Tem um aluno autista na minha sala! - desafios da educação inclusiva no curso de Pedagogia da Unemat de Sinop

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n1.2024.5

Palavras-chave:

inclusão, autismo, Ensino Superior

Resumo

Esse artigo resulta de uma experiência de trabalho da gestão do Curso de Pedagogia, campus de Sinop/MT, referente ao processo de inclusão de um acadêmico com autismo no Ensino superior. O objetivo do texto é mostrar as limitações existentes nos cursos de formação inicial e da instituição em receber estudantes com esse perfil e, ainda, pretende mostrar como os pais dos alunos que tem autismo podem contribuir para dirimir os percalços de seus filhos nesse processo e evidenciar a importância de políticas públicas da Educação Básica ao Ensino Superior para materializar na prática o processo de inclusão. A abordagem metodológica se configura como um estudo de caso e os dados apresentados foram produzidos por meio de entrevistas e conversas informais com a mãe do estudante com autismo e relatos de experiências da equipe gestora da universidade. Diante das dificuldades apresentadas, a gestão, mesmo inexperiente neste assunto, buscou realizar ações que pudessem garantir melhores condições a esse estudante no decorrer do curso.

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Biografia do Autor

Ivone Jesus Alexandre, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora em Sociologia. Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Professora Adjunta na área de metodologia de ensino na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Grupo de Pesquisa em Politicas Publicas, Inclusão, diversidade e Diferença (PPIDD).

Edneuza Alves Trugillo, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (UNIDERP). Professora Adjunta na área de metodologia de Ensino na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

Patrícia Alzira Proscêncio, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Assessora pedagógica na rede municipal de ensino de Sinop- MT.

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Publicado

2024-03-31

Como Citar

ALEXANDRE, Ivone Jesus; TRUGILLO, Edneuza Alves; PROSCÊNCIO, Patrícia Alzira.
Tem um aluno autista na minha sala! - desafios da educação inclusiva no curso de Pedagogia da Unemat de Sinop
. Revista Educação e Emancipação, v. 17, n. 1, p. 88–106, 31 Mar 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21048. Acesso em: 3 dez 2024.

Edição

Seção

Artigos