Dificuldades da pesquisa em educação: um estudo de caso com estudantes do sudoeste do Amazonas e as possibilidades de diálogos interculturais
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.33%20Palavras-chave:
Ensino, aprendizagem, socioculturalResumo
O artigo aborda as dificuldades de se realizar uma pesquisa em educação em um contexto amazônico, de acordo com o rigor científico, buscando promover um diálogo sobre a importância da pesquisa em educação associada a uma perspectiva intercultural, durante a disciplina de Pesquisa em Ensino de Ciências, dos cursos de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, com sete estudantes indígenas do município de Benjamin Constant - Amazonas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de estudo de caso, mediante a observação participante, na qual se objetivou conhecer as dificuldades dos estudantes para discutir questões interculturais e de valorização sociocultural por um embasamento teórico-epistemológico, sendo apresentado dentro dos critérios metodológicos que a comunidade científica requer. Constata-se que serão necessárias muitas discussões sobre este tema para que os estudantes indígenas não se sintam às margens do fazer científico e do desenvolvimento necessário à pesquisa educacional no Brasil.
Metrics
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de pesquisa, n. 113, p. 51-64, julho, 2001.
BARBOSA, Rubinsten Hernández. Contexto cultural y currículum en la enseñanza de las ciências. In: MOLINA-ANDRADE, A. Enseñanza de las ciencias y cultura: múltiples aproximaciones. Bogotá: Fondo Editorial Universidad Distrital. https://die.udistrital.edu.co/sites/default/files/doctorado_ud/publicaciones/contexto_cultural_y_curriculum_en_ensenanza_ciencias.pdf, 2014.
CANDAU, Vera Maria Ferrão; RUSSO, Kelly. Interculturalidade e Educação na América Latina: uma construção plural, original e complexa. Revista Diálogo Educ., Curitiba, Vol. 10, n. 29, p. 151-169, jan./abr. 2010.
CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. - Porto Alegre: Artmed, 2007.
FLEURI, Reinaldo Matias. Intercultura e Educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 23, p. 16-35, maio/ago. https://www.scielo.br/j/rbedu/a/SvJ7yB6GvRhMgcZQW7WDHsx/?format=pdf&lang=pt, 2003.
FLEURI, Reinaldo Matias. Interculturalidade, identidade e decolonialidade: desafios políticos e educacionais. Série Estudos. Campo Grande, n. 37, p. 89-106, jan./jun. 2014.
GOHN, Maria da Glória. Educação Popular na América Latina do novo milênio: impactos do novo paradigma. Educação Temática Digital – ETD. Campinas, v. 4, n. 1, p. 53-77, 2002.
JESUS, Yasmin Lima de; LOPES, Edinéia Tavares. Ensino de ciências, interculturalidade e decolonialidade: possibilidades e desafios a partir da pesca com o timbó. PERSPECTIVA - Revista do Centro de Ciências da Educação. Florianópolis. Vol. 39, n. 2 – p. 01–21, abril/jun. https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/66708/46992, 2021.
LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
MELO, Nadenka. Contribuiciones de los estúdios de aula a la enseñanza de las ciências desde la diversidade cultural. In: Penagos, W. M. M. Educacion em ciencias: experiências investigativas em el contexto de la didáctica, la historia, la filosifía y la cultura. Bogotá: Universidad Distrital, 2015.
MIRANDA, Marília Gouvea de. Ensino e pesquisa na formação de professores: o debate contemporâneo sobre a relação teoria e prática. IX Semana da Faculdade de Educação da UFGO. Goiânia, 2000.
MOLINA-ANDRADE, Adela. Consideraciones sobre la enseñanza de las ciencias y el contexto cultural. Asociación Colombiana para la investigación en Educación en Ciencias y Tecnología EDUCyT. Vol. 1, 86–104.
https://die.udistrital.edu.co/revistas/index.php/educyt/article/view/8/4, 2010.
MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela Análise Textual Discursiva. Revista Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 191-211. https://www.scielo.br/j/ciedu/a/SJKF5m97DHykhL5pM5tXzdj/?format=pdf&lang=pt, 2003.
MOREIRA, Marco Antonio. Pesquisa em Ensino: aspectos metodológicos. Programa Internacional de Doctorado em Enseñanza de las Ciencias. Porto Alegre, 2003.
WALSH, Catherine. Interculturalidad y (de)colonialidad: Perspectivas críticas y políticas. Visão Global, Joaçaba, v. 15, n. 1-2, p. 61-74, jan./dez. https://files.core.ac.uk/pdf/12703/235126963.pdf, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação e Emancipação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Transferência de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas):
- Certifico que participei da elaboração deste trabalho;
- Não omitir qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Certifico que o texto é original isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Certifico que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto estiver sendo analisado e com a possibilidade de sua publicação pela Revista Educação e Emancipação;
- Transfiro os direitos autorais do trabalho submetido à Revista Educação e Emancipação, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia autorização seja solicitada por escrito à Revista Educação e Emancipação e esta a conceda.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.