(De)Formación humana a partir de la música
análisis conceptual a la luz de la teoría crítica adorniana
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.14Palabras clave:
música, formación humana, teoría críticaResumen
Este trabajo tuvo como objetivo comprender el concepto de (de)formación humana a partir de la música a través del estudio de la teoría crítica de Adorno. La investigación bibliográfica se centró en la relación entre música, educación y sociedad. La importancia de esta investigación se justificó por la falta de estudios sobre música y educación que adopten la teoría crítica, por lo que la investigación tuvo como objetivo establecer un aporte al área y brindar mayor investigación sobre el tema. De los análisis se pudo observar que la música tiene un gran potencial (de)formativo, que puede llevar a la deformación, pérdida de autonomía y alienación, cuando se estandariza, pero también puede revelar un camino hacia la formación, permitiendo la aprehensión de la promesse du bonheur para el individuo, no dejándolo satisfecho o conformado con la situación social actual.
Métricas
Descargas
Citas
ADORNO, T. Teoria estética. Trad. Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1970.
ADORNO, T. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995a.
ADORNO, T. Palavras e sinais. Tradução de Maria Helena Ruschel. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995b.
ADORNO, T.; SIMPSON, G.: Sobre música popular. Trad. de Flávio R. Kothe. In: COHN, G. (org) Sociologia; Ed. Ática, São Paulo, 1986.
ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução: Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1947.
AGUIAR, W. Adorno e a dimensão social da Arte. Revista Urutágua, Maringá, nº 15, p. 35-41, abr./mai./jun./jul. 2008. Disponível em: http://www.urutagua.uem.br/015/15aguiar.pdf. Acesso em: 4 fev. 2021.
COSTA, C. Educação estética, música e formação humana: contradições da cultura à luz da teoria Adorniana. 2017. 160 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
FINLAYSON, J. The Artwork and the promesse du Bonheur in Adorno. European Journal of Philosophy, v. 23, nº 03, p. 392 - 419, jun. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1111/j.1468-0378.2012.00542.x. Acesso em: 4 fev. 2021.
HUXLEY, A. Admirável mundo novo. Rio de Janeiro: Companhia Brasileira de Divulgação do Livro, 1968.
JAY, M. A imaginação dialética: História da Escola de Frankfurt e do Instituto de Pesquisas Sociais, 1923 – 1950. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.
MARX, K. Manuscritos Econômico-Filosóficos. Trad. Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2010.
SILVA, F. O conceito de fetichismo da mercadoria cultural de T. W. Adorno e M. Horkheimer: uma ampliação do fetichismo marxiano. Kínesis, v. II, nº 03, p. 375 - 384, abr. 2010. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/Kinesis/FabioCesardaSilva.pdf. Acesso em: 4 fev. 2021.
ZANOLLA, S. Educação Artística e Formação Musical em Adorno. In: ZANOLLA, S. (ORG). Arte, Estética e Formação Humana: possibilidades e críticas. p. 97 - 117.
Campinas, SP: Alínea, 2013.
ZÉ RAMALHO. Admirável gado novo. Brasil: Epic: 1979. Duração de 4 minutos e 53 segundos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Educação e Emancipação

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Transferência de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas):
- Certifico que participei da elaboração deste trabalho;
- Não omitir qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Certifico que o texto é original isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Certifico que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto estiver sendo analisado e com a possibilidade de sua publicação pela Revista Educação e Emancipação;
- Transfiro os direitos autorais do trabalho submetido à Revista Educação e Emancipação, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia autorização seja solicitada por escrito à Revista Educação e Emancipação e esta a conceda.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.