Universidade e educação emancipatória: algumas hipóteses

Autores

  • Alex Sander da Silva Universidade do Extremo Sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v13n1p314-331

Palavras-chave:

Universidade, Semiformação, Educação, Emancipação

Resumo

No presente artigo, pretende-se refletir a seguinte questão: em meio a essa turbulenta sociedade capitalista, quais as possibilidades para uma educação emancipadora? Isto é, refletir sobre a produção do conhecimento educacional no âmbito da formação universitária, de modo particular, na análise do papel da universidade em sua tarefa da formação humana. Num primeiro momento, discute-se a questão das retóricas “neoliberais” que insistem em intervir no âmbito da educação, de modo particular, na forma de desqualificar as áreas humanas. Num segundo momento, busca-se, a partir do conceito de “semiformação” trazer uma chave de análise sobre a problemática da formação cultural em âmbito universitário. Por fim, levantam-se algumas hipóteses reflexivas sobre o papel da formação universitária como um espaço de produção do conhecimento e as possibilidades de uma educação emancipatória.

Palavras-chave: Universidade. Semiformação. Educação. Emancipação.

University and emancipatory education: some hypotheses

ABSTRACT

In this article, we intend to reflect the following question: in the midst of this turbulent capitalist society, what are the possibilities for an emancipatory education? That is, to reflect on the production of educational knowledge in the context of university education, in particular, in the analysis of the role of the university in its task of human formation. At first moment, the issue of “neoliberal” rhetoric that insists on intervening in the field of education is discussed, in particular, in the way of disqualifying human areas. Secondly, based on the concept of “semi-formation”, we seek to bring a key to the analysis of the issue of cultural formation at the university level. Finally, some reflective hypotheses are raised about the role of university education as a space for the production of knowledge and the possibilities of an emancipatory education.

Keywords: University. Semiformation. Education. Emancipation.

Universidad y educación emancipatoria: algunas hipotesis

RESUMEN

En este artículo, tenemos la intención de reflejar la siguiente pregunta: en medio de esta turbulenta sociedad capitalista, ¿cuáles son las posibilidades de una educación emancipadora? Es decir, reflexionar sobre la producción de conocimiento educativo en el contexto de la educación universitaria, en particular, en el análisis del papel de la universidad en su tarea de formación humana. En el primer momento, se discute el tema de la retórica “neoliberal” que insiste en intervenir en el campo de la educación, en particular, en la forma de descalificar las áreas humanas. En segundo lugar, con base en el concepto de “semiformación”, buscamos aportar una clave para el análisis del tema de la formación cultural a nivel universitario. Finalmente, se plantean algunas hipótesis reflexivas sobre el papel de la educación universitaria como espacio para la producción de conocimiento y las posibilidades de una educación emancipadora.

Palabras clave: Universidad. Erudición. Educación. emancipacion.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alex Sander da Silva, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande de Sul. Pós-Doutorado PNPD/CAPES no PPGE/UNIMEP no núcleo de História e Filosofia da Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade do Extremo Sul Catarinense. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Formação Cultural e Sociedade cadastrado no Diretório de Grupos do CNPq. 

Downloads

Publicado

2020-03-29

Como Citar

SILVA, Alex Sander da.
Universidade e educação emancipatória: algumas hipóteses
. Revista Educação e Emancipação, v. 13, n. 1, p. p.314–331, 29 Mar 2020 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/13611. Acesso em: 24 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos