O “novo” ensino médio e Nietzsche

duas concepções antagônicas da educação que serve à vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v15n2.2022.19

Palavras-chave:

reforma do ensino médio, vida, Nietzsche

Resumo

Um dos argumentos mais utilizados pelo governo federal para justificar a necessidade da reforma do ensino médio consiste que a partir dela, a educação estaria mais voltada à vida dos estudantes. Esse argumento está pautado na medida em que se diminuiu a carga horária comum a todos os jovens e possibilitou a escolha dos “itinerários formativos” de acordo com os seus interesses e pretensões. No entanto, conforme diferentes pesquisadores do campo da educação vêm demonstrando, essa reforma segue políticas e diretrizes neoliberais. Nesse sentido, o objetivo do presente texto consiste em mostrar que se o “novo” ensino médio serve mais à vida, a concepção de vida adotada é da lógica neoliberal. Assim, busca-se contrapor a uma educação que serve à vida a partir da filosofia de Friedrich Nietzsche, principalmente do discurso de Zaratustra “Das três transmutações do espírito”. A partir de uma metodologia bibliográfica, de uma análise da legislação referente à reforma e de uma crítica-imanente da filosofia nietzschiana, pretende-se mostrar que, diferentemente da concepção da reforma, a educação pensada a partir de Nietzsche não serve à vida partindo de uma concepção pré-estabelecida de vida, mas serve ao levar os estudantes a estabelecerem os seus próprios valores e o seu próprio significado de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nicolle Eloisa Lemos

Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas.

Downloads

Publicado

2022-11-24

Como Citar

LEMOS, Nicolle Eloisa.
O “novo” ensino médio e Nietzsche : duas concepções antagônicas da educação que serve à vida
. Revista Educação e Emancipação, v. 15, n. 2, 24 Nov 2022 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/20397. Acesso em: 23 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos