Por uma pedagogia crítica da visualidade antirracista: o livro didático em questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.25

Palavras-chave:

Pedagogia crítica da visualidade, livro didático, racismo

Resumo

Esse artigo problematiza a questão do racismo que circula por meio do uso de imagens visuais de pessoas negras em livros didáticos. Discute o nexo entre o racismo, a educação escolar, o livro didático e as imagens visuais existente na sociedade, a fim de propor o tratamento da imagem visual de modo analítico e crítico, que integra o espaço contemporâneo da cultura visual, em geral, e do uso do visual na escola, a exemplo do livro didático. Em se tratando da questão do racismo, perpetrado contra a pessoa negra, conservado e reproduzido por meio de imagens visuais, presentes em livros didáticos escolares, o artigo conclui que urge a necessidade do exercício docente de uma teoria e prática educativa assentada em uma pedagogia crítica da visualidade antirracista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eduardo Pugliesi, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutorando em Educação (UFPB). Especialista em História do Nordeste (UNICAP). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Discurso e Imagem Visual em Educação – GEPDIVE. 

Erenildo João Carlos, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da Graduação e Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), lotado do Departamento de Fundamentação da Educação – DFE. Coordenador da Linha de Pesquisa Estudos Culturais em Educação – ECE, do PPGE/UFPB. Vice coordenador da Área de Fundamentos Sócio-históricos da Educação – FSHE, do DFE/CE/UFPB. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Discurso e Imagem Visual na Educação – GEPDIVE.

Referências

ABUD, Katia. Currículos de História e políticas públicas: os programas de História do Brasil na escola secundária. In: BITTENCOUR, Circe (Org.). O saber histórico na sala de aula. 12. ed., 4. reimp. São Paulo: Contexto, 2019, p. 28-41.

ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismos estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.

ANTONIL, André João. Cultura e opulência do Brasil: por suas drogas e minas. V. 160. Brasília: Edições do Senado Federal, 2011.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livro didático e saber escolar 1810-1910. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

BHABHA, Homi. O Local da Cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001.

BORGES, Maria Eliza Linhares. História & Fotografia. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania, 1º ano. 2. ed. São Paulo: FTD, 2016a.

BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania, 2º Ano. 2. ed. São Paulo: FTD, 2016b.

BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania, 3º Ano. 2. ed. São Paulo: FTD, 2016c.

CARLOS, Erenildo João. O emprego da imagem no contexto do livro didático de Língua Portuguesa. Temas em Educação, v. 15, p. 87-100, 2006.

CARLOS, Erenildo João. Introdução: por uma pedagogia crítica da visualidade. In: Erenildo João Carlos. (Org.). Por uma pedagogia crítica da visualidade. 1. ed. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2010, p. 11-25.

CARLOS, Erenildo João. Achados sobre a noção arqueológica do discurso em Foucault. Revista Dialectus, v. 11, p. 176-191, 2017. Disponível em: <https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32649>. Acesso em: 05 ago. 2023.

CLANCLINI, Nestor Gárcia. Diferentes, desiguais e desconectados: Mapas da interculturalidade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2015.

COSTA, Daniele da Silva; PANTOJA, Rayane Corrêa; ABREU, Waldir Ferreira de. Relações étnico-raciais: o pensamento decolonial e a prática pedagógica para uma educação antirracista. Revista Educação e Emancipação, v. 14, n. 1, p. p.111–138, 29 Mar. 2021. Disponível em: <https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/16509>. Acesso em: 30 abr. 2024.

DONDIS, Donis A. Caráter e conteúdo do Alfabetismo visual/Alfabetismo visual: como e por quê? In: Sintaxe da linguagem visual. Trad. Jefferson Luiz Camargo. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. p. 5-29; 227-232.

ESSED, P. Understanding everyday racism: interdisciplinary theory. Londres: Sage, 1991.

Estado, autores e livros didáticos de História: tensões entre racismo e antirracismo. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/193473. Acesso em: 08 mar. 2023.

FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Educar com a mídia: novos diálogos sobre educação. 1. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 48. ed. rev. São Paulo: Global, 2003.

LARANJEIRA, Raymundo. O negro e a terra no Brasil. São Paulo: LTr, 2018. Disponível em: <http://www.ltr.com.br/loja/folheie/6071.pdf>. Acesso em: 08 mar. 2023.

MUNAKATA, Kazumi. O livro didático: alguns temas de pesquisa. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas: SBHE, v. 12, n. 30, 2012, p. 179-197.

MUNIZ, Ângelo Henrique Alves et al. Estudo do Zeitgeist em registro usando mineração de dados em redes sociais. Revista Gestão em Foco – Edição N. 10. Ano: 2018. Disponível em: https://portal.unisepe.com.br/unifia/wp-content/uploads/sites/10001/2018/12/037-ESTUDO-DO-ZEITGEIST-EM-REGISTRO-USANDO-MINERA%C3%87%C3%83O-DE-DADOS-EM-REDES-SOCIAIS.pdf. Acesso em: 08 mar. 2023.

NETO, Mário Sérgio Mathias. Ensino e Historicidade Africana no Sistema Educacional Brasileiro: livro didático, racismo e a Lei 10.639/03. Disponível em: https://repositorio.uema.br/handle/123456789/1383. Acesso em: 08 mar. 2023.

NETO, Mário Sérgio Mathias. Escola e racismo: uma abordagem discursiva sobre livros didáticos de história. Disponível em: https://app.uff.br/riuff;/bitstream/handle/1/9935/UFF%20DISSERTA%C3%87%C3%83O%20M%C3%A1rio%20S%C3%A9rgio%20Mathias%20Netto.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 08 mar. 2023.

OZA, Luciano Magela. Abordagens do Racismo em Livros Didáticos de História (2008-2011). Educ. Real. [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.13-34. ISSN 2175-6236. https://doi.org/10.1590/2175-623661124. Acesso em: 08 mar. 2023.

PUGLIESI, Eduardo Jorges; CARLOS, Erenildo João. O imaginário social cristalizado na história pelas imagens visuais. ESPACIALIDADES, v. 18, p. 307-331, 2022.

PUGLIESI, Eduardo Jorges. A ordem do discurso da imagem visual no livro didático de história do ensino médio na rede estadual da Paraíba. 2020. Orientador: Erenildo João Carlos. 2020. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2020.

RATTOVA, Sidriana Scheffer. A recursividade como propriedade única e universal da faculdade da linguagem. Linguagem em Foco. Revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE V. 6, N. 1, ano 2014. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1928. Acesso em: 29 abr. 2024.

ROSEMBERG, Fúlvia; BAZILLI, Chirley; DA SILVA, Paulo Vinícius Baptista. Racismo em livros didáticos brasileiros e seu combate: uma revisão da literatura. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.1, p. 125-146, jan./jun. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/Dw9cqwCczcddHVZjv3TnYGt/. Acesso em: 29 abr. 2024.

SANTAELLA, Lúcia; NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica, mídia. 1. ed. São Paulo: Iluminuras, 1997 – 9. Reimp., 2015.

SENA, Rosiane da Costa. Racismo, livro didático e a lei 10.639/03: um diálogo necessário sobre a representação do negro no livro didático de história do ensino fundamental. 2013. (Graduação em Pedagogia). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34904. Acesso em: 08 mar. 2023.

SILVA, P. V. B. da. (2016). Racismo discursivo e avaliações do programa nacional de livros didáticos. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 12(24). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2553.

Saviani, D. (2015). Sobre a natureza e especificidade da educação. Germinal: Marxismo e educação em Debate, 7(1), 286–293. https://doi.org/10.9771/gmed.v7i1.13575.

SOUZA, Jessé. Como o racismo criou o Brasil [recurso eletrônico]. 1. ed. Rio de Janeiro: Estação Brasil, 2021.

SOUZA, Sidnei Marinho de. Novas iconografias no livro didático de História: análise e recepção do racismo e antirracismo imagético por jovens do ensino médio. 2021. 363 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2021.

Downloads

Publicado

2024-08-15

Como Citar

PUGLIESI, Eduardo; CARLOS, Erenildo João.
Por uma pedagogia crítica da visualidade antirracista: o livro didático em questão
. Revista Educação e Emancipação, v. 17, n. 2, p. 196–217, 15 Ago 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21592. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos