Movimento Popular Planta e Vida de Rio Verde e Escola

possibilidades e desafios das práticas pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.11

Palavras-chave:

movimentos sociais e populares, práticas pedagógicas, espaço de ensino aprendizagem

Resumo

Busca-se compreender o Movimento Popular Planta e Vida de Rio Verde – MOPORV e as possibilidades e desafios das práticas pedagógicas tecidas neste movimento. Participaram da pesquisa cinco docentes do sexo feminino, vinculadas a escolas públicas e privadas, tempo médio de docência de 25 anos e que desenvolveram no ano de 2019 atividades pedagógicas no MOPORV. Foram realizadas entrevistas individuais e a pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa. Os resultados das entrevistas foram organizados com base nos seguintes núcleos de sentidos: Núcleo 1 – Não é o MOPORV como movimento social, é o MOPORV dos remédios naturais; Núcleo 2 – O papel do MOPORV no processo ensino-aprendizagem; Núcleo 3 – Os movimentos sociais nas práticas pedagógicas e seus conflitos e seus desafios. Como resultado tem-se que as participantes conceberam o MOPORV em seu papel comercial e saber popular de plantas medicinais e naturais; as práticas pedagógicas realizadas centram-se nos aspectos biológicos relacionados às plantas, não observando o desenvolvimento de atividades transversais de diálogo histórico, social, político e ético. As participantes relataram desenvolver parcialmente a temática dos movimentos sociais e populares, uma vez que podem ser geradores de desgaste tanto entre colegas quanto com a direção acadêmica e pais de alunos. Conclui-se que há necessidade de que as escolas problematizem suas práticas estabelecendo o diálogo com a sociedade, que fomentem os processos de ensino e aprendizagem com consciência crítica e que sejam espaços de gestão democrática e compartilhada pautadas na possibilidade de conscientização e transformação social.

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Biografia do Autor

Luiza Ferreira Rezende de Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano

Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UNB). Docente efetiva no Instituto Federal Goiano. Vice coordenadora do GT Trabalho e Saúde – ANPEPP.

Edinalva Barbosa Queiroz, Secretaria Municipal de Educação de Rio Verde

Especialização em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Docente efetiva na Secretara Municipal  de Educação do Rio Verde.

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Publicado

2023-05-06

Como Citar

MEDEIROS, Luiza Ferreira Rezende de; QUEIROZ, Edinalva Barbosa.
Movimento Popular Planta e Vida de Rio Verde e Escola: possibilidades e desafios das práticas pedagógicas
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 1, p. 272–291, 6 Mai 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19828. Acesso em: 4 dez 2024.

Edição

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Artigos