Avaliação da qualidade do ensino superior português: uma visão sobre o panorama atual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.19

Palavras-chave:

Ensino Superior, avaliação, qualidade

Resumo

O estudo, de carácter qualitativo, levado a cabo no presente trabalho debruça-se sobre a avaliação institucional e gestão da qualidade nas Instituições de Ensino Superior (IES) em Portugal. Atendendo à estruturação do ensino superior português, caraterizado pelo seu sistema binário, que integra o ensino universitário e o ensino politécnico, em instituições públicas e instituições privadas, o estudo procura analisar criticamente a legislação que tutela este processo de avaliação das IES em Portugal e a forma como esta se desenrola. A avaliação institucional e a gestão da qualidade das IES enquadram-se numa complexa relação entre a lei nacional e as relações internacionais, o que se reforçou após o processo de Bolonha, emergente no recente contexto de globalização. As IES desempenham um papel central e fundamental na sua avaliação, pois é por elas que passa o processo de garantia interna da qualidade, através do âmbito de autonomia institucional, e são também avaliadas externamente, tarefa que, por sua vez, se encontra a cargo da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), membro da European Association for Quality Assurance (ENQA). A essência da avaliação do ensino superior português qualifica-se em processos complexos, interligados e inseridos num contexto europeu e mundial, sobre os quais faz sentido falar-se de accountability, de responsabilização e de prestação de contas. Uma das consequências deste processo de avaliação, que preocupa a comunidade científica, é a tendência “monorracional” das IES, que deve ser evitada, em prol da pluralidade na oferta e diversidade institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

João Pedro Carvalho Caseiro, Universidade de Coimbra

Mestre em Administração Educacional pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra). Doutorando em Ciências da Educação na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

Referências

A3ES. Manual para o Processo de Avaliação Institucional no Ensino Superior. 1a Versão. 2017. Acesso: https://www.a3es.pt/sites/default/files/Manual%20Avalia%C3%A7%C3%A3o%20Institucional_V1.0_Jan2017_0.pdf

A3ES. Guião para Elaboração do Relatório de Avaliação/Acreditação de Ciclos de Estudo em Funcionamento. 2018. Acesso: https://www.a3es.pt/sites/default/files/Gui%C3%A3o_AACEF%202018-2023_PT_V1.0.pdf

A3ES. Plano Estratégico. https://www.a3es.pt/pt/o-que-e-a3es/plano-estrategico.

BARREIRA, Carlos; BIDARRA, Maria Graça; VAZ REBELO, Maria; ALFERES, Valentim. A avaliação de escolas na interface com outros sistemas de avaliação e o seu contributo para o desenvolvimento organizacional e profissional. Porto: Porto Editora, 2020. 101-119 p.

BARROS, António. Educação e Legislação: Desafios para o Aprendizado Político e a Cultura Democrática. 37. ed. Campinas: Educ. Soc., 2004. 861-872 p. v. 136.

Direção-Geral do Ensino Superior. Sistema de Ensino Superior Português. S.D. https://www.dges.gov.pt/pt/pagina/sistema-de-ensino-superior-portugues?plid=371

DUARTE, Jonathan. O impacte da acreditação da A3ES na gestão da qualidade no ensino superior. Instituto Politécnico de Pomar. (Dissertação de Mestrado). 2018. https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/21305/1/O%20Impacte%20da%20Acredita%c3%a7%c3%a3o%20da%20A3ES%20na%20Gest%c3%a3o%20da%20Qualidade%20no%20Ensino%20Superior%20-%20Um%20estudo%20de%20caso%20no%20IPT%20-%20Jonathan%20Duarte%202017.pdf

ENQA. About ENQA. https://www.enqa.eu/about-enqa/

EURYDICE. Quality Assurance in Higher Education – Portugal. https://eacea.ec.europa.eu/national-policies/eurydice/content/quality-assurance-higher-education-53_en

LIMA, Licínio. A avaliação institucional como instrumento de racionalização e o retorno à escola como organização formal. Educação e Pesquisa, 41(especial), 2015. 1339-1352. https://dx.doi.org/10.1590/S1517-9702201508142521

MARTINS, Filipa. A A3ES como Entidade Reguladora Independente: natureza e regime jurídico. Universidade do Porto. 2013. https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/71487/2/24742.pdf

PORTUGAL. Lei nº 38/97, de 21 de novembro de 1994. Diário da República: 1ª série - N.º 269/1994. https://dre.pt/application/file/a/550772

PORTUGAL. Lei nº 38/2007, de 16 de agosto de 2007. Diário da República: 1.ª série - N.º 157. https://dre.pt/application/file/637086

RAPOSO, Nicolau. A Qualidade no Ensino Superior – Exigências e Limitações. Revista Portuguesa de Pedagogia, 2011. 337-37.

SILVA, Natacha; MACHADO, Ana; GOMES, José. Quality in higher education in Portugal the A3ES certifying entity: Accreditation of IQAS and institutional accreditation at one Portuguese university. 2019. http://repositorio.upt.pt/jspui/bitstream/11328/2846/1/406.pdf

Downloads

Publicado

2024-08-15

Como Citar

CASEIRO, João Pedro Carvalho.
Avaliação da qualidade do ensino superior português: uma visão sobre o panorama atual
. Revista Educação e Emancipação, v. 17, n. 2, p. 79–99, 15 Ago 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21211. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos