Educação, imprensa e hegemonia na ditadura civil-militar no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.23

Palavras-chave:

escola profissionalizante, teoria do capital humano, ensino superior, ditadura civil-militar

Resumo

Nesta pesquisa, foram analisados artigos e notícias publicadas nos jornais O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Correio da Manhã, O Globo e Jornal do Brasil, que expressaram ideologicamente, assim como outros órgãos de imprensa, a defesa da ditadura civil-militar (1984-1985) e a construção de um consenso em torno do projeto de desenvolvimento associado e dependente ao capital financeiro internacional, notadamente o Norte-americano. Verifica-se que as reformas educacionais promovidas pelos governos militares, foram justificadas com base na Teoria do Capital Humano (TCH), da eficiência técnica, do desenvolvimento e das liberdades democráticas. Concomitantemente, a ampliação da escolarização não significou ruptura alguma com o dualismo educacional em nosso país, mas inversamente ocorreu seu aprofundamento, além da precarização das condições de trabalho docente. Por fim, as pesquisas foram realizadas nos bancos de dados dos jornais do período e na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, tomando como parâmetros as análises de Sucupira (2020), Moraes (2014), entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marco Antônio de Oliveira Gomes, Universidade Estadual de Maringá

Doutor em História e Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM) - Departamento de Fundamentos da Educação. Líder do Grupo de Pesquisa "Fundamentos Históricos da Educação" - UEM/CNPq". Participa do Grupo de Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (Histedbr/UNIR) e do Grupo de Pesquisa sobre Política, Religião, Educação e Modernidade (Universidade Estadual de Maringá).

José Claudinei Lombardi, Faculdade de Educação da UNICAMP

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Decano da Faculdade de Educação da UNICAMP. Professor Titular em História da Educação na Faculdade de Educação (Unicamp). Coordenador executivo do Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil" (HISTEDBR).

Maria Lilia Imbiriba Sousa Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Titular da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Coordenadora Adjunta do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR/UFOPA).

Referências

AMARAL, Roberto. Convém botarmos as barbas de molho. In: https://www.cartacapital.com.br/opiniao/convem-botarmos-as-barbas-de-molho/.

BRASIL. Ato Institucional nº 1, de 9 abril 1964. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/AIT/ait-01-64.htm. Acesso em: 5 nov. 2021.

BRASIL. Lei n.º 5.540, de 28/11/1968. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-5540-28-novembro-1968-359201-normaatualizada-pl.pdf. Acesso em: 15 nov. 2021.

BRASIL. Decreto-Lei nº 869, de 12 de setembro de 1969. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1960-1969/decreto-lei-869-12-setembro1969-375468-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 04 fev. 2022.

BRASIL. Lei n.º 5.692, de 11/08/1971. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra;jsessionid=F8342BB4536FBA13C8A2FC6081001C83.proposicoesWebExterno2?codteor=713997&filename=LegislacaoCitada+-PL+6416/2009. Acesso em: 15 nov. 2021.

BRASIL. Constituição do Brasil de 1967. Brasília: Senado Federal, 1969. Disponível em: https://www.senado.leg.br/publicacoes/anais/pdf-digitalizado/Anais_Republica/1967/1967%20Livro%206.pdf. Acesso em: 15/03/1967.

EHRLICH, Michel. Educação e ideal modernizante na ditadura civil-militar: um estudo sobre a revista Educação (1971-1984). Temporalidades – Revista de História, v. 10, n. 1, p. 339-364. mai./ago. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/temporalidades/article/view/6116/pdf. Acesso em: 24/04/2022.

FOLHA DE SÃO PAULO. Educação técnica. Folha de São Paulo, São Paulo, 14/05/1964.

FOLHA DE SÃO PAULO. Passarinho adverte para a desinformação. Folha de São Paulo, São Paulo, 01/10/1971.

FOLHA DE SÃO PAULO. Povo, apenas povo (Editorial). Folha de São Paulo, São Paulo, 20/03/1964.

GOMES, M. A. O. et al. Educação e a ditadura civil militar: as reformas educacionais e a teoria do capital humano (1964-85). Revista Eletrônica de Educação. v.14, p. 1-19, jan./dez. 2020. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4424. Acesso em: 24/04/2022.

GOMES, Marco Antônio de Oliveira. Economia, educação e segurança nacional na ditadura civil militar no Brasil. Revista COCAR, Belém, n. 12, v. 24, p. 421-445, jul./dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/1954. Acesso em: 24/03/2022.

HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX. São Paulo: Cia. das Letras, 2002.

LEITE, Antônio Dias. Educação e eficiência econômica. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p. 05, 13/12/1964.

LOMBARDI, José Claudinei; LIMA, Marcos R. Prefácio - O Brasil republicano: uma história de golpes de Estado. In: LUCENA, Carlos; PREVITALI, Fabiane Santana; LUCENA, Lurdes. A crise da democracia brasileira – Volume I –. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017. p. 1-30. Disponível em: <https://www.editoranavegando.com/copia-politicas-educacionais-1 >

LOMBARDI, J. C.; LIMA, M. R. Golpes de Estado e Educação no Brasil: a perpetuação da farsa. In: KRAWCZYK, Nora; LOMBARDI, José Claudinei (Orgs.). O golpe de 2016 e a educação no Brasil. Uberlândia: Navegando Publicações, 2018. Disponível em: https://www.editoranavegando.com/livro-golpe-2016

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. São Paulo: Boitempo, 2017.114p.

MORAES, João Quartim de. A natureza de classe do Estado brasileiro. In: PINHEIRO, Milton (Org.). Ditadura: o que resta de transição. São Paulo: Boitempo, 2014. p. 61-103.

O ESTADO DE SÃO PAULO. Discursos do presidente. O Estado de São Paulo, São Paulo, 11/03/1964.

SUCUPIRA, T. G.; DELGADO, F. J. G. Reflexões metodológicas sobre a historiografia do movimento estudantil. Educ. Form., [S. l.], v. 5, n. 14, p. 216-239, 2020. DOI: 10.25053/redufor.v5i14mai/ago.2750. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2750. Acesso em: 6 maio. 2022.

Downloads

Publicado

2023-07-13

Como Citar

GOMES, Marco Antônio de Oliveira; LOMBARDI, José Claudinei; COLARES, Maria Lilia Imbiriba Sousa.
Educação, imprensa e hegemonia na ditadura civil-militar no Brasil
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 2, p. 61–86, 13 Jul 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20891. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos