Estratégias de validação da veracidade de vídeos do YouTube que estudantes utilizam para estudar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.18

Palavras-chave:

estudo, youtube, desinformação

Resumo

Os estudantes do Ensino Superior utilizam o YouTube como uma fonte de estudo, embora é necessário que estejam atentos a essa opção, dada a existência de desinformação e fake news na internet. Com o objetivo de analisar como estudantes universitários checam a veracidade do conteúdo de vídeos do YouTube que utilizam para estudar, realizou-se uma pesquisa qualitativa com o uso da Teoria Fundamentada. Foram coletadas 194 respostas por meio de questionário online e realizadas 23 entrevistas online. Os principais autores do referencial teórico foram Empoli (2019) e Zuboff (2021). Os estudantes utilizam o número de visualizações como critério de escolha de um vídeo, o que pode deixá-los expostos à desinformação. Eles costumam comparar o conteúdo com outras fontes para validar o conteúdo e relatam que esse aprendizado de verificação decorreu de suas experiências na universidade, na família e na internet. Assim, o uso confiável do YouTube para estudos depende de uma abordagem crítica dessa tecnologia pelos estudantes.

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Biografia do Autor

Lúcio França Teles, Universidade de Brasília

Doutor em Informatica na Educação na Universidade de Toronto (UOFT), Canadá. Professor Associado, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília (Unb). Participa do Grupo de Aprendizagem Colaborativa Online – GACO.

Estevon Nagumo, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Doutor em Educação pela Universidade de Brasília (Unb). Pesquisador-tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Participa do Grupo de Aprendizagem Colaborativa Online – GACO.

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Publicado

2023-05-06

Como Citar

TELES, Lúcio França; NAGUMO, Estevon.
Estratégias de validação da veracidade de vídeos do YouTube que estudantes utilizam para estudar
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 1, p. 440–464, 6 Mai 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19666. Acesso em: 24 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos