História da África

um levantamento bibliográfico com vista aos 20 anos da Lei 10.639/2003

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.58

Palavras-chave:

história da África, lei 10.639/2003, levantamento bibliográfico

Resumo

Em 2003, a promulgação da Lei 10.639, que tornou obrigatório o ensino de História africana e afro-brasileira, e mais tarde a indígena, de acordo com a Lei 11.645, de 2008, que atualizou a anterior, possibilitou a entrada desses temas no ensino básico e acadêmico, porém há desafios em torno de sua efetivação. Neste artigo, apresenta-se uma análise das pesquisas levantadas em revisão bibliográfica cujo tema central foi a História da África. Utilizando-se a metodologia do Estado da Arte (EA), investiga-se o que se tem produzido acerca da temática e expõem-se suas lacunas. Conclui-se que apesar dos avanços, ainda que de forma lenta, como apontado em geral nas pesquisas, é preciso formular e aplicar eficientemente políticas públicas em prol da efetivação do tema na formação dos professores e nas práticas do ensino básico. O artigo faz parte de um projeto de iniciação científica composto por duas pesquisadores e a orientadora sobre História da África e afro-brasileira, que objetiva desenvolver um material didático como produto final.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mírian Cristina de Moura Garrido, Universidade de Taubaté

Pós-doutora em História pela UNIFESP. Professora Visitante Universidade de Taubaté.

Isabella Cristine Cesar dos Santos, Universidade de Taubaté

Graduanda em História (Licenciatura) na Universidade de Taubaté. Bolsista PIBIC/CNPq,

Anna Romancene Dias da Silva , Universidade de Taubaté

Graduanda em História (Licenciatura) na Universidade de Taubaté. Bolsista PIBIC/UNITAU.

Referências

BELOTO, Gisele Maria. Material didático de história com vista à Lei nº 10.639/03: Uma construção de Política Educacional. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas. Disponível em: < https://repositorio.sis.puc-campinas.edu.br/handle/123456789/16358?locale-attribute=en>. Acesso em 27 set. 2022.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar. Tese de Doutorado em História, Universidade de São Paulo, 1993.

CHARTIER, Roger. A História Cultural Entre Práticas e Representações. 2 ed. Miraflores: DIFEL 82, Janeiro 2002.

CHARTIER, Roger. Leituras e leitores na França do Antigo Regime. Tradução: Álvaro Lorencini. São Paulo: Editora Unesp, 2004.

CHARTIER, Roger. A mão do autor e a mente do editor. São Paulo: Editora Unesp, 2014, 1ª ed. p. 7-151.

DOS SANTOS, Marcio Antonio Raiol et al. Estado da arte: aspectos históricos e fundamentos teórico-metodológicos. Revista Pesquisa Qualitativa, v. 8, n. 17, p. 202-220, 2020.

DA SILVA ROSSETTO, Gislaine AR et al. Desafios dos estudos “estado da Arte”: Estratégias de pesquisa na pós-graduação. Educação: Saberes e Prática, v. 2, n. 1, p. 1-15, 2016.

HALL, Stuart. Cultura e representação. Rio de Janeiro: Ed. PUC – Rio: Apicuri, 2016.

LUCIANO, Tiago Ricardo. Currículo e reprodução da desigualdade: análise da Proposta Curricular do estado de São Paulo para a disciplina de História. 2016. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual Paulista. Disponível em: < https://repositorio.unesp.br/handle/11449/148536>. Acesso em 27 set. 2022.

MELO, Leandro da Silva. A história ensinada no tempo presente: o lugar da África nos currículos de História e proposição de atividades. 2019. 70 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, São Gonçalo. Disponível em: < https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/12121>. Acesso em 27 set. 2022.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Edital de convocação, PNLD 2023. Disponível em: < https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/programas-do-livro/consultas-editais/editais/pnld-2024-2027/EditalPNLD2024.pdf>. Acesso em 10 mar. 2023.

MOTA, Bruna Maria Cristina da Silva. Ensino de história e cultura afro-brasileira: uma análise do caderno do professor de história do ensino médio público paulista. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2014. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/110472>. Acesso em 27 set. 2022.

GARRIDO. Mirian Cristina de Moura. 2011. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis. p. 172. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/93371>. Acesso em 28 jan. 2023.

SILVA, Anelise Domingues da. A História da África em uma coleção de Livros Didáticos produzidos para o PNLD/EM (2008 – 2017). 2018. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas. Disponível em: < http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4335>. Acesso em 27 set. 2022.

PEREIRA, Rinaldo Pevidor. Potencialidades do Jogo Africano Mancala IV para o campo da educação matemática, história e cultura africana. 2016. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza, 2016. Disponível em <https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21228>. Acesso em 27 set. 2022.

PORFÍRIO, Welington Ernane. Negros e indígenas nos livros didáticos: das lutas à obrigatoriedade: um estudo sobre o material do Sistema Positivo de Ensino. Dissertação (Mestrado em História) Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2015. Disponível em: < https://ri.ufmt.br/handle/1/786>. Acesso em 27 set. 2022.

QUIJANO, A. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005, p. 117-142.

VEIGA, Luciana da. Um mundo em agonia: a representação da África e do negro brasileiro em escolas da região do Alto Uruguai. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas. 2018. Disponível em: < https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2408>. Acesso em 27 set. 2022.

Downloads

Publicado

2023-11-20

Como Citar

GARRIDO, Mírian Cristina de Moura; SANTOS, Isabella Cristine Cesar dos; SILVA , Anna Romancene Dias da.
História da África: um levantamento bibliográfico com vista aos 20 anos da Lei 10.639/2003
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 3, p. 555–584, 20 Nov 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21451. Acesso em: 23 nov 2024.