Professores readaptados do município de Mossoró/RN

reflexões sobre o mal-estar docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.2

Palavras-chave:

mal-estar docente, in/satisfação profissional, readaptação

Resumo

Este estudo objetiva discutir a relação estabelecida entre a precarização do trabalho e o adoecimento do professor readaptado da rede municipal de Mossoró/RN. O adoecimento de professores no exercício da profissão, tem sido cada vez mais objeto de estudos por parte de pesquisadores. O trabalho é de caráter qualitativo, compreendendo uma revisão bibliográfica, a fim de se conhecer o processo histórico do adoecimento dos professores, as causas e as consequências, e realiza entrevistas com seis professoras da rede municipal de Mossoró. Os dados obtidos e analisados, revelaram que a atuação do docente nas instituições, vem gerando cada vez mais a incidência de problemas de saúde, tanto no início como no final do percurso profissional.

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Biografia do Autor

Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Professora no IFRN. Participa do G-TRES, relação entre Trabalho, Educação e Sociedade/IFRN.

Maria Jarleide da Silva, Secretaria da Educação e da Cultura do município de Mossoró – RN

Especialista em Educação e contemporaneidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. IFRN, campus Mossoró/RN. Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2014). Atuou como professora na Educação Infantil (2015). Tem experiencia como vice diretora na Escola Municipal Francisco De Assis Batista (2016). Foi coordenadora pedagógica da Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus (2017).

Francisca Leidiana de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Educação Profissional (IFRN). Mestra no Programa de Pós-graduação em Ensino (IFRN/UFERSA/UERN) 2018. Especialista em Educação e Contemporaneidade - IFRN (2015). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Paulista (UNIP). Bacharela em Turismo pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2013). Técnica em Meio Ambiente - SENAC (2016). Experiência como docente na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN; na Escola Agrícola de Jundiaí - EAJ/UFRN; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/Mossoró e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no Rio Grande do Norte - IFRN.

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Publicado

2023-05-06

Como Citar

FERNANDES, Aleksandra Nogueira de Oliveira; SILVA, Maria Jarleide da; SOUZA, Francisca Leidiana de.
Professores readaptados do município de Mossoró/RN: reflexões sobre o mal-estar docente
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 1, p. 45–73, 6 Mai 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19382. Acesso em: 4 dez 2024.

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Artigos