Rotas epistemológicas para pluri-versar a universidade

contribuições para descolonizar o conhecimento

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.38

Parole chiave:

descolonização, ensino superior, epistemologias decoloniais

Abstract

Este ensaio tem como objetivo propor reflexões a partir de rotas epistemológicas não hegemônicas para compreendermos as relações coloniais que ainda se fazem presentes nos espaços de formação, nos centros universitários brasileiros, desdobradas nos seus currículos e epistemes. Tratamos de situar o debate em torno das colonialidades que intercruzam os moldes acadêmicos de formação, produção e legitimação de conhecimento, endossando a crítica ao modelo epistêmico hegemônico, universalista, cristão, euro-androcentrado e monodiscursivo que impõe, silencia e exclui outras narrativas, outras epistemes.  Compreendendo que as Instituições de Ensino Superior no Brasil (IES) tem como função social formar sujeitos para a vida em sociedade e trabalho, através da produção e difusão de conhecimentos, enfatizamos a importância do alargamento das concepções epistemológicas que fundam esses centros do saber. Desse modo atentamos para a potencialidade do projeto descolonizador e pluriversal como premissa para a necessária justiça social e reparação com aquelas/es que empreendem diariamente, por séculos, a luta e resistência pela memória e narrativas de seus povos. Perpassando por conceitos como espistemicídeo, injustiça epistêmica, violência epistêmica e opressão epistêmica buscamos criar rotas outras, baseadas na Pedagogia Engajada e na Pedagogia Decolonial, para potencializarmos outras concepções de educação, de formação, de currículo.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Metriche

Caricamento metriche ...

Biografie autore

Gabriela da Nóbrega Carreiro, Universidade Federal da Paraíba

Mestra em educação e licenciatura e bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da UFPB (PPGE-UFPB). Vinculada ao grupo de pesquisa ÁGORA de estudos e pesquisas em filosofia da educação).

Tânia Rodrigues Palhano, Universidade Federal da Paraíba

Mestra em educação e licenciatura e bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da UFPB (PPGE-UFPB). Vinculada ao grupo de pesquisa ÁGORA de estudos e pesquisas em filosofia da educação).

Riferimenti bibliografici

ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Editora Jandaíra, 2021.

ARROYO, Miguel González. Currículo, território em disputa. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

BENTO, Cida. O pacto da branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

CARNEIRO, Aparecida Sueli. A Construção do Outro como Não-ser como fundamento do Ser. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo: FUESP, São Paulo: 2005.

CARNEIRO, Aparecida Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2011.

CASTRO-GÓMEZ SANTIAGO Y RAMÓN GROSFOGUEL. Giro decolonial, teoría crítica y pensamiento heterárquico, en: El giro decolonial: Reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global, Siglo del Hombre, Bogotá, 2007.

COLLINS, Patricia Hill. Bem mais que ideias: a interseccionalidade como teoria social crítica. Tradução Bruna Barros e Jess Oliveira. São Paulo: Boitempo, 2022.

GIMENO, Sacristán J. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2017.

GOMES, Nilma Lino. O Movimento Negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2017.

GONZALEZ, Lélia. A categoria política de Amefricanidade. In: HOLANDA, Heloísa Buarque. Pensamento Feminista: conceitos fundamentais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática de liberdade. Tradução de Marceloo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.

HOOKS, bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. São Paulo: Editora Elefante, 2020.

LUGONES, María. Colonialidad y genero. Tabula Rasa. Bogotá - Colombia, No.9: 73-101, julio-diciembre 2008. Disponível em http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S1794-24892008000200006&script=sci_abstract&tlng=es Acesso em: 3 fev. 2023.

MALDONATO-TORRES, Nelson. Analítica da colonialidade e da decolonialidade: algumas dimensões básicas. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONATO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón (org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

MIGNOLO, Walter. Histórias locais/projetos globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Tradução Solange Ribeiro de Oliveira. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.

MIGNOLO, Walter. Desobediencia epistémica: retórica de la modernidad, lógica de la colonialidad y gramática de la descolonialidad Argentina: Ediciones del signo, 2010. Disponível em: https://monoskop.org/images/9/9b/Mignolo_Walter_Desobediencia_epistemica_retorica_de_la_modernidad_logica_de_la_colonialidad_y_gramatica_de_la_descolonialidad_2010.pdf Acesso em: 3 fev. 2023.

OYĚWÙMÍ, Oyèrónké. Conceituando o gênero: os fundamentos eurocêntricos dos conceitos feministas e o desafio das epistemologias africanas. Tradução para uso didático de: OYĚWÙMÍ, Oyèrónké. Conceptualizing Gender: The Eurocentric Foundations of Feminist Concepts and the challenge of African Epistemologies. African Gender Scholarship: Concepts, Methodologies and Paradigms. CODESRIA Gender Series. Volume 1, Dakar, CODESRIA, 2004.

PALERMO, Zulma. Colonización del saber: una violencia invisible, Inmanencia. Revista del Hospital Interzonal General de Agudos (HIGA) Eva Perón, Vol. 3, no 2, Buenos Aires, 2014. Disponível em: http://revista.fhycs.unju.edu.ar/revistacuadernos/index.php/cuadernos/article/view/427 Acesso em: 7 fev. 2023.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais: perspectivas latino-americanas. Ciudad Autônoma de Buenos Aires, Argentina: Colección Sur Sur, CLACSO, 2005.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del Poder y Clasificacion Social. In: QUIJANO, Aníbal (Org.) Cuestiones y Horizontes: de la dependencia histórico-estructural a la colonialidad/descolonialidad del poder. Ciudad Autônoma de Buenos Aires, Argentina: Colección Antologías, CLACSO, 2014.

RAMOSE, Mogobe Bernard. Sobre a legitimidade e o estudo da Filosofia Africana. Trad. Dirce Solis, Rafael Lopes e Roberta Cassiano. Ensaios Filosóficos, v. 4, out./2011, p. 6-23. Disponível em: http://www.ensaiosfilosoficos.com.br/Artigos/Artigo4/RAMOSE_MB.pdf Acesso em: 2 fev. 2023.

REIS, Diego dos Santos. A colonialidade do saber: perspectivas decoloniais para repensar a univers(al)idade. Educação & Sociedade, v. 43, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/ES.240967 Acesso em: 4 fev. 2023.

RUFINO, Luiz. Pedagogia das Encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula, 2019.

SACRISTÁN José Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2017.

SANTOS, Antonio Bispo. Colonização, quilombos, modos e significações. Brasília: INCTI/UnB, 2015.

SILVA, Breno. Colonização, quilombos, modos e significações: Colonization, quilombos, modes and meanings. Argumentos - Revista do Departamento de Ciências Sociais da Unimontes, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 250–258, 2018. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/argumentos/article/view/269 Acesso em: 4 fev. 2023.

WALSH, Catherine. Lo pedagógico y lo decolonial: entretejiendo caminhos. In: WALSH, Catherine. Pedagogias decoloniales. Prácticas insurgents de resistir, (re)existir y (re) vivir. TOMO I. Quito-Equador: Abya Yala, 2013. Disponível em https://ayalaboratorio.files.wordpress.com/2018/03/catherine-walsh-pedagogc3adas- Acesso: em 28 fev. de 2023.

OLIVEIRA, Yan Gabriel Souza de. Filosofia como abertura de caminhos contribuição ao processo de descolonização libertária do pensamento, (en)cruzando práticas, política e conceituais. Revista de Estudos Libertários. v. 04, n. 09, 2022. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwjEt_ew07_5AhXFtpUCHcTmAEwQFnoECAoQAQ&url=https%3A%2F%2Frevistas.ufrj.br%2Findex.php%2Festudoslibertarios%2Fissue%2Fdownload%2F2078%2F1340&usg=AOvVaw3p07_tHYg7hPSxiSYvRNum Acesso em: 11 fev. de 2023.

Pubblicato

2023-11-20

Come citare

CARREIRO, Gabriela da Nóbrega; PALHANO, Tânia Rodrigues.
Rotas epistemológicas para pluri-versar a universidade: contribuições para descolonizar o conhecimento
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 3, p. 22–46, 20 nov. 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20998. Acesso em: 5 dic. 2025.