Universidade em ação com a comunidade: crianças em contextos de violência vivenciando experiências do brincar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.29

Palavras-chave:

crianças, brincar, extensão universitária

Resumo

O artigo busca compartilhar a experiência de momentos lúdicos numa brinquedoteca universitária com crianças filhas de mulheres vítima de violência doméstica. Parte da compreensão do brincar como prática importante para formação humana e reflete como a extensão universitária representa uma das oportunidades de concretização dos objetivos do ensino superior. Metodologicamente, apresenta o projeto desenvolvido no contexto de uma universidade pública do interior do Paraná e analisa suas ações, resultados e desafios a partir dos relatórios escritos e fotos. Conclui que a articulação entre diferentes departamentos da universidade na proposição do projeto de capacitação na área de alimentos pode vir a impactar na vida das mulheres, bem como as experiências vividas pelas crianças com as brincadeiras e leitura contribuem para efetivar os direitos infantis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aliandra Cristina Mesomo Lira, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Líder do GEPEDIN/CNPq- Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil da UNICENTRO.

Sabrina Plá Sandini, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutora em Ciências de La Educación pela Universidade Nacional e La Plata (UNLP/Argentina). Participa do Grupo de Pesquisa e Estudos na Educação Infantil (GEPEDIN/ UNICENTRO). Pós- doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).

Mariulce da Silva Lima Leineker, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutora em educação, linha Educação e Infância pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação Infantil- Gepedin. Coordenadora do Curso de Pedagogia Indígena na Universidade Estadual do Centro Oeste.

Referências

ALMEIDA, Marco Teodorico Pinheiro de. O brincar, a criança e o espaço escolar. In: SCHLINDWEIN, Luciane Maria; LATERMAN, Ilana, PETERS Leila. (Orgs.). A criança e o brincar nos tempos e espaços da escola. Florianópolis: NUP, 2017. p. 39-56.

AZEVEDO, Nair Correia Salgado de; LIMA, J. M. de. O processo civilizatório pela infância e o direito de brincar na educação infantil: algumas reflexões. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 19, n. 36, p. 428-444, jul./dez. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2017v19n36p428. Acesso em: 19 mar. 2024.

BARRAGÁN, Tereza. O. et al. O papel da extensão universitária e sua contribuição para a formação acadêmica sobre as atividades circenses. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 1, p. 43-55, jan./mar. 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/35857/pdf. Acesso em: 24 out. 2023.

BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. São Paulo: Summus, 1984.

BRASIL. Lei n. 14.826, de 20 de março de 2024. Institui a parentalidade positiva e o direito ao brincar como estratégias intersetoriais de prevenção à violência contra crianças; e altera a Lei n. 14.344, de 20 de maio de 2022. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2024/lei/L14826.htm#:~:text=LEI%20N%C2%BA%2014.826%2C%20DE%2020%20DE%20MAR%C3%87O%20DE%202024&text=Institui%20a%20parentalidade%20positiva%20e,24%20de%20maio%20de%202022. Acesso em: 16 jul. 2024.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei n. 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 jul. 1990.

CAMARGO, Daiana; DORNELLES, Leni Vieira. Eu brinco, tu brincas, nós brincamos: o corpo e o movimento na formação de professores para a educação infantil. Teias, Rio de Janeiro, v. 24, n. 73, p. 309-323, abr./jun. 2023. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/70010. Acesso em: 27 fev. 2024.

CAMPOS, Rafaely Karolynne do Nascimento; RAMOS, Tacyana Karla Gomes. Um diálogo com a Sociologia da Infância a partir da reprodução interpretativa e culturas de pares nas brincadeiras das crianças. EccoS- Rev. Cient., São Paulo, n. 60, p. 1-14, jan./mar. 2022. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/18466. Acesso em: 19 dez. 2023.

CARVALHO, Rodrigo Saballa de. O infraordinário na docência com crianças na Educação Infantil. In: SANTIAGO, Flavia; MOURA, Taís Aparecida de (Orgs.). Infâncias e docências: descobertas e desafios de tornar-se professora e professor. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021.

CUNHA, Nylse Helena Silva. Brinquedoteca: um mergulho no brincar. Belo Horizonte: Maltese, 1994.

FARENZENA, Rosana Coronetti et al. Brinquedoteca universitária: cotidianos lúdicos do território acadêmico ao comunitário. Expressa Extensão, Pelotas, v. 23, n. 3, p. 66-79, set./dez. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/expressaextensao/article/view/13227. Acesso em: 26 abr. 2021.

FERRONATO, Raquel Ferronato; BIANCHINI, Luciane Guimarães Batistella; PROSCÊNCIO, Patrícia Alzira. A infância e o direito de brincar: da didatização do lúdico à expressão livre das crianças. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 19, n. 36, p. 445-463, dez. 2017. Disponível em: www.periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980- 4512.2017v19n36p445/35629. Acesso em: 19 dez. 2023.

LIRA, Aliandra Cristina Mesomo et al. A ausência de reflexão no trabalho com as datas comemorativas na educação infantil: em discussão o ‘dia da mulher’. Maringá, Acta Scientiarum Education, v. 43, p. 2-11, 2021a. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/49047. Acesso em: 28 fev. 2024.

LIRA, Aliandra Cristina Mesomo. et al. A sacralização do brincar e seus paradoxos: escola, indústrias e consumo em suspeição. Cadernos Cajuína, Sertão, v. 6, n. 4, p. 67-82, 2021b. Disponível em: https://cadernoscajuina.pro.br/revistas/index.php/cadcajuina/article/view/528. Acesso em: 30 out. 2023.

QUIXADÁ, Luciana Martins; BARBOSA, Mariana Lustosa Brito; TÁVORA, Thamires de Aquino. Contação de histórias, ludicidade e participação da criança. In: QUIXADÁ, Luciana Martins; MENEZES, Jaileila de Araújo (Orgs.). Infância em territórios de (in)segurança: narrativas compartilhadas com crianças. Fortaleza: Editora da UECE, 2022. p. 103-124

ROVERI, Fernanda Theodoro; TURRINI, Cristiane Turrini. “Parece que estou sonhando tudo isso...”: brincadeira e interações multietárias na Educação Infantil. Zero-a-Seis, Florianópolis, v. 24, n. 45, p. 337-357, jan./jun. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/79932. Acesso em: 19 dez. 2023.

SAVIO, Donatella. A dimensão lúdica na creche. In: SCHLINDWEIN, L. M.; LATERMAN, L. P. (Orgs.). A criança e o brincar nos tempos e espaços da escola. Florianópolis: NUP, 2017. p. 15-38.

SEVERINO, Antônio; TAVARES, Katia. A poética da infância: conversas com quem educa as crianças. Cachoeira Paulista: Editora Passarinho, 2009.

SPRÉA, Nélio Eduardo. A proibição das brincadeiras: um estudo sobre a experiência lúdica na escola. 299f. Tese de Doutorado, Programa de Pós-graduação em educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018.

Downloads

Publicado

2024-08-15

Como Citar

LIRA, Aliandra Cristina Mesomo; SANDINI, Sabrina Plá; LEINEKER, Mariulce da Silva Lima.
Universidade em ação com a comunidade: crianças em contextos de violência vivenciando experiências do brincar
. Revista Educação e Emancipação, v. 17, n. 2, p. 276–294, 15 Ago 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/23263. Acesso em: 27 set 2024.

Edição

Seção

Artigos