Reforma do Ensino Médio e a identidade profissional dos professores dos Institutos Federais

um estudo de revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.32

Palavras-chave:

reforma do ensino médio, educação profissional, identidade profissional docente

Resumo

Neste artigo, apresentaremos parte de um estudo de revisão sistemática que segue com o objetivo de cartografar a tipologia de pesquisas que investigam os impactos da Reforma do Ensino Médio (Lei 13.145/17) para os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IFs, e focalizam as discussões na figura do Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - EBTT dos IFs, em especial para a configuração identitária profissional desse professorado. O estudo envolveu análise documental e bibliográfica, com buscas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, e no Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, no período de setembro de 2016 a fevereiro de 2023. As 10 etapas de busca geraram 16 resultados, e, após a pré-análise, foram integralizados três trabalhos. A análise dos resultados evidencia a pertinência de que sejam realizadas pesquisas futuras sobre a temática, pois, até o momento, há carência de estudos publicados. E os escassos trabalhos publicados apresentam resultados divergentes: enquanto um trabalho afirma que a Reforma do Ensino Médio não impactou os Institutos Federais, outro relata a experiência de reformulação de um curso de Ensino Médio integrado ao ensino profissional, em uma unidade de um Instituto Federal - IF; e ainda, outro estudo indica resistência para a implementação da Reforma em outra unidade dessa instituição, em consonância com o posicionamento do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica - CONIF, de que a Reforma é contrária à identidade institucional dos Institutos Federais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Solema Sanches Valverde, Universidade de São Paulo

Mestra em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Doutoranda em Educação no programa de pós graduação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Bacharel em psicologia pela UNIFESP

Maria de Lourdes Ramos da Silva, Universidade de São Paulo

Doutora em Filosofia e Ciências de Educação pela Universidade Complutense de Madri, Espanha. Mestre em História e Filosofia da Educação (USP/SP). Professora Livre-docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Referências

ALVES, M. A.. O exercício da docência em um contexto de reformas educacionais: um caminho para o controle sobre o trabalho docente? Revista Educação & Emancipação, v. 15, p. 97-117, 2022. Disponível em: <https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20558/11530>. Acesso em 25 fev. 2023.

ALVES, Maria Aparecida. O exercício da docência em um contexto de reformas educacionais: um caminho para o controle sobre o trabalho docente? Revista Educação & Emancipação, v. 15, p. 97-117, 2022. Disponível em: <https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20558/11530>. Acesso em 25 fev. 2023.

AMORIM, Gilberto José de. Da luta pela Politecnia à reforma do ensino médio: para onde caminha a formação técnica integrada ao ensino médio. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10738. Acesso em 25 fev. 2023.

ARAUJO, Ulisses Ferreira. A quarta revolução educacional: a mudança de tempos, espaços e relações na escola a partir do uso de tecnologias e da inclusão social. Educação Temática Digital, Campinas, v. 12, n. esp., p. 31-48, mar. 2011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1202/pdf_68. Acesso em: 20 jan. 2023.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Tradução: Luís Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2018.

BRASIL. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e nº11.494, de 20 de junho 2007, e dá outras providências. Diário Oficial da União:Brasília, DF, 17 fev. 2017.

BRASIL. Lei 11.784, de 28 de dezembro de 2008. Dispõe sobre a estruturação do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo – PGPE. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 set. 2008. sec. 1. p. 01- 14.

BRASIL. Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 dez. 2008. sec. 1. p. 01- 03.

BRASIL. Lei 12.772, de 28 de dezembro de 2008. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 31 dez. 2012. sec. 1. p. 01- 05.

BRASIL. Lei 12.863, de 24 de setembro de 2013. Altera a Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal. Diário Oficial da União, Brasília, DF, set. 2013. sec. 1. p. 01- 03.

BRASIL. Portaria nº 339, de 08 de março de 2023. Institui a consulta pública para avaliação e reestruturação da política nacional de ensino médio. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 09 mar. 2023. sec. 1. p. 16.

CONIF. Análise das novas Diretrizes Curriculares da Educação Profissional e os impactos na rede federal. Brasília: Fórum dos Dirigentes de Ensino, 2021. Disponível em: https://portal.conif.org.br/images/pdf/2021/7_Julho/Vers%C3%A3o_Final_An%C3%A 1lise_Resolu%C3%A7%C3%A3o_01_2021_e_Diretrizes_para_EPT_na_RFEPT.pdf. Acesso em: 22 fev. 2023.

DOMINIK, Érik Campos. A carreira docente EBTT: aspectos específicos e legislação. Babuí: Érik Campos Dominik, 2017.

DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Tradução: Anette Pierrette R. Botelho e Estela Pinto R. Lamas. Portugal: Porto Editora, 2005.

GATTI, Bernardete Angelina. Os professores e suas identidades: o desvelamento da heterogeneidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, Fundação Carlos Chagas, n. 98, p. 85-90, 1996.

LAWN, Martin. Os Professores e a Fabricação de Identidades. In: Currículo sem Fronteiras. v. 1. no.2. jul/dez, 2001. p.117-130.

MANFREDI, Silvia Maria. Educação Profissional no Brasil: Atores e cenários ao longo da história. Jundiaí. Paco editorial, 2016.

NASCIMENTO, Manoel Nelito Matheus. Ensino Médio no Brasil: determinações históricas. Publicação UEPG. Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes, v. 15, p. 77-87, 2007.

PACHECO, Eliezer. (Org.), Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2011. v. 1.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2016. v. 1. 317p.

SILVA, Maia de Lourdes Ramos. Complexidade inerente aos processos identitários docentes. Notandum, Libro 12. FEUSP/Universidade do Porto, Portugal, 2009. p.45 a 58.

SILVA, Antônia Zulmira ; SILVA, Maia de Lourdes Ramos. Constituição da identidade profissional docente. Educação (santa maria. online), v. 47 jan-dez, p. 1-29-29, 2022.

SOUZA, Bianca Gomes. de; GARCIA, Sandra Regina de Oliveira. A Reforma do Ensino Médio e os possíveis impactos no Instituto Federal do Paraná. Jornal de Políticas Educacionais. V. 16, e83313. Janeiro de 2022. (ANALISADO).

STERING, Silvia Maria Santos; ADAM, Joyce Mary. A Reforma do Ensino Médio por meio da lei nº 13.415/2017 e seus impactos no ensino médio integrado dos institutos federais. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 869-886, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p869-886.id560. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br:443/periodicos/index.php/rpd/article/view/560. Acesso em: 10 fev. 2023. (ANALISADO).

VALVERDE, Solema Sanches. Processos identitários profissionais de professores de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia: um estudo de caso. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação)- Universidade de São Paulo. São Paulo. 2019. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-16052019-140509/pt-br.php>. Acesso em: 26 fev. 2023.

Downloads

Publicado

2023-07-13

Como Citar

VALVERDE, Solema Sanches; SILVA, Maria de Lourdes Ramos da.
Reforma do Ensino Médio e a identidade profissional dos professores dos Institutos Federais: um estudo de revisão sistemática
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 2, p. 302–331, 13 Jul 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21131. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos