Entre as políticas de inclusão e as estratégias: as experiências de pessoas trans* no ensino superior

Autores

  • Amurabi Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Keo Silva

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v10n4especialp11-31

Palavras-chave:

Pessoas Trans*. Gênero e Educação. Ensino Superior

Resumo

O tema das identidades trans* tem ganhado cada vez mais visibilidade, não apenas no debate acadêmico, como também em outros espaços de discussão. Apesar da crescente presença de pessoas trans* no ensino superior, as pesquisas nesta área ainda são incipientes. Visando contribuir para este campo, neste artigo analisaremos através do método biográfico a experiência de pessoas trans* no ensino superior, focando nas estratégias utilizadas por elas para sua permanência. Ganha destaque a relevância do reconhecimento do nome social pela instituição de ensino, ainda que as experiências narradas transpareçam alguns dos limites dessa política.

Palavras-chave: Pessoas Trans*. Gênero e Educação. Ensino Superior.

 

Between inclusion policies and strategies: the experiences of trans* people in higher education ABSTRACT

The issue of trans* identities has gained increasing visibility, not only in the academic debate, but also in other spaces of discussion. Despite the growing presence of trans* people in higher education, researches in this area are still incipient. In order to contribute to this field, in this article we will analyze through the biographical method the experience of trans* people in higher education, focusing on the strategies used by them for their permanence. The importance of recognition of the social name by the educational institution is highlighted, although the experiences narrated transpire some of the limits of this policy.

Keywords: Trans People*. Gender and Education. Higher Education.

 

Entre las políticas de inclusión y las estrategias: las experiencias de personas trans* en la enseñanza superior

RESUMEN

El tema de las identidades trans* ha tenido cada vez más visibilidad, no solamente en el debate académico, sino también en otros espacios de discusión. Pese a la creciente presencia de personas trans* en la enseñanza superior, las investigaciones en dicha área aún son incipientes. Con el objetivo de contribuir con este tema, en este artículo analizaremos a través del método biográfi co la experiencia de personas trans* en la enseñanza superior, enfocando en las estrategias utilizadas por dichas personas para su permanencia en la universidad. Además, se destaca la relevancia del reconocimiento del nombre social por la institución educativa, aunque las experiencias narradas trasparezcan algunos de los límites de esa política.

Palabras clave: Personas Trans*. Género y Educación. Enseñanza Superior

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Biografia do Autor

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Professor dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia Política e em Educação. Pesquisador do CNPq.

Keo Silva

Bacharel em Ciências Sociais e mestrando em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

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Publicado

2018-01-12

Como Citar

OLIVEIRA, Amurabi; SILVA, Keo.
Entre as políticas de inclusão e as estratégias: as experiências de pessoas trans* no ensino superior
. Revista Educação e Emancipação, v. 10, n. 4, p. p.11–31, 12 Jan 2018 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/8211. Acesso em: 29 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos