v10i3.31618. Acesso em: 19 out. 2018.

Downloads

Publicado

2023-07-13

Como Citar

VIEIRA, Josimar de Aparecido; SAMPAIO, Daize Duarte; OLIVEIRA, Gisele Santos de.
Formação de professores para a educação profissional e tecnológica: adversidades e instrumentalidade
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 2, p. 222–248, 13 Jul 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20847. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos