Do racismo na escola a uma escola contra o racismo: reflexões a respeito do cenário brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319.v14n2p506-534

Palavras-chave:

Racismo. Escola. Sociedade brasileira.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar ponderações a respeito da maneira como o racismo evidente e manifesto em falas e comportamentos de indivíduos na sociedade brasileira contribui para a negação da humanidade e o apagamento de sujeitos em função de seu pertencimento étnico-racial, levando-se em consideração o importante papel que a escola deve desempenhar a fim de combater quaisquer formas de preconceito e discriminação, principalmente produzindo ações que se tornem eficazes já nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Para se atingir tal objetivo, utilizou-se como metodologia a pesquisa de caráter qualitativo, com delineamento exploratório, a partir do objetivo definido, e de procedimento bibliográfico com coleta de dados em textos já publicados a respeito do tema e dispostos em materiais impressos ou em meios digitais. O resultado a que chega com o escrito aponta para a necessidade do fortalecimento de práticas pedagógicas e de ações de conscientização para o enfrentamento de grave problema persistente na sociedade brasileira, na qual uma parcela ainda tem insistido na via da negação do racismo e na existência de uma democracia racial. Extraindo-se por conclusão a constatação de que a escola precisa abraçar sua missão social e permitir a efetivação de políticas educacionais incisivas e que se tornem eficazes para a formação de indivíduos dispostos ao diálogo e não ao conflito que apenas alimenta o abismo de ignorância caracterizador de uma sociedade que se tem mostrado, ao menos em parte, indisposta a enfrentar e resolver seus dilemas mais agudos.

Palavras-chave: Racismo. Escola. Sociedade brasileira.

From racism in school to a school against the racism: considerations about the Brazilian scene

ABSTRACT

This article has by aim to present comprehensions about the way racism exposed and manifest em speeches and individual behaviors in Brazilian society contributes to the denial of humanity and the obliteration of some persons by their ethnic recognition, in considering the essential role of the school in this matter struggling any kind of prejudice and discrimination, mostly producing actions with substantial effectiveness mainly in the Elementary School. To achieve that objective, it was made use as methodology the research of qualitative type and exploratory basis with bibliographic procedure of data, accessing texts about the subject in books or digital media. The result of the discussion shows that it is needed the strengthening of pedagogic practices and actions of conscientization to face this chronic problem still existent in the Brazilian society, in which some individuals have insisted in the denial of the racism and in the reality of some kind of racial democracy. Considering by conclusion that it is through the school, assuming its social goal, the consolidation of educational and strength policies will be realized in the process of building persons opened to the dialogue but not to the conflict who only feeds the abyss of ignorance that it is a strong attribute of a society that has sadly revealed itself, at least some individuals, unable to face its major dilemmas.

Keywords: Racism. Elementary School. Brazilian Society.

Del racismo en la escuela a una escuela contra el racismo: reflexiones a respecto del panorama brasileño

RESUMEN

Este articulo tiene por objetivo presentar algunas consideraciones a respeto de la manera como el racismo claro y manifiesto en hablas y comportamientos de los individuos en la sociedad brasileña ha contribuido para la negación de la humanidad y el apagamiento de los sujetos en razón de su identificación étnico-racial, sabiéndose que la escuela tiene inevitablemente un papel muy importante a desempeñar en el combate a todas las formas de prejuicio y discriminación, principalmente produciendo acciones que sean eficaces ya en los primeros años de la enseñanza elemental. Para llegarse al cumplimiento de lo objetivo descrito se hace aplicación de metodología con investigación cualitativa, de carácter exploratorio, a partir de dicho objetivo, y de revisión bibliográfica acerca del problema con acceso a textos disponibles en línea o libros. El resultado alcanzado con este escrito muestra que es fundamental avanzar en el fortalecimiento de prácticas pedagógicas y de acciones para la tomada de conciencia mirando el enfrentamiento de uno grave problema mucho presente en la sociedad brasileña, en la cual una parte aún se posiciona por la negación del racismo y por la creencia en una democracia racial. Por lo tanto, una de las conclusiones es la constatación de que en Brasil la escuela necesita abrazar su tarea social y permitir la realización de fuertes políticas educacionales que se tornen caminos viables para la formación de individuos dispuestos al dialogo y jamás elijan el conflicto que sólo alimenta el abismo de ignorancia como marca de una sociedad que se tiene hecho ver, en parte, poco lista a enfrentar y solucionar sus dilemas más severos.

Palabras clave: Racismo. Enseñanza Elemental. Sociedad Brasileña

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Biografia do Autor

Victor André Pinheiro Cantuário, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Doutorando do Programa de Estudos Literários (UNESP). Professor do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), campus Santana 

Márcia Ferreira da Silva Alves, Rede Pública de Ensino do Estado do Amapá

Especialista em Políticas de Igualdade Racial na Escola (UNIFAP). Graduada em Licenciatura Plena em Letras (FACULDADE MADRE TEREZA). Professora de Língua Portuguesa, Rede Pública de Ensino, Estado do Amapá. 

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Publicado

2021-07-08

Como Citar

CANTUÁRIO, Victor André Pinheiro; ALVES, Márcia Ferreira da Silva.
Do racismo na escola a uma escola contra o racismo: reflexões a respeito do cenário brasileiro
. Revista Educação e Emancipação, v. 14, n. 2, p. p.506–534, 8 Jul 2021 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/17241. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos