Influência da cultura local no processo de ensino e aprendizagem da comunidade quilombola Salinas

Autores

  • Neilany Araújo de Sousa Universidade Estadual do Piauí – UESPI
  • Lucinete Aragão Mascarenhas e Silva Secretaria da Educação do Estado do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n1p245-264

Palavras-chave:

Educação quilombola, Cultura, Ensino

Resumo

O principal aporte desta pesquisa é mostrar alguns fatores que podem levar a comunidade quilombola a lutar por seus direitos. Com essa finalidade, foi realizada uma pesquisa exploratória com o coordenador da comunidade para saber a opinião de cada um sobre o que levou a comunidade se tornar quilombola. Além destes procedimentos realizou-se pesquisa também bibliográfica para fundamentar o trabalho observado a visão de diferentes autores. Estudos que abordam sobre a comunidade quilombola de Salinas através de seus movimentos sociais, sua luta pelo reconhecimento de seus valores e contra toda e qualquer forma de racismo na construção de uma nação justa e igualitária, para todos que nela vivem sem preconceito.

Palavras-chave: Educação quilombola. Cultura. Ensino.

Influence of local culture on the teaching and learning process of the quilombola community Salinas

ABSTRACT

The main contribution of this research is to show some factors that can lead the quilombola community to fight for their rights. For this purpose, an exploratory survey was carried out with the community coordinator to find out what each one thought about what led the community to become quilombola. In addition to these procedures, a bibliographical research was also carried out to substantiate the work observed in the view of different authors. Studies that address the quilombola community of Salinas through their social movements, their struggle for the recognition of their values and against any and all forms of racism in the construction of a just and egalitarian nation, for all who live there without prejudice.

Keywords: Quilombola education. Culture. Teaching.

Influencia de la cultura local en el proceso de enseñanza y aprendizaje de la comunidad de quilombola Salinas

RESUMEN

La principal contribución de esta investigación es mostrar algunos factores que pueden llevar a la comunidad quilombola a luchar por sus derechos. Para este propósito, se realizó una encuesta exploratoria con el coordinador de la comunidad para averiguar qué pensaba cada uno sobre lo que llevó a la comunidad a convertirse en quilombola. Además de estos procedimientos, también se llevó a cabo una investigación bibliográfica para corroborar el trabajo observado a juicio de diferentes autores. Estudios que abordan la comunidad quilombola de Salinas a través de sus movimientos sociales, su lucha por el reconocimiento de sus valores y contra cualquier forma de racismo en la construcción de una nación justa e igualitaria, para todos los que viven allí sin prejuicios.

Palabras clave: Educación. Quilombola. Cultura docencia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Neilany Araújo de Sousa, Universidade Estadual do Piauí – UESPI

Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade Anne Sullivan University Inglaterra. Professora da Universidade Estadual do Piauí – UESPI. 

Lucinete Aragão Mascarenhas e Silva, Secretaria da Educação do Estado do Piauí

Doutora em Ciências da Educação, UAL, Portugal. Professora e coordenadora pedagógica - Secretaria da Educação do estado do Piauí.

Downloads

Publicado

2020-03-29

Como Citar

SOUSA, Neilany Araújo de; SILVA, Lucinete Aragão Mascarenhas e.
Influência da cultura local no processo de ensino e aprendizagem da comunidade quilombola Salinas
. Revista Educação e Emancipação, v. 13, n. 1, p. p.245–264, 29 Mar 2020 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/13608. Acesso em: 23 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos