A equipe gestora e a formação continuada dos profissionais da educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.20

Palavras-chave:

formação continuada, gestor escolar, prática pedagógica

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar a análise da trajetória e práticas de formação continuada da equipe gestora, no contexto da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação (RME) de Ponta Grossa/PR, no período entre 2000 e 2020, a fim de evidenciar mudanças e permanências. A pesquisa foi realizada por meio de análise documental e entrevistas com 16 profissionais da Educação Infantil, atuantes em diferentes funções, períodos e regiões do município. A concepção de formação continuada apoia-se na sistematização coletiva do conhecimento (MARTINS, 1996) e na formação em contexto (OLIVEIRA-FORMOSINHO, 2016). Os resultados indicam: variadas formas e tentativas das equipes gestoras realizarem a formação continuada com os professores, em diferentes períodos, desde o momento em que a Secretaria Municipal de Educação assumiu a Educação Infantil; mudanças referentes à forma de realizar a formação continuada, pautada na adequação da estrutura física, logística de organização e número crescente dos profissionais da RME, porém, sem alteração da concepção de formação continuada.

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Biografia do Autor

Stephany de Souza Pereira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Especialista em Educação Infantil pela Faculdade de Pinhais (FAPI) . Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas - Didática e Formação Docente-GEPEDIDO. Servidora na Secretaria Municipal de Educaçao de Ponta Grossa.

Simone Regina Manosso Cartaxo, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação pela Pontificia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Professora de Didática do Departamento de Pedagogia e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Integra a Rede Interinstitucional de Pesquisas sobre a Formação e as Práticas Docentes (RIPEFOR). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas - Didática e Formação Docente-GEPEDIDO.

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Publicado

2023-05-06

Como Citar

PEREIRA, Stephany de Souza; CARTAXO, Simone Regina Manosso.
A equipe gestora e a formação continuada dos profissionais da educação infantil
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 1, p. 493–525, 6 Mai 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/19860. Acesso em: 4 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos