Atuação da política de transporte escolar no município de Cuitegi/PB

contribuições para o acesso e permanência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.24

Palavras-chave:

transporte escolar, acesso, estudantes rurais

Resumo

A pesquisa investigou o contexto da prática da atuação da política de transporte escolar em Cuitegi/PB para compreender como se estabelece a garantia do acesso e permanência dos estudantes do perímetro rural do município. A base epistemetodológica se aportou nos estudos de Stephen Ball e colaboradores. O instrumento utilizado foi entrevista semiestruturada com secretário de transporte, secretária de educação, diretores escolares e estudantes beneficiários da política. O estudo dos dados fundamentou-se no método de análise de conteúdo proposto por Bardin (2010), a partir das três fases indicadas: pré-análise; exploração do material e tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Os achados revelaram um número insuficiente de veículos, desqualificação profissional dos motoristas, situação precária das estradas que dão acesso ao perímetro rural e redução das escolas rurais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Larissa Amaro dos Santos, Universidade Federal da Paraíba

Mestrado em Educação, na linha de Políticas Educacionais, pelo Programa de Pós graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus I. Especialização em Educação e Políticas Públicas pela UEPB, Campus III (2020). 

Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação. Docente lotada e em exercício no DFE/CE da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Curriculares.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4 ed. Lisboa: Edições 70, 2010.

BALL, Stephen J.; MAGUIRE, Meg; BRAUN, Annette. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Trad.: Janete Bridon. Ponta Grossa: Editora UEPG, 332p. 2016.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 25 Jan. 2019.

BRASIL. [Constituição (1988) ]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 25 Mai. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Resolução/CD/FNDE nº. 3, de 28 de março de 2007. Cria o Programa Caminho dFEa Escola. Brasília, DF. Disponível em: https://br.search.yahoo.com/search?fr=mcafee&type=E210BR91213G0&p=%3A+http%3A%2F%2Fwww.fnde.gov.br%2Fprogramas%2Ftransporteescolar%2Ftransporte-+escolar-legislacao. Acesso em: 20 jan. 2019.

FNDE. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Guia do Transporte Escolar. Brasília. Disponível em: http://www.fnde.gov.be/centrais-deconteudos/publicacoes/category/131-transporte-escolar?download=6897:guia-dotransporte-escolar. Acesso em: 19 Ago. 2019.

FEIJÓ, Patrícia Collat Bento. Transporte escolar: a obrigação do poder público municipal no desenvolvimento do programa. Aspectos jurídicos relevantes. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 11, n. 1259, 12 dez. 2006. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/9239. Acesso em: 19 jan. 2021.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3 eds. Porto Alegre: Artmed, 2009.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico.

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb/cuitegi/panorama. Acesso em: 04 Jan. 2020.

MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, p. 47-69, jan. /abr. 2006. Disponível em:http://www.scielo.br/pdf/es/v27n94/a03v27n94.pdf. Acesso em: 10 jan. 2020.

MAINARDES, Jefferson. Políticas Educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.

MOURA, Ana Paula Monteiro; CRUZ, Rosana Evangelista. A política do transporte escolar no Brasil. 2013. Disponível em: https://anpae.org.br/simposio26/1comunicacoes/AnaPaulaMonteirodeMoura-ComunicacaoOral-int.pdf. Acesso em: 12 jan. 2021.

MOURA, Elton Oliveira, HONORATO, Rafael Ferreira de Souza; OLIVEIRA, Ramon Olímpio de; PEREIRA, Maria Zuleide da Costa. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Revista Teias, v. 20, n. 56, p. 203-213, 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/38727. Acesso em: 20 Jan. 2021.

SANTOS, Karina Correia, SANTOS, Viviane Correia, RODRIGUES, Walter. Jardim.Condições do transporte escolar e seus impasses no ensino e na aprendizagem em escolas do campo: o caso do município do Acará. Estado do Pará/ Karina Correia Santos, Viviane Correia Santos e Walter Jardim Rodrigues. 1 ed. - Ananindeua: Itacaíunas, 76p. 2015.

Downloads

Publicado

2023-07-13

Como Citar

SANTOS, Larissa Amaro dos; RODRIGUES, Ana Cláudia da Silva.
Atuação da política de transporte escolar no município de Cuitegi/PB: contribuições para o acesso e permanência
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 2, p. 87–114, 13 Jul 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21074. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos