A ética como condição indissociável do ser mais em Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.23%20Palavras-chave:
ética, liberdade, Paulo FreireResumo
Este artigo aborda a temática da ética freiriana em sentido da totalidade do ser humano, considerando a viabilidade ou a inibição da conduta humana segundo os valores socialmente adquiridos. Nesse sentido, Paulo Freire asseverou que é em comunhão entre os seres humanos que a ética, de fato, concretiza-se. Por essa razão, toda escolha ética é, na verdade, uma escolha política. Isso implica, portanto, a necessidade de o oprimido autolibertar-se para poder dizer ética e politicamente a sua palavra libertadora. Como resultado, espera-se que a compreensão do legado ético freiriano contribua para a promoção de uma educação libertadora e humanizadora de homens e de mulheres, de educadores e de educandos.
Metrics
Downloads
Referências
ANDREOLA, Balduino Antonio. Interdisciplinaridade na obra de Freire: uma pedagogia da simbiogênese e da solidariedade. In: STRECK, Danilo et al. Paulo Freire: ética, utopia e educação. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 27. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020a.
FREIRE, Paulo. Política e educação. 5. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2020b.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 69. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019a.
FREIRE, Paulo. À sombra desta mangueira. 12. ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019b.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da tolerância. 35. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do compromisso: América Latina e educação popular. Indaiatuba: Villa das Letras, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo. UNESP, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 27. ed. Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. 4 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
FROMM, Erich. Ter ou ser? Rio de Janeiro: Zahar, 1977.
LACROIX, Jean. Marxismo, existencialismo, personalismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1972.
LEITE, Vania Finholdt Angelo. Ser Mais: coerência entre a vida e o conceito de Paulo Freire. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 16, e2116581, p. 1-12, 2021. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa. Acesso em: 22/10/2021.
MEJÍA, Marco Raúl. Paulo Freire na mudança de século: um chamamento para reconstruir a práxis impugnadora. In: STRECK, Danilo et al. Paulo Freire: ética, utopia e educação. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
PINTO, Heldina Pereira. O educador frente ao conflito dos saberes do aluno e os saberes escolares. In: SAUL, Ana Maria. Paulo Freire e a formação de educadores: múltiplos olhares. São Paulo: Articulação Universidade/Escola, 2000.
STRECK, Danilo (et al.). Paulo Freire: ética, utopia e educação. 10. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação e Emancipação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Transferência de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas):
- Certifico que participei da elaboração deste trabalho;
- Não omitir qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Certifico que o texto é original isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Certifico que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto estiver sendo analisado e com a possibilidade de sua publicação pela Revista Educação e Emancipação;
- Transfiro os direitos autorais do trabalho submetido à Revista Educação e Emancipação, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia autorização seja solicitada por escrito à Revista Educação e Emancipação e esta a conceda.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.