Quality indicators in Brazilian higher education
an analysis of the ENADE of the EAD/UFPI courses
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n1.2023.19Keywords:
higher distance education, ENADE, HEdPERFAbstract
This study aims to analyze the quality indicator of undergraduate courses in distance learning at the Federal University of Piauí (UFPI), through the perception of students in the questionnaires obtained in ENADE in the period 2014, 2015, 2017 and 2018. As for the specific objective, it aims to develop a critical analysis about the data obtained, with regard to the evaluative context of the EaD/UFPI Undergraduate Courses, adapted to the performance scale of Higher Education (HEdPERF), developed by Firdaus (2005). The theoretical basis is the indications of Dias Sobrinho (2008), Griboski (2012), Morosini (2014), Ristoff (2019), which discuss the evaluation and quality of higher education. The study has a quantitative approach, and is developed from bibliographical and documentary research based on ENADE data. In the analyzes performed, it was found, among all the five dimensions analyzed in the course of the research, the courses of Biological Sciences with (5.45) and with Philosophy (4.94) are with the already the courses of Bachelor in Administration and Information Systems have the lowest grades in the general averages, the first with (4.13) and the second with (4.15). This demonstrates that there are courses with points, in the course of the dimensions analyzed, that need greater attention from management. Therefore, this study aimed to assist managers in guiding decision-making and planning actions for continuous improvement of the quality of Distance Higher Education in public HEIs.
Downloads
Metrics
References
BATISTA, Maria do Carmo de Souza. Políticas de inclusão universitária: permanência estudantil na Universidade Federal do Piauí. 2019. 402 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/24959/9/PoliticasPermanenciaUniversitaria.pdf. Acesso em: 12 dez. 2022.
BATISTA, Michelle Espíndola. Possibilidades de (des) articulações entre autoavaliação e avaliação institucional externa no marco do Sinaes. 2020. 382 f. Tese. (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, Brasília, 2020. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/38947/1/2020_MichelleEspindolaBatista.pdf. Acesso em: 10 jun. 2022.
BERTOLIN, Júlio Cesar. Godoy. Qualidade em Educação Superior: da diversidade de concepções a inexorável subjetividade conceitual. Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, v. 14, n. 1, p. 127-149, mar. 2009.DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772009000100007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/Tmy8NgyjrW9LB45XbNvcSQJ/?lang=pt. Acesso em: 27 abr. 2022.
BIELSCHOWSKY, Carlos Eduardo. Qualidade na Educação Superior a Distância no Brasil: Onde Estamos, para Onde Vamos? EaD em Foco, Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, 28 mar. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.18264/eadf.v8i1.709. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/709/284. Acesso em: 18 jan. 2022.
BRASIL. Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004: Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm. Acesso em: 06 fev. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais de qualidade para Educação Superior à Distância. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf . Acesso em: 12 jul. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de Educação Superior e dos cursos superiores de Graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9235.htm#art107. Acesso em: 12 mar. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº 840, de 24 de agosto de 2018. Dispõe sobre os procedimentos de competência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP referentes à avaliação de instituições de educação superior, de cursos de graduação e de desempenho acadêmico de estudantes. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_institucional/legislacao_normas/2018/portaria_normativa_GM-MEC_n840_de_24082018.pdf. Acesso em 27 abr. 2022.
DAVOK, Delsi Fries. Qualidade em educação. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 12, n. 3, p. 505-513, set. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/TfPxvYmL6vMpKMFnpJnzbTF/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 15 abr. 2022.
DIAS SOBRINHO, José. Qualidade, Avaliação: do SINAES a Índices. Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, v. 13, n. 03, p. 817-825, nov. de 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/4trQr3brp3FM4XRvp96ZHqK/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 16 abr. 2022.
DIAS SOBRINHO, José. Avaliação e transformações da Educação Superior Brasileira (1995-2009): do provão ao SINAES. Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, v. 15, n. 1, p. 195-224, mar. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/aval/v15n1/v15n1a11.pdf. Acesso em 02 de abr. 2021.
FIRDAUS, Abdullah,. HEdPERF versus SERVPERF: A busca pelo instrumento ideal de medição da qualidade do serviço no setor de ensino superior. Quality Assurance in Education, Brandford, v. 13, n. 4, p. 305-328, 2005. DOI: https://doi.org/10.1108/09684880510626584. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/09684880510626584/full/html. Acesso em: 05 abr. 2022.
GRIBOSKI, Cláudia Maffini. O ENADE como indutor da qualidade da Educação Superior. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 23, n. 53, p. 178-195, set/dez. 2012. DOI: https://doi.org/10.18222/eae235320121920. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/eae/article/view/1920/1904. Acesso em: 12 abr. 2022.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio. Censo da Educação Superior 2019 – divulgação dos principais resultados. CENSUP/INEP/MEC, Brasília, 2019. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/censo-da-educacao-superior. Acesso em: 16 jan. 2022.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Microdados ENADE 2014, 2015, 2017 e 2018. Brasília: Inep, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/enade. Acesso em: 29 jul. 2022.
MARINHO Sidnei Vieira; POFFO Gabriella Depiné. Diagnóstico da qualidade em uma IES: a percepção da comunidade acadêmica. Avaliação. Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 2, p. 455-477, jul. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772016000200008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/NvtYKhYBS7gWP63zfVzCGhQ/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 12 set. 2022.
MOROSINI, Marília Costa. Qualidade da Educação Superior e contextos emergentes. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 19, n. 2, p. 385-405, jul. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772014000200007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/qZF8Fpz8MjgWHNdC38frh5Q/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 abr. 2022.
RISTOFF, Dilvo. Os desafios da avaliação em contexto de expansão e inclusão. Espaço Pedagogico. Passo Fundo, v. 26, n. 1, p. 9-32, jan./abr. 2019. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/8406/114114385. Acesso em 09 set. 2022.
SACCARO, Alice; CATALDO, Bruna; WALTENBERG, Fábio. Qualidade da educação superior: para que serve, o que é, como é medida e como deveria ser. Rio de Janeiro. 2022. Disponível em: https://cede.uff.br/wp-content/uploads/sites/251/2022/02/TD-169-SACCARO-A.-CATALDO-B.-WALTENBERG-F.-2022.-Qualidade-da-educacao-superior.-Para-que-serve-o-que-e-como-e-medida-e-como-deveria-ser.pdf. Acesso em: 11 set. 2022.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI. Pró-Reitoria de Planejamento. Ciclo avaliativo do ENADE na UFPI. Teresina: Pró-Reitoria de Planejamento, 2022. Disponível em: https://proplan.ufpi.br/index.php/component/content/article?id=112. Acesso em: 25 mar. 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Educação e Emancipação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Transferência de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas):
- Certifico que participei da elaboração deste trabalho;
- Não omitir qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Certifico que o texto é original isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Certifico que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto estiver sendo analisado e com a possibilidade de sua publicação pela Revista Educação e Emancipação;
- Transfiro os direitos autorais do trabalho submetido à Revista Educação e Emancipação, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia autorização seja solicitada por escrito à Revista Educação e Emancipação e esta a conceda.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.










