Aprendizagem autoral no contexto das TDICS: análise de uma Plataforma Educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.34

Palavras-chave:

protagonismo responsável, tecnologia educacional, recursos pedagógicos

Resumo

O artigo problematiza a aprendizagem autoral no contexto de uma Plataforma Educacional (PE). O objetivo da pesquisa é analisar se, na visão de profissionais que atuam na área da Educação, as ferramentas, que integram a PE investigada, possibilitam interação, usabilidade, engajamento  e comprometimento entre os sujeitos, promovendo a autoralidade do aprendiz. É fundamental entender que o processo de aprendizagem é orientado pelas habilidades, conhecimentos e atitudes de cada indivíduo (Brasil, 2018), sendo papel da educação potencializar esse conjunto de competências. Isso é possível através do educar pela/para a pesquisa, no qual, dentre seus princípios, estão a autoralidade, autenticidade e protagonismo do aprendiz, garantidos no paradigma da aprendizagem (Demo, 2011; 2018). A pesquisa desenvolvida é de abordagem qualitativa, caracterizada como exploratória de campo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada, com doze  profissionais da educação, denominados Especialistas. Os resultados demonstraram que, na compreensão dos Especialistas, a PE avaliada tem potencial para transformar as práticas pedagógicas, possibilitando a autoralidade dos aprendizes e o protagonismo responsável, em suas aprendizagens. Pretende-se, com a pesquisa, contribuir para as discussões a respeito da aprendizagem autoral, especialmente na sua relação com as tecnologias. Ainda pode fornecer parâmetros de análise a Plataformas Educacionais a serem implementadas em sistemas públicos e privados de educação, seguindo a Política Nacional de Educação Digital (PNED) (Brasil, 2023).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lara Gabriela Matoso, Universidade Federal de Santa Maria

Mestra em Administração Pública pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora Identitá Formação e Pesquisa Interdisciplinar Ltda. 

Estela Maris Giordani, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Líder do Grupo Pesquisa CNPq Pedagogia Ontopsicológica.

Referências

AFONSO, Ana Paula Comunidades de aprendizagem: um modelo para a gestão da aprendizagem. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL CHALLENGES, 2. Actas [...]. Braga: Centro de Competência Nónio Século XXI da Universidade do Minho, 2001. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/9916. Acesso em: 15 fev. 2023.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BERTOLINI, Piero. Dizionario di scenze dell’educazione. 7. dd. Bologna: Zanichelli, 2008.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 25 fev. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Conselho Nacional de Educação, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf. Acesso em: 12 fev. 2023.

BRASIL. Lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023. Institui a Política Nacional de Educação Digital. Brasília, DF: Presidência da República, 2023. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2023-2026/2023/Lei/L14533.htm. Acesso em: 11 abr. 2023.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

DELORS, Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir. 7. ed. São Paulo: Cortez. Brasília, DF: MEC/UNESCO, 2012.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

DEMO, Pedro. Outro professor: alunos podem aprender bem com professores que aprendem bem. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2014.

DEMO, Pedro. Escolas da Autoria–Aprendizagem Autoral do Estudante como Foco. In: DAHER, Alessandra; ANDRADE, Estela; DAMACENO, Everton (Orgs.). Pesquisa e autoria nas vozes dos professores de Mato Grosso do Sul. 1. ed. Campo Grande, MS: Secretaria de Estado de Educação, 2018. p. 13-27. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/semaspas/article/view/14213. Acesso em: 12 fev. 2023.

DEMO, Pedro. Professor/conhecimento. Brasília, DF: UNB, 2001. Disponível em: https://pt-static.z-dn.net/files/de7/e33e3caad08b67997bb4a9a805aa6efc.pdf. Acesso em: 20 mar. 2023.

DEMO, Pedro.; SILVA, Renan Antonio. Atividades de aprendizagem na escola. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 5, p. 421-435, 2020a. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2872. Acesso em: 14 mar. 2023.

DEMO, Pedro.; SILVA, Renan Antonio. Protagonismo estudantil. ORG & DEMO, Marília, SP, v. 21, n. 1, p. 71-92, Jan./Jun., 2020b. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/10685. Acesso em: 10 mar. 2023.

GIORDANI, Estela Maris. The personal formation and the congruity in higher education professionals. In: MENEGHETTI, Antonio. Atti del Congresso Business Intuition. 2004. Roma: FOIL, 2005.

LIMA, Manolita Correia; SILVA, Claudia Cristiane dos Santos; TORINI, Danilo Martin. A transformação do processo de ensino e aprendizagem não é um voo de galinha. Organicom, v. 17, n. 32, jan./abr. 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/170919/161250. Acesso em: 10 jan. 2023.

MENEGHETTI, Antonio. Dicionário de Ontopsicologia. 2. ed. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica, 2012.

MENEGHETTI, Antonio. Pedagogia Ontopsicológica. 6. ed. Recanto Maestro, RS: Ontopsicológica, 2019.

PACHECO, José. Inovar é assumir um compromisso ético com a educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019.

ROSA, Fernanda Ribeiro; DIAS, Maria Carolina Nogueira. Por um indicador de letramento digital: uma abordagem sobre competências e habilidades em TICs. 2012. Dissertação (Mestrado em Gestão e Políticas Públicas) - Escola de Administração de Empresas, Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, SP, 2012. Disponível em: https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/10143. Acesso em: 12 de out. 2022.

VIDOR, Alécio. A fase pré-natal e a responsabilidade da vida. In: Uma nova Pedagogia para a Sociedade Futura: Princípios Práticos. Recanto Maestro: Ontopsicológica, Editora Universitária, 2014. p. 07-13.

VYGOTSKY, Lev. Storia dello sviluppo delle funzioni psichiche superiori. Firenze: Giunti Barbera, 1974.

Downloads

Publicado

2024-08-15

Como Citar

MATOSO, Lara Gabriela; GIORDANI, Estela Maris.
Aprendizagem autoral no contexto das TDICS: análise de uma Plataforma Educacional
. Revista Educação e Emancipação, v. 17, n. 2, p. 372–391, 15 Ago 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/22690. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)