A imprescindibilidade da interculturalidade crítica ao Ensino Religioso não confessional para a escola
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.40%20Parole chiave:
interculturalidade crítica, ensino religioso, BNCCAbstract
Neste artigo apresentamos a noção de interculturalidade crítica da autora Catherine Walsh, considerando o quanto essa noção é importante para o professor e para a professora de Ensino Religioso não confessional, não proselitista, que tenha como base a Ciência(s) da Religião. Designadamente, levando em consideração que o termo interculturalidade aparece na Base Nacional Comum Curricular de Ensino Religioso, bem como no Currículo Referência de Ensino Religioso do Estado de Minas Gerais, e nas Diretrizes Curriculares para a Licenciatura em Ciências da Religião - área base do Ensino Religioso-, este artigo apresenta, além desses documentos, a noção de interculturalidade crítica de Catherine Walsh. Isso porque, a noção de Walsh possibilita a problematização da própria noção de interculturalidade, bem como abre uma potente possibilidade para o trabalho sobre as diversas religiões, trabalho que deve colaborar decisivamente no combate à
discriminação religiosa, violências, preconceitos, racismo, e invisibilizações no interior das escolas.
Downloads
Metriche
Riferimenti bibliografici
BAPTISTA, Paulo Agostinho Nogueira; SIQUEIRA Gisele. O Ensino Religioso, a relação educador educando e a Base Nacional Comum Curricular – BNCC e o Currículo Referência de Minas Gerais – CRMG. Rev. Pistis Prax., Teol. Pastor., Curitiba, v. 13, n. 1, p. 497-522, jan./abr. 2021.
BRAGATO, Fernanda Frizzo; BARRETTO, Vicente de Paulo; SILVEIRA FILHO, Alex Sandro. A interculturalidade como possibilidade para a construção de uma visão de direitos humanos a partir das realidades plurais da América Latina. Revista da Faculdade de Direito UFPR, Curitiba, PR, Brasil, v. 62, n. 1, jan./abr. 2017, p. 33 – 59. ISSN 2236-7284.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: http://download.basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 14 de set. 2021.
CANDAU, Vera. (org.) Pedagogias Decoloniais e Interculturalidade insurgências. Rio de Janeiro: Apoena, 2020.
____________. Notas pedagógicas a partir das brechas decoloniais. In: Vera Maria Candau, (Org.), Interculturalizar, descolonizar, democratizar: uma educação “outra”?. Editora 7 letras. 2016.
____________. Cotidiano escolar e práticas interculturais. Cadernos de Pesquisa, 46(161), 802-820. 2021.
CARINE, Bárbara. Como ser um educador antirracista. São Paulo: Editora Planeta, 2022.
FLEURY, Reinaldo Matias. Intercultura e Educação. Revista Brasileira de Educação. Maio/junho/julho de 2005, n. 23.
GRUEN, Wolfgang. O Ensino Religioso na Escola. Petrópolis: Vozes, 1995.
HORÁCIO, Heiberle H. O Ensino Religioso não confessional na Base Nacional Comum Curricular –BNCC. Revista Educação, Escola & Sociedade. v. 14, n. 16, p. 1-3, 2021.
____________. Apontamentos sobre como as articulações entre a (s) Ciência (s) da Religião e o Ensino Religioso podem possibilitar um ensino para a democracia e para a supressão da intolerância religiosa. Anais do CONACIR, Juiz de Fora, ano 2, V.1., Dez. 2016.
JUNQUEIRA, Sérgio. Educação e história do Ensino Religioso. Pensar a Educação em Revista. Curitiba/Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 5-26, jul-set/ 2015.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Referência de Minas Gerais - CRMG. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/curriculos_estados/d ocumento_curricular_mg.pdf. Acesso em: 10 de agosto. 2021.
MOTA, T. H. (Org.) Ensino antirracista na Educação Básica: da formação de professores às práticas escolares. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2021.
OLIVEIRA, Luiz Fernandes de e CANDAU, Vera Maria Ferrão. Pedagogia Decolonial e Educação Antirracista e Intercultural no Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 1, p. 15-40, 2010.
PASSOS, João Décio. Ensino religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007.
PALERMO, Zulma. Alternativas locales al globocentrismo. 1991. Revista de Estudios Internacionales, v. 1, n. 2, p. 8-17, 2019.
RODRIGUES, Elisa. Ensino Religioso: um campo de aplicação da Ciência da Religião. Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 18, n. 55, p. 77, 30 abr. 2015.
RODRIGUES, Elisa. Ensino Religioso: uma proposta reflexiva. 1, Ed. Belo Horizonte, MG. Editora Senso, 2021.
SACAVINO, Susana Beatriz. Interculturalidade e Práticas Pedagógicas: construindo caminhos. Revista do centro de Educação. Santa Maria. v. 45, p. 4. 2020.
SANTOS, Erisvaldo Pereira dos. (Org.). Práticas antirracistas em escolas municipais de Contagem – MG. Contagem: Editora Escola Cidadã, 2022.
SOARES, Afonso Ligório. Religião & educação: da ciência da religião ao ensino religioso. São Paulo: Paulinas, 2010.
WALSH, Catherine. Gritos, grietas y siembras de vida. Entretejeres de lo pedagógico y lo decolonial”. Catherine Walsh (Ed.), Pedagogía decoloniales. Prácticas insurgentes del resistir, (re)existir y (re) viver (pp. 17-45). T II. Ediciones Abya-Yala, 2017.
____________. Interculturalidad crítica y educación intercultural. Construyendo interculturalidad crítica, v. 75, n. 96, p. 167-181, 2012.
____________. Pedagogías decoloniales: Tomo I. Quito, Ecuador: Ediciones Abya-Yala, 2013.
____________. La interculturalidad en educación. Perú. Ministerio de Educación. Dirección Nacional de Educación Blingüe Intercultural, 2005.
____________. Interculturalidad crítica y educación intercultural. Construyendo interculturalidad crítica, 75-96., 2010.
____________. Interculturalidade Crítica e Pedagogia Decolonial:in-surgir, re-existir e re-viver. In: CANDAU, V. M. (Org.) Educação Intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas . Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009.
____________. Gritos, Grietas y siembras de nuestros territórios del Sur. ALICIA Ortega-Caicedo y Miriam Lan. (Org.) Y el pensamiento crítico-decolonial en América Latina. Editoras. Ira. Edição, 2020.
____________. Interculturalidad, Estado, Sociedad. Luchas (de) coloniales de nuestra época. Universidad Andina Simón Bolívar, Ediciones Abya-Yala, 2009.
____________. Interculturalidade crítica e educação intercultural. (Conferência apresentada no Seminário “Interculturalidad y Educación Intercultural”, Instituto Internacional de Integración del Convenio Andrés Bello, La Paz), 2009. Disponível em: . Acesso em: 13 de jun/2022.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipação

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Transferência de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas):
- Certifico que participei da elaboração deste trabalho;
- Não omitir qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Certifico que o texto é original isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Certifico que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto estiver sendo analisado e com a possibilidade de sua publicação pela Revista Educação e Emancipação;
- Transfiro os direitos autorais do trabalho submetido à Revista Educação e Emancipação, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia autorização seja solicitada por escrito à Revista Educação e Emancipação e esta a conceda.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.










