Indicadores de calidad en la educación superior brasileña
un análisis del ENADE de los cursos EAD/UFPI
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.19Palabras clave:
educación superior a distancia, ENADE, HEdPERFResumen
El presente estudio tiene el propósito de analizar el indicador de calidad de los cursos de Graduación en la modalidad enseñanza a distancia de la Universidad Federal de Piauí (UFPI), por medio de la percepción de los estudiantes en los cuestionarios obtenidos en el ENADE en el período de 2014, 2015, 2017 y 2018. En cuanto al objetivo específico, busca desarrollar un análisis crítico acerca de los datos obtenidos, en lo que concierne al contexto evaluativo de los Cursos de Graduación EaD/UFPI, adaptado para la escala de desempeño de la Educación Superior (HEdPERF), desarrollada por Firdaus (2005). Se toman por base teórica las indicaciones de Días Sobrino (2008), Griboski (2012), Morosini (2014), Ristoff (2019), los cuales discurren sobre evaluación y calidad de la Educación Superior. El estudio tiene enfoque cuantitativo, y se desarrolla, a partir de investigaciones bibliográficas y documentales con base en los datos del ENADE. En los análisis realizados, se constató, entre todas las cincos dimensiones analizadas en el curso de la investigación, los cursos de Ciencias Biológicas con (5,45) y con Filosofía (4,94) se encuentran con las mejores medias, ya los cursos de Bachillerato en Administración y Sistemas de Información poseen las menores notas en las medias generales, el primero con (4,13) y el segundo con (4,15). Esto demuestra que hay cursos con puntos, en el curso de las dimensiones analizadas, que necesitan una mayor atención por parte de la gestión. Luego, el presente estudio tuvo el objetivo de auxiliar los gestores para la orientación en las decisiones y de planificación de las acciones de mejora continua de la calidad de la Educación Superior a Distancia en las IES públicas.
Descargas
Métricas
Citas
BATISTA, Maria do Carmo de Souza. Políticas de inclusão universitária: permanência estudantil na Universidade Federal do Piauí. 2019. 402 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/24959/9/PoliticasPermanenciaUniversitaria.pdf. Acesso em: 12 dez. 2022.
BATISTA, Michelle Espíndola. Possibilidades de (des) articulações entre autoavaliação e avaliação institucional externa no marco do Sinaes. 2020. 382 f. Tese. (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2020. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/38947/1/2020_MichelleEspindolaBatista.pdf. Acesso em: 10 jun. 2022.
BERTOLIN, Júlio Cesar. Godoy. Qualidade em Educação Superior: da diversidade de concepções a inexorável subjetividade conceitual. Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, v. 14, n. 1, p. 127-149, mar. 2009.DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772009000100007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/Tmy8NgyjrW9LB45XbNvcSQJ/?lang=pt. Acesso em: 27 abr. 2022.
BIELSCHOWSKY, Carlos Eduardo. Qualidade na Educação Superior a Distância no Brasil: Onde Estamos, para Onde Vamos? EaD em Foco, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, 28 mar. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v8i1.709. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/709/284. Acesso em: 18 jan. 2022.
BRASIL. Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004: Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm. Acesso em: 06 fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais de qualidade para Educação Superior à Distância. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf . Acesso em: 12 jul. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de Educação Superior e dos cursos superiores de Graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9235.htm#art107. Acesso em: 12 mar. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº 840, de 24 de agosto de 2018. Dispõe sobre os procedimentos de competência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP referentes à avaliação de instituições de educação superior, de cursos de graduação e de desempenho acadêmico de estudantes. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_institucional/legislacao_normas/2018/portaria_normativa_GM-MEC_n840_de_24082018.pdf. Acesso em 27 abr. 2022.
DAVOK, Delsi Fries. Qualidade em educação. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 12, n. 3, p. 505-513, set. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/TfPxvYmL6vMpKMFnpJnzbTF/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 15 abr. 2022.
DIAS SOBRINHO, José. Qualidade, Avaliação: do SINAES a Índices. Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, v. 13, n. 03, p. 817-825, nov. de 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/4trQr3brp3FM4XRvp96ZHqK/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 16 abr. 2022.
DIAS SOBRINHO, José. Avaliação e transformações da Educação Superior Brasileira (1995-2009): do provão ao SINAES. Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, v. 15, n. 1, p. 195-224, mar. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/aval/v15n1/v15n1a11.pdf. Acesso em 02 de abr. 2021.
FIRDAUS, Abdullah,. HEdPERF versus SERVPERF: A busca pelo instrumento ideal de medição da qualidade do serviço no setor de ensino superior. Quality Assurance in Education, Brandford, v. 13, n. 4, p. 305-328, 2005. DOI: https://doi.org/10.1108/09684880510626584. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/09684880510626584/full/html. Acesso em: 05 abr. 2022.
GRIBOSKI, Cláudia Maffini. O ENADE como indutor da qualidade da Educação Superior. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 23, n. 53, p. 178-195, set/dez. 2012. DOI: https://doi.org/10.18222/eae235320121920. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/eae/article/view/1920/1904. Acesso em: 12 abr. 2022.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio. Censo da Educação Superior 2019 – divulgação dos principais resultados. CENSUP/INEP/MEC, Brasília, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/censo-da-educacao-superior. Acesso em: 16 jan. 2022.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Microdados ENADE 2014, 2015, 2017 e 2018. Brasília: Inep, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/enade. Acesso em: 29 jul. 2022.
MARINHO Sidnei Vieira; POFFO Gabriella Depiné. Diagnóstico da qualidade em uma IES: a percepção da comunidade acadêmica. Avaliação. Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 2, p. 455-477, jul. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772016000200008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/NvtYKhYBS7gWP63zfVzCGhQ/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 12 set. 2022.
MOROSINI, Marília Costa. Qualidade da Educação Superior e contextos emergentes. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 19, n. 2, p. 385-405, jul. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772014000200007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/qZF8Fpz8MjgWHNdC38frh5Q/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 abr. 2022.
RISTOFF, Dilvo. Os desafios da avaliação em contexto de expansão e inclusão. Espaço Pedagogico. Passo Fundo, v. 26, n. 1, p. 9-32, jan./abr. 2019. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/8406/114114385. Acesso em 09 set. 2022.
SACCARO, Alice; CATALDO, Bruna; WALTENBERG, Fábio. Qualidade da educação superior: para que serve, o que é, como é medida e como deveria ser. Rio de Janeiro. 2022. Disponível em: https://cede.uff.br/wp-content/uploads/sites/251/2022/02/TD-169-SACCARO-A.-CATALDO-B.-WALTENBERG-F.-2022.-Qualidade-da-educacao-superior.-Para-que-serve-o-que-e-como-e-medida-e-como-deveria-ser.pdf. Acesso em: 11 set. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI. Pró-Reitoria de Planejamento. Ciclo avaliativo do ENADE na UFPI. Teresina: Pró-Reitoria de Planejamento, 2022. Disponível em: https://proplan.ufpi.br/index.php/component/content/article?id=112. Acesso em: 25 mar. 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Educação e Emancipação

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Transferência de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas):
- Certifico que participei da elaboração deste trabalho;
- Não omitir qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Certifico que o texto é original isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Certifico que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto estiver sendo analisado e com a possibilidade de sua publicação pela Revista Educação e Emancipação;
- Transfiro os direitos autorais do trabalho submetido à Revista Educação e Emancipação, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia autorização seja solicitada por escrito à Revista Educação e Emancipação e esta a conceda.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.










