(Re) Pensar a formação de Professores pelo caminho da cooperação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p107-130

Palavras-chave:

Formação de Professores. Cooperação. Razão Neoliberal

Resumo

A partir de uma experiência pedagógica, o presente artigo pretende estabelecer uma interlocução a respeito da implantação de uma formação de professores, por meio de uma metodologia de cunho coletivo, ancorada em uma razão solidária, sustentada na cooperação em oposição à hegemonia da razão neoliberal individualista, vigente na atualidade. Para tanto, nos amparamos nas categorias da ética da alteridade e do diálogo como fundamentos para a criação e  recriação de práticas políticas e pedagógicas com vistas à abertura de possíveis caminhos para a constituição de um professor disponível ao outro e ao coletivo (escola e sociedade), bem como do surgimento de uma educação pautada pela cooperação e que, em última instância, contribua para a edificação de uma civilização comunitária. A percepção é que a efetivação do sugerido é essencial para uma formação docente libertária.

Palavras-chave: Formação de Professores. Cooperação. Razão Neoliberal.

(Re) Thinking about teacher training on the path of cooperation

Abstract

Based on a pedagogical experience, this article intends to establish an interlocution regarding the implementation of a teacher training, through a collective methodology, anchored in a solidary reason, sustained in cooperation in opposition to the hegemony of the neoliberal individualist reason, currently in force. To this end, we rely on the categories of the ethics of alterity and dialogue as foundations for the creation and re-creation of political and pedagogical practices with a view to opening up possible paths for the constitution of a teacher available to the other and to the collective (school and society), as well as the emergence of an education based on cooperation and ultimately contributing to the building of a community civilization.  The perception is that the implementation of what is suggested is essential for a libertarian teacher training.

Keywords: Teacher Training. Cooperation. Neoliberal Reason.

(Re)Pensar la formación del profesorado a través del camino de la cooperación

RESUMEN

A partir de una experiencia pedagógica, el presente artículo pretende establecer una interlocución acerca de la implantación de una formación de profesores, por medio de una metodología de cuño colectivo, anclada en una razón solidaria, sostenida en la cooperación en oposición a la hegemonía de la razón neoliberal individualista, vigente en la actualidad. Para ello, nos amparamos en las categorías de la ética de la alteridad y del diálogo como fundamentos para la creación y recreación de prácticas políticas y pedagógicas con miradas a la apertura de posibles caminos para la constitución de un profesor disponible al otro y al colectivo (escuela y sociedad), así como del surgimiento de una educación pautada por la cooperación y que, en última instancia, contribuya a la edificación de una civilización comunitaria. La percepción es que la efectividad de lo sugerido es esencial para una formación docente libertaria.

Palabras Clave: Formación de Profesores. Cooperación. Razón Neoliberal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jose Wnilson Figueiredo, Instituto Federal Catarinense - IFC

Doutor Em Educacão nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI).Pós-doutor em ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).Professor do curso de licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia. 

Adriana Salete Loss, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC -RS).Pós-doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Professora do Programa de Mestrado Interdisciplinar de Ciências Humanas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

Daniela Ghisleni Figueiredo

Graduada em Direito pela Universidade do Contestado.Acadêmica do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal da Fronteira Sul. 

Downloads

Publicado

2021-07-08

Como Citar

FIGUEIREDO, Jose Wnilson; LOSS, Adriana Salete; FIGUEIREDO, Daniela Ghisleni.
(Re) Pensar a formação de Professores pelo caminho da cooperação
. Revista Educação e Emancipação, v. 14, n. 2, p. p.107–130, 8 Jul 2021 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17130. Acesso em: 24 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos