“Dos órgãos governamentais não espero nada a essa altura da minha vida profissional” - um debate sobre valorização docente sob a perspectiva de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n1p425-448

Palavras-chave:

Valorização docente, Políticas públicas, Reivindicações

Resumo

Este estudo busca identificar qual a concepção de valorização docente dos professores da rede pública municipal de ensino de um município de médio porte do estado da Bahia. Seguindo uma abordagem qualitativa, os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os sujeitos envolvidos e análise documental. Os resultados encontrados permitem-nos inferir que os professores participantes da pesquisa acreditam que para a efetivação da valorização do professor é necessário que sejam assegurados os elementos relativos à valorização desta profissão: formação adequada para exercer a sua função, carreira progressiva definida, um salário justo e compatível e condições propícias para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem. Além disso, o estudo conclui que somente o amparo da lei, por si só, não garante o atendimento das reivindicações históricas e aponta para a necessária e importante participação coletiva da classe docente em diversas instâncias e espaços de reivindicações.

Palavras-chave: Valorização docente. Políticas públicas. Reivindicações.

“I do not expect anything from government agencies at this point in my professional life” - a debate on teacher appreciation from the perspective of teachers 

ABSTRACT 

This study sought to identify the concept of teacher valorization _ of the public school system teachers in a medium-sized municipality in the state of Bahia. Following a qualitative approach, data were collected through semi-structured interviews with the subjects involved and documentary analysis. The results found allow us to infer that the teachers participating in the research believe that in order for the teacher to be valued is necessary to ensure the elements that involve the valorization of this profession: adequate training to perform his/her function, defined progressive career, a fair salary and compatible and favorable conditions for the development of teaching and learning. In addition, the study concludes that only the protection of the law, by itself, does not guarantee the fulfillment of historical claims and issues to the necessary and important collective participation of the teaching class in different instances and spaces for demanding recognition.

Keywords Teacher appreciation. Public policy. Claims.

“No espero nada de las agencias gubernamentales en este momento de mi vida profesional” - un debate sobre la  apreciación  de  los  docentes  desde  la perspectiva  de  los docentes

RESUMEN

Este estudio buscó identificar el concepto de valorización docente de los docentes del sistema de escuelas públicas municipales de un municipio de tamaño medio del estado de Bahía. Siguiendo un enfoque cualitativo, los datos fueron recolectados a través de entrevistas semiestructuradas con los sujetos involucrados y análisis documental. Los resultados encontrados permiten inferir que los docentes participantes en la investigación creen que para que el docente sea valorado es necesario asegurar los elementos que implican la valorización de esta profesión: una formación adecuada para el desempeño de su función, una carrera progresiva definida, un salario justo y condiciones compatibles y favorables para el desarrollo de la enseñanza y el aprendizaje. Además, el estudio concluye que solo la protección de la ley, por sí sola, no garantiza el cumplimiento de reclamaciones históricas y apunta a la necesaria e importante participación colectiva de la clase docente en diferentes instancias y espacios de reivindicación.

Palabras clave: Agradecimiento al maestro. Políticas públicas. Reclamación.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernanda Ribeiro Paz

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) - Programa de Pós-Graduação em Educação PPGED/UESB. Membro do Grupo de Pesquisa em Ludicidade, Didática, Política e Práxis Educacional (LUDIPPE). Professora do Ensino Fundamental em Vitória da Conquista – Bahia. 

Ennia Débora Passos Braga Pires, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGED da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Líder do Grupo de Pesquisa em Ludicidade, Didática, Política e Práxis Educacional (LUDIPPE).

Marília do Amparo Alves Gomes

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)-Programa de Pós-Graduação em Educação PPGED/UESB. Membro do Grupo de Pesquisa em Ludicidade, Didática, Política e Práxis Educacional – (LUDIPPE) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas para a Educação Superior (GEPPS).

Downloads

Publicado

2021-03-29

Como Citar

PAZ, Fernanda Ribeiro; PIRES, Ennia Débora Passos Braga; GOMES, Marília do Amparo Alves.
“Dos órgãos governamentais não espero nada a essa altura da minha vida profissional” - um debate sobre valorização docente sob a perspectiva de professores
. Revista Educação e Emancipação, v. 14, n. 1, p. p.425–448, 29 Mar 2021 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/16530. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos