Dificuldades da pesquisa em educação: um estudo de caso com estudantes do sudoeste do Amazonas e as possibilidades de diálogos interculturais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.33%20

Palavras-chave:

Ensino, aprendizagem, sociocultural

Resumo

O artigo aborda as dificuldades de se realizar uma pesquisa em educação em um contexto amazônico, de acordo com o rigor científico, buscando promover um diálogo sobre a importância da pesquisa em educação associada a uma perspectiva intercultural, durante a disciplina de Pesquisa em Ensino de Ciências, dos cursos de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, com sete estudantes indígenas do município de Benjamin Constant - Amazonas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de estudo de caso, mediante a observação participante, na qual se objetivou conhecer as dificuldades dos estudantes para discutir questões interculturais e de valorização sociocultural por um embasamento teórico-epistemológico, sendo apresentado dentro dos critérios metodológicos que a comunidade científica requer. Constata-se que serão necessárias muitas discussões sobre este tema para que os estudantes indígenas não se sintam às margens do fazer científico e do desenvolvimento necessário à pesquisa educacional no Brasil.

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Biografia do Autor

Vandreza Souza dos Santos, Universidade Federal do Amazonas

Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática/PPGECNM da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática – PPGECEM / REAMEC). Professora de Química do Instituto de Natureza e Cultura - INC/UFAM. 

Ivanise Maria Rizzatti, Universidade Federal de Roraima

Doutorado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a Divulgação Científica e seus processos em Espaços formais e não formais de Ensino.

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Publicado

2024-08-15

Como Citar

SANTOS, Vandreza Souza dos; RIZZATTI, Ivanise Maria.
Dificuldades da pesquisa em educação: um estudo de caso com estudantes do sudoeste do Amazonas e as possibilidades de diálogos interculturais
. Revista Educação e Emancipação, v. 17, n. 2, p. 356–371, 15 Ago 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/23080. Acesso em: 14 ago 2025.

Edição

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Artigos