As narrativas de jovens universitários das camadas populares sobre suas trajetórias escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n2.2023.34

Palavras-chave:

educação superior, juventudes, trajetórias escolares, pesquisa autobiográfica

Resumo

Esta pesquisa insere-se no âmbito dos casos de “sucesso escolar improvável” (LAHIRE, 1997), e visa a compreender como as/os jovens das camadas populares da Universidade Federal do Ceará – UFC, beneficiadas/os pelo Programa de Residência Universitária, constroem suas trajetórias escolares e vivenciam suas experiências desde a educação básica até o ensino superior. É uma pesquisa qualitativa, tendo como base os fundamentos e procedimentos da pesquisa (auto)biográfica. As narrativas das/os jovens estudantes revelam que suas trajetórias escolares são construídas permeadas por diversos desafios, o que faz com que precisem lançar mão de muito esforço e dedicação, além de elaborar diversas estratégias para conseguirem permanecer inseridas/os no sistema de ensino e chegar à universidade. Nesse percurso, a escola, a família, as/os professoras/es, além de influências extrafamiliares e extraescolares são elementos fundamentais. Chegar à UFC se traduz, por um lado, na realização de um sonho e, por outro, em desafios de permanência na instituição, uma vez que a vida universitária apresenta diversas dificuldades às/aos jovens, tanto relacionadas às questões financeiras, quanto às questões de convivência com a vida universitária e sua cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Celecina de Maria Veras Sales, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Sociologia pela (UFC). Pós-doutorado pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Professora da UFC  do Programa de Pós-Graduação de Avaliação de Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordena o Diretório de pesquisa CNPq  Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Gênero, Idade e Família - NEGIF/UFC

Francisca Lidiane Araújo de Souza, Secreataria Municipal de Educação de Sobral

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Rede Municipal de Ensino de Sobral-CE. Membro do Grupo de Pesquisa: Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre Gênero, Idade e Família- NEGIF/UFC. 

Referências

BARROS, Manoel de. Memórias inventadas: as infâncias de Manoel de Barros. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2008.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Petrópolis: Vozes, 2010.

BRASIL. Emenda Constitucional- EC-95. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Brasília, DF: Casa Civil, 2016. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/ emc95.htm. Acesso em: 15 jun. 2023.

DUBET, François. O que é uma escola justa? Cadernos de Pesquisa Fundação Carlos Chagas. São Paulo, v. 34, n. 123, set./dez. 2004. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/ ojs/index.php/cp/article/view/4635/pdf. Acesso em: 10 maio 2018.

DUBET, François. O que é uma escola justa? A escola das oportunidades. São Paulo: Cortez, 2008.

DUBET, François. Sociologia da Experiência. Lisboa: Instituto Piaget, 2014.

FORACCHI, Marialice Mencarini. O estudante e a transformação da sociedade brasileira. 2. ed. São Paulo: Editora Nacional, 1977. 245p.

JOCA, Alexandre Martins. Levados por anjos: modos de vida, educação e sexualidades juvenis. 2013. 351f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.

JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin W. Entrevista Narrativa. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, George (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 90-113.

LAHIRE, Bernard. Sucessos escolares nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997.

LAHIRE, Bernard. Reprodução ou prolongamentos críticos? Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, p. 37-55, n. 78, abr./2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S0101-73302002000200004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 20 jan. 2017.

LARROSA, Jorge Bondía. Experiência e alteridade em educação. Revista Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul, v. 19, n. 2, p. 4-27, jul./dez. 2011. Disponível em: http://ltc-ead.nutes.ufrj. br/constructore/objetos/Jorge%20Larrosa.pdf. Acesso em: 10 mar. 2017.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero e educação: teoria e política. In: LOURO, Guacira Lopes; NECKEL, Jane Felipe; GOELLNER, Silvana Vilodre (org.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2003.

MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação. V. 9, n. 2, p. 191-211, 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000200004&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em 25 de abril de 2023.

NOGUEIRA, Maria Alice. A construção da excelência escolar: um estudo de trajetórias feito com estudantes universitários provenientes das camadas médias intelectualizadas. In: NOGUEIRA, Maria Alice; ROMANELLI, Geraldo; ZAGO, Nadir (org.). Família e escola: trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

NOGUEIRA, Cláudio Marques Martins; FORTES, Maria de Fátima Ansaloni. A importância dos estudos das trajetórias escolares na sociologia da educação contemporânea. Paidéia – Revista do Curso de Pedagogia da Universidade FUMEC, Belo Horizonte, ano III, n. 2, 2004. Disponível em: http://www.fumec.br/revistas/paideia/article/view/1339. Acesso em: 1 dez. 2016.

PORTES, Ecio Antonio. Trajetórias escolares e vida acadêmica do estudante pobre da UFMG: um estudo a partir de cinco casos. 2001. 259f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2001.

REVISTA PESQUISA FAPESP. Aperto nas Universidades. Edição 321. nov. 2022 https://revistapesquisa.fapesp.br/aperto-nas-universidades-federais/. Acesso em: 10 mar. 2023.

SILVA, Adriana Simião da. Histórias de vida de mulheres romeiras: experiências sociorreligiosas e os processos formativos na terra da Mãe da Dores e do Padre Cícero. 2017. 335f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.

SILVA, Jailson de Souza e. Por que uns e não outros? Caminhada de jovens pobres para a universidade. 7. ed. Rio de Janeiro: Sete Letras, 2011. 250p.

SOUZA, Elizeu Clementino de. Modos de narração e discursos da memória: biografização, experiências e formação. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de. (Auto)Biografia: formação, territórios e saberes. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.

VIANA, Maria José Braga. Longevidade escolar em famílias de camadas populares: algumas condições de possibilidade. 1998. 264f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 1998.

ZAGO, Nadir. Quando os dados contrariam as previsões estatísticas: os casos de êxito escolar nas camadas socialmente desfavorecidas. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 10, n. 18, 2000, p. 70-80. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v10n18/07.pdf. Acesso em: 14 mar. 2017.

ZAGO, Nadir. Do acesso à permanência no ensino superior: percursos de estudantes universitários de camadas populares. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, maio/ago. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v11n32/a03v11n32. pdf. Acesso em: 20 jan. 2017.

ZAGO, Nadir. Processos de escolarização nos meios populares: as contradições da obrigatoriedade escolar. In: NOGUEIRA, Maria Alice; ROMANELLI, Geraldo; ZAGO, Nadir (org.). Família e escola: trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

Downloads

Publicado

2023-07-13

Como Citar

SALES, Celecina de Maria Veras; SOUZA, Francisca Lidiane Araújo de.
As narrativas de jovens universitários das camadas populares sobre suas trajetórias escolares
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 2, p. 361–391, 13 Jul 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21394. Acesso em: 23 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos