A monumentalização de Felipe Tiago Gomes na Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (1943-1994)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.36

Palavras-chave:

Felipe Tiago Gomes, educação comunitária, história da educação

Resumo

Nascido na cidade de Picuí, na Paraíba, no ano de 1921, e falecido em Brasília em 1996, Felipe Tiago Gomes criou, em 1943, a Campanha do Ginasiano Pobre (CGP), hoje Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC). Ligada à defesa do ideal de escola comunitária, a mantenedora articulou-se por meio de escolas que funcionavam a partir de subsídios do governo como também das comunidades onde estavam inseridas, configurando-se em uma via entre o público e o privado. A partir de uma pesquisa documental e de escritos institucionais produzidos por Felipe Tiago Gomes, ou pessoas a ele ligadas, objetiva-se analisar o processo de monumentalização da trajetória de vida do fundador da mantenedora, por meio de Le Goff (2013). Partindo das contribuições da história dos intelectuais da Educação, analisa-se como Felipe Tiago Gomes foi edificado por outrem e edificou-se a si mesmo como monumento na mantenedora educacional. Conclui-se que Felipe Tiago Gomes ao ocupar uma posição institucional estratégica no cerne da CNEC atuou de modo a articular a publicação de impressos institucionais que tinham por finalidade elaborar representações desejadas sobre a história da instituição e sua trajetória como fundador da mantenedora. Neste sentido, a organização e publicação desses impressos serviram como estratégia para consagração de Felipe Tiago Gomes como monumento institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Arthur Rodrigues de Lima, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em História. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Membro do grupo de pesquisa Memória, História e Educação (CNPq/UFPB).

Fabiana Sena, Universidade Federal da Paraíba

Pós-doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora no Centro de Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal da Paraíba (PPGE). Líder do Grupo de Pesquisa Memória, História da Educação (CNPq/UFPB).

Referências

ASSIS, Daisy Loraine Morais de. Entre a história e a memória: Felipe Tiago Gomes e o movimento pela criação dos ginásios gratuitos na Região Cacaueira do Sul da Bahia entre as décadas de 1940 e 1950. Tese –. (Doutorado em Memória: linguagem e sociedade) – Programa de pós-graduação em memória, linguagem e sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB. Vitória da Conquista, BA, 2016. Disponível em: http://www2.uesb.br/ppg/ppgmls/wpcontent/uploads/2017/06/Tese-Daisy-Laraine-M.-de-Assis.pdf Acesso em: 16 jun. 2018.

ARTIÈRES, Philippe. Arquivar a própria vida. Revista Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v.11, n. 21, 1998. (p. 09-34) Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Pesquisa/cultgen/arquivar_a_propria_vida.pdf. Acesso em: 31 jan. 2022.

BURKE, Peter. A fabricação do rei: a construção da imagem pública de Luís XIV. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

COLETÂNEA CENECISTA. CNEC Edições: Brasília-DF, Vol. I, 1994.

COLETÂNEA CENECISTA. CNEC Edições: Brasília-DF, Vol. II, 1994.

COLETÂNEA CENECISTA. CNEC Edições: Brasília-DF, Vol. III, 1994.

COLETÂNEA CENECISTA. CNEC Edições: Brasília-DF, Vol. IV, 1994.

DUARTE, Ariane dos Reis. “O homem que fez duas mil escolas”: representações de Felipe Tiago Gomes e seu percurso frente à Campanha Nacional de Escolas da Comunidade – CNEC (1940-2000). Tese. Xxx fls. (Doutorado em ????) Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-graduação em Educação, 2018. Disponível em: http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/handle/UNISINOS/7972/Ariane%20dos%20Reis%20Duarte_.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 04 nov. 2020.

FRAGO, Antônio Viñao. A modo de prologo, refúgios del jo, refúgios de otros. In. VENÂNCIO, Ana Criystina; BASTOS, Maria Helena Câmara; CUNHA, Maria Teresa dos Santos. (org.) Refúgios do eu: educação, história e escrita autobiográfica. Florianópolis: Mulheres, 2000 (p.09-15).

FERRER, S. M. V. A campanha Nacional das Escolas da Comunidade – CNEC e o “entusiasmo” pela Educação Ginasial no Ceará no período de 1958 a 1963. Dissertação – (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 6ª ed., São Paulo, Ed. Loyola, 2000.

GOMES, Ângela de Castro; HANSEN, Patrícia Santos. et al. Intelectuais mediadores: Práticas culturais e ação política. GOMES, Ângela de Castro; HANSEN, Patrícia Santos. (Orgs.) Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2016.

HAYDN, Amanda. Como se fabrica um herói católico para a educação: um estudo prosopográfico da Ação Social Brasileira e da Associação dos Antigos Alunos da Companhia de Jesus (1930 – 1934). Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política e sociedade. Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2022. Disponível em: file:///D:/Users/Arthur%20Rodrigues/Downloads/Tese_Amanda_Haydn_1578%20(1).pdf Acesso em: 26 mar. 2023.

LIMA, Arthur Rodrigues de. “A força de um ideal”: a produção de uma memória institucional da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade – CNEC. Dissertação – (Mestrado em História) – Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades: Campina Grande, 2019.

LE GOFF. Jacques. História e Memória. Campinas: Unicamp, 2013.

SENA, Fabiana. O professor Amaro Cavalcanti e a imprensa do Ceará: Uma leitura do intelectual no Império Brasileiro. Revista História da Educação, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/heduc/a/Dyr8CtS5X3PN4jwY5LqNtgQ/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 31 jan. 2022.

SIRINELLI, Jean François. Os intelectuais. In: RÉMOND, René. Por uma história política. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2003. p. 231-269.

Downloads

Publicado

2023-07-13

Como Citar

LIMA, Arthur Rodrigues de; SENA, Fabiana.
A monumentalização de Felipe Tiago Gomes na Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (1943-1994)
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 2, p. 418–437, 13 Jul 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21346. Acesso em: 23 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos