Education after the pandemic
neoliberal ideology, training for a precarious market and social inequality
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.3Keywords:
hybrid teaching, neoliberal education, pandemicAbstract
This article starts from the etymological crisis of the alert by Marilena Chaui for the growth of the moment of decision in the field of education during the pandemic, mainly from the wide adoption of the hybrid teaching method. According to the theoretical framework, the thesis is defended that this method applies to neoliberalism, adapting students' education to the ideology of the market and large technology companies. Although the creators of hybrid education present criticisms pertinent to the hegemonic model of education, even aligning themselves with Paulo Freire's conceptions, their proposal contributes to increasing social inequality as it disregards the conditions of students' studies. The objective of the article is to explain the conceptions and theories that underlie blended learning to provoke reflection on the possible consequences it brings to society and how it denies education as a social right.
Downloads
Metrics
References
ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2020.
ANTUNES, Ricardo; PINTO, Geraldo Augusto. A fábrica da educação: da especialização taylorista à flexibilização toyotista. São Paulo: Cortez, 2017. (Coleção questões da nossa época, v. 58).
BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISAN, Fernando de Mello (org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
BAUMAN, Zigmunt. Sobre educação e juventude: conversas com Riccardo Mazzeo. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
BOURDIEU, Pierre. Escritos da educação. Maria Alice Nogueira e Afrânio Catani (org.) 9ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017a.
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Brasília, DF, 2017b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm. Acesso em: 20 ago. 2018.
CHAUI, Marilena. A ideologia da competência. Organizado por André Rocha. Belo Horizonte: Autêntica; São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2014. (Escrito de Marilena Chaui, v. 3)
BRIDLE, James. A nova idade das trevas: a tecnologia do fim do futuro. Trad. Érico Assis. São Paulo: Todavia, 2019.
CHAUI, Marilena. A ideologia da competência. Organizado por André Rocha. Belo Horizonte: Autêntica; São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2014. (Escritos de Marilena Chaui, v. 3)
CHAUI, Marilena. Em deseja da educação pública, gratuita e democrática. Organizado por Homero Santiago. Belo Horizonte: Autêntica, 2018a. (Escritos de Marilena Chaui, v. 7).
CHAUI, Marilena. Sobre a violência. Organizado por Ericka Marie Itozaku e Luciana Chaui-Berlinck. Belo Horizonte: Autêntica, 2018b. (Escritos de Marilena Chaui, v. 5)
COELHO, Tiago. O ano da luta. A difícil batalha dos alunos pobres para conseguir estudar durante a pandemia. Revista Piauí. Rio de Janeiro, out. 2020, edição 169. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/o-ano-da-luta/ . Acesso em 02 de abril de 2021.
COSTA, M. da C. dos S.; FARIAS, M. C. G. de; SOUZA, M. B. de. A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: retrocessos, precarização do trabalho e desintelectualização docente. Movimento-Revista De educação, 2019, (10), 91-120. https://doi.org/10.22409/mov.v0i10.535
ENGELS, Friedrich. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. Trad. B. A. Schumann. São Paulo: Boitempo, 2010.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Nascimento da prisão. 42ª ed. São Paulo: Vozes, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 74ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
KOHARA, Luiz Tokuzi. Relação entre as condições da moradia e o desempenho escolar: estudo com crianças residentes em cortiços. Tese de Doutorado. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2009.
KRUPPA, Sonia R. P. O Banco Mundial e as políticas públicas de educação nos anos 90. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2001.
LAFARGUE, Paul. O direito à preguiça. Trad. Alain François. São Paulo: Edipro, 2016.
LIMA, Leandro H. F. L.; MOURA, Flavia R. O professor no ensino híbrido. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISAN, Fernando de Mello (org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015, p. 89-102.
MOROZOV, Evgeny. Big Tech: a ascensão dos dados e a morte da política. Trad. Claudio Marcondes. São Paulo: Ubu Editora, 2018. Coleção Exit.
MOROZOV, Evgeny; BRIA, Francesca. A cidade inteligente. Tecnologias urbanas e democracia. Trad. Humberto do Amaral. São Paulo: Ubu, 2019.
PEREIRA, João M. M. A agenda educacional do Banco Mundial em tempos de ajuste e pandemia. Educação e Pesquisa, v. 47, p. e242157, 2021.
PEREIRA, Jennifer N.; EVANGELISTA, Olinda Quando o capital educa o educador: BNCC, Nova Escola e Lemann. Movimento-revista de educação, n. 10, p. 65-90, 30 jun. 2019.
PESQUISA JUVENTUDE E A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS. Disponível em: https://4fa1d1bc-0675-4684-8ee9-031db9be0aab.filesusr.com/ugd/f0d618_41b201dbab994b44b00aabca41f971bb.pdf . Acesso em: 02 abril de 2021.
OLIVEIRA, Francisco de. Crítica à razão dualista: o ornitorrinco. São Paulo: Boitempo, 2013.
PIRES, Carla F. F. O estudante e o ensino híbrido. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISAN, Fernando de Mello (org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015, p. 81-85.
SCHWARZ, Roberto. Ao vencedor as batatas: forma literária e o processo social nos inícios do romance brasileiro. 6ª ed. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2012. (Coleção Espírito Crítico).
SCHILLING, Flávia. Educação e direitos humanos: percepções sobre a escola justa: resultado de uma pesquisa. São Paulo: Cortez, 2014.
SILVA, Maria Abádia. Intervenção e consentimento: a política educacional do Banco Mundial. Campinas: Autores Associados; São Paulo: FAPESP, 2002.
SPRING, Joel. Como as corporações globais querem usar as escolas para moldar o homem para o mercado. Trad. Ana Júlia Galvan. Campinas: Vide Editorial, 2018.
THOMPSON, E. P. Costumes em comum. Estudos sobre a cultura popular tradicional. 1ª ed. São Paulo: Cia. das Letras, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Transferência de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas):
- Certifico que participei da elaboração deste trabalho;
- Não omitir qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Certifico que o texto é original isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Certifico que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto estiver sendo analisado e com a possibilidade de sua publicação pela Revista Educação e Emancipação;
- Transfiro os direitos autorais do trabalho submetido à Revista Educação e Emancipação, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia autorização seja solicitada por escrito à Revista Educação e Emancipação e esta a conceda.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.










