Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Arquivos
Equipe Editorial
Notícias
Avaliadores Ad Hoc
2017
2018
2019
2020
2021
2022
2023
Template
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Indexadores
Contato
Buscar
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v.14, n.2, maio/ago. 2021
v.14, n.2, maio/ago. 2021
Publicado:
2021-07-08
Expediente
Lélia Cristina Silveira de Moraes
p.1-14
PDF
Editorial
Lélia Cristina Silveira de Moraes
Lélia Cristina Silveira de Moraes
p.15-16
PDF
Artigos
Ocupação da Escola: uma categoria em construção
Fernando José Martins
p.17-37
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p17-37
Uma cidade, duas escolas: um olhar para as desigualdades sociais em tempos de pandemia da Covid-19
Sidney Lopes Sanchez Júnior, Karina Jácob Monteiro, Silvia Gusmão Brandilla Calazans
p.38-61
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p38-61
WhatsApp como ambiente de interação social e aprendizagens durante o ensino remoto emergencial
Lia Cristiane Lima Hallwass, Valdirene Hessler Bredow
p.62-83
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p62-83
A educação básica na Venezuela pós-Chavéz: acesso e permanência no contexto da chamada “guerra econômica” (2014-2018)
Francis Mary Guimarães Nogueira, Bruna da Silva Alves
p.84-106
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p84-106
(Re) Pensar a formação de Professores pelo caminho da cooperação
Jose Wnilson Figueiredo, Adriana Salete Loss, Daniela Ghisleni Figueiredo
p.107-130
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p107-130
Reflexão sobre a aprendizagem de pessoas jovens e adultas: diálogo entre as teorias críticas e a andragogia
Marcoelis Pessoa de Carvalho Moura, Maria da Glória Carvalho Moura
p.131-158
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p131-158
As políticas públicas educacionais para as pessoas em situação de privação de liberdade no estado do Amapá
Josiane Pantoja Ferreira
p.159-186
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p159-186
Os investimentos na educação infantil municipal de Teófilo Otoni no período 2014/2017: uma análise no Vale do Mucuri – MG
Thayse Ramos Cardoso Pinto, Simão Pereira da Silva
p.187-216
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p187-216
Potencialidades do uso de tirinhas na pedagogia de projetos: educação geográfica em questão
Fabrício Oliveira da Silva, Rodrigo Pereira Ribeiro
p.217-238
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p217-238
O debate das questões de gênero na educação: uma análise da política educacional brasileira
José Mauro de Oliveira Braz, Fernanda Santos Curcio, Lobelia da Silva Faceira
p.239-266
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p239-266
Jornada de alfabetização de jovens e adultos no estado do Maranhão
Glaucia Sousa Moreno, Mileny Alves Bezerra
p.267-293
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p267-293
Pode a academia formar professores? Uma experiência de formação de professores de educação física na universidade
Deise de Jesus Soares Nunes, Maria Amélia da Costa Lopes, Maria Amélia Pina Tomás Veiga
p.294-317
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p294-317
O saber de comunidades tradicionais acerca do uso e preservação de sementes crioulas
Verônica Klepka, Marcos Sales Ferreira Ferreira, Rodrigo dos Santos Crepalde
p.318-347
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p318-347
Alfabetizar ou não as crianças de seis anos? Uma análise dos discursos especializados no contexto da ampliação do ensino fundamental
Andressa Caroline Francisco Leme, Ana Laura Godinho Lima
p.348-375
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p348-374
Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha: da construção física à constituição de um mito de excelência (1957-1967)
Deise Margô Müller, Luciane Sgarbi S. Grazziotin
p.375-397
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p375-397
Por uma educação minimamente inclusiva: o uso do nome social para travestis e transexuais nas escolas do estado de São Paulo
Tassio Acosta, Eduardo Meinberg de Albuquerque Maranhão Filho
p.398-424
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p398-424
A universidade em ação: ensino, formação e extensão no Festival da Primavera da UEMG
Aline Choucair Vaz, Amanda Tolomelli Brescia
p.425-451
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p425-451
O Professor e a docência no ensino superior: aspectos da formação e da profissão
Neide Pena, Flaviana Néias Bueno
p.452-479
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p452-479
A influência da participação popular nas políticas públicas para a educação infantil no município do Recife
Joyce Danielly Pedrosa da Silva, Ana Lúcia Felix dos Santos
p.480-505
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p480-505
Do racismo na escola a uma escola contra o racismo: reflexões a respeito do cenário brasileiro
Victor André Pinheiro Cantuário, Márcia Ferreira da Silva Alves
p.506-534
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p506-534
O lúdico na formação de professores de educação infantil: tecendo diálogos, aprendendo com as cantigas de roda
Maria Audenôra das Neves Silva Martins, Tereza Cristina Diniz de Abreu
p.535-557
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p535-557
Desdobramentos da relação entre gestão escolar e família dos educandos: uma metanálise de estudos publicados entre 2009 e 2019
Valdirene Eliane Bailon Souza, Rita Márcia Andrade Vaz de Mello, Maria de Lourdes Mattos Barreto
p.558-578
PDF
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p558-578
Idioma
English
Español (España)
Français (Canada)
Italiano
Português (Brasil)
Instagram
Google Metrics
Palavras-chave
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Artigos mais lidos
Gravidez na Adolescência: suas implicações na adolescência, na família e na escola
1265
Pedagogia Hospitalar: a relevância da atuação do pedagogo
1067
Língua e Sociedade: influências mútuas no processo de construção sociocultural
993
Psicomotricidade e práticas pedagógicas no contexto da Educação Infantil: uma etnografia escolar
446
ESTEREÓTIPOS ÉTNICOS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: uma breve incursão teórica
411
Apropriação dos fundamentos da Afrocentricidade por uma Educação Antirracista e Libertadora
403
FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina. São Paulo: Paz e Terra, 1994. 334 p.
369
Educação e Política
364
Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais (NTPPS) no currículo do ensino médio de tempo integral: uma análise a partir da percepção dos professores de uma escola do município de Redenção/CE
309
A incorporação da racionalidade neoliberal na educação e a organização escolar a partir da cultura empresarial
309
BELL HOOKS: princípios éticos e pilares educacionais para a construção da Comunidade Pedagógica
286
Relações etnico-racias: o pensamento decolonial e a prática pedagógica para uma educação antirracista
279
A Influência das Agências Internacionais no Brasil: os acordos MEC/USAID no contexto da ditadura militar de 1964
268
Entre insurgências e ataques a educação
254
As quatro vertentes interpretativas da Filosofia Brasileira
250
Tem um aluno autista na minha sala! - desafios da educação inclusiva no curso de Pedagogia da Unemat de Sinop
236
Os conceitos de capacidade, habilidade e competência e a BNCC
234
A utilização do mapa mental como ferramenta facilitadora no desenvolvimento da habilidade da escrita
231
Interseccionalidade e imagens de controle
230
Verdadeiro ou falso? Uma análise dos mitos que permeiam a temática das altas habilidades/ superdotação
217