A imprescindibilidade da interculturalidade crítica ao Ensino Religioso não confessional para a escola

Autori

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.40%20

Parole chiave:

interculturalidade crítica, ensino religioso, BNCC

Abstract

Neste artigo apresentamos a noção de interculturalidade crítica da autora Catherine Walsh, considerando o quanto essa noção é importante para o professor e para a professora de Ensino Religioso não confessional, não proselitista, que tenha como base a Ciência(s) da Religião. Designadamente, levando em consideração que o termo interculturalidade aparece na Base Nacional Comum Curricular de Ensino Religioso, bem como no Currículo Referência de Ensino Religioso do Estado de Minas Gerais, e nas Diretrizes Curriculares para a Licenciatura em Ciências da Religião - área base do Ensino Religioso-, este artigo apresenta, além desses documentos, a noção de interculturalidade crítica de Catherine Walsh. Isso porque, a noção de Walsh possibilita a problematização da própria noção de interculturalidade, bem como abre uma potente possibilidade para o trabalho sobre as diversas religiões, trabalho que deve colaborar decisivamente no combate à
discriminação religiosa, violências, preconceitos, racismo, e invisibilizações no interior das escolas.

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Biografie autore

Laura Patrícia Aguiar Cardoso, Universidade Estadual de Montes Claros

Mestra em Educação pelo PPGE da Universidade Estadual de Montes Claros. Professora efetiva de Ensino Religioso da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Integrante do GDECO-ETNOPO (Grupo de Pesquisa e Ação para uma Educação Decolonial PluriEtnoPopular).

Heiberle Hirsgberg Horácio , Universidade Estadual de Montes Claros

Pós-Doutrado em Ciências Sociais (UFJF). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes. Coordenador do GDECO-ETNOPO (Grupo de Pesquisa e Ação para uma Educação Decolonial PluriEtnoPopular).

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Pubblicato

2023-11-20

Come citare

CARDOSO, Laura Patrícia Aguiar; HORÁCIO , Heiberle Hirsgberg.
A imprescindibilidade da interculturalidade crítica ao Ensino Religioso não confessional para a escola
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 3, p. 71–97, 20 nov. 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21319. Acesso em: 5 nov. 2025.