As políticas afirmativas e seus enquadramentos na iniciação científica

performances dos egressos do PIBIC-AF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.61

Palavras-chave:

políticas afirmativas, formação de pesquisadores, PIBIC-AF

Resumo

As desigualdades étnico-raciais na Ciência ocupam lugar de destaque nas pautas das principais agências de fomento à pesquisa. De maneira oposta, como justificativa para essa condição, ainda repercutem os discursos sobre a defasagem no desempenho de graduandos cotistas. Este trabalho buscou conhecer as políticas afirmativas voltadas para a formação inicial de pesquisadores, com ênfase na evolução dos egressos do Programa Institucional de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-AF) nos Campos Acadêmico e Científico. Nesta pesquisa, de cunho quantitativo, foram utilizados os dados disponíveis em três plataformas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o “Fomento Nacional”, o “Portal Memória — Histórico bolsa/ano” e a “Plataforma Lattes”. O ScriptLattes foi a ferramenta utilizada para extrair informações dos 12.890 Currículos Lattes avaliados, todos pertencentes aos egressos do PIBIC e do PIBIC-AF e oriundos da Grande Área das Ciências da Saúde. Inicialmente, foi estabelecida uma síntese dos programas contextualizando-os com a expansão do ensino superior. Também foi realizada uma análise comparativa entre os resultados obtidos pelos egressos do PIBIC-AF e aqueles observados para os egressos do PIBIC, segundo parâmetros empregados nas avaliações do CNPq e outros que se mostraram convenientes. As análises estatísticas revelaram a paridade entre os dois programas na maioria dos quesitos avaliados, porém evidencia uma discrepância quanto à ocupação das posições de poder. Como forma de aperfeiçoamento do PIBIC-AF, destaca-se a elaboração de políticas públicas e institucionais que contribuam para a ampliação das vagas; para a promoção do acesso aos Programas de Iniciação Científica; e para garantia da ocupação das posições de destaque na Ciência e na Academia por negros, indígenas e quilombolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciana Rodrigues Lessa, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade Severino Sombra. Doutoranda em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Integrante do Grupo de Estudos sobre Desigualdade na Educação e na Saúde (GEDES).

Tamiris Pereira Rizzo, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  Professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo. É integrante do Grupo de Estudos sobre Desigualdades na Educação e na Saúde (GEDES) e do Núcleo de Estudos de Gênero e Relações Étnico-Raciais na Educação Audiovisual em Ciências e Saúde (NEGRECS).

Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado pela Universidade de Barcelona. Professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Diretor de Políticas e Programas de Educação Superior da SESu/MEC. Coordenador do Grupo de Estudos sobre Desigualdades na Educação e na Saúde (GEDES).

Referências

ALVES, Elis Dener Lima. Pós-graduação: gargalos e desafios à efetiva abertura científica. Revista Sapiência: sociedade, saberes e práticas educacionais, v. 1, n. 2, 2012. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/sapiencia/article/view/2695. Acesso em: 20 out. 2022.

ALVIM, Flávia Sousa; GARCIA, Fernando Coutinho. Mercantilização do ensino superior: uma análise sob a ótica dos coordenadores de curso de instituição privada. Revista Brasileira de Administração Científica, v. 8, n. 2, p. 1-15, 2017. Disponível em: https://www.sustenere.co/index.php/rbadm/article/view/SPC2179-684X.2017.002.0001 . Acesso em: Acesso em: 19 dez. 2022.

BATTINI, Okçana; REIS, Sandra Regina; FRANÇA, Cyntia Simioni. A Legislação em EAD como Margem para o Estabelecimento de Programas de Iniciação Científica. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 17, n. 3, p. 202-208, 2016. Disponível em: https://revistaensinoeeducacao.pgsskroton.com.br/article/view/4157. Acesso em: em: 10 dez. 2022.

BONIN, Jiani Adriana. Reflexões sobre a formação de iniciação científica em perspectiva cidadã. Conexão: Comunicação e Cultura, v. 14, n. 28, 2015. Disponível em: https://redib.org/Record/oai_articulo1029214-reflex%C3%B5es-sobre-a-forma%C3%A7%C3%A3o-de-inicia%C3%A7%C3%A3o-cient%C3%ADfica-em-perspectiva-cidad%C3%A3. Acesso em: 15 dez. 2022.

BOURDIEU, Pierre. The Specificity of the Scientific Field and the Social Conditions of the Progress of Reason. Social Science Information, 14, n° 6, p. 304-317, 1975.

BOURDIEU, Pierre; CHAMPAGNE, Patrick. Os Excluídos do Interior. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (org.). Escritos de educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998b. p. 217-227.

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 30 ago. 2012. Seção 1, p. 1.

BRIDI, Jamile Cristina Ajub. Atividade de pesquisa: contribuições da iniciação científica na formação geral do estudante universitário. Olhar de professor, v. 13, n. 2, p. 349-360, 2010. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/2521. Acesso em: 15 jun. 2020.

CARDOSO, Olinda Nogueira Paes; MACHADO, Rosa Teresa Moreira. Gestão do conhecimento usando data mining: estudo de caso na Universidade Federal de Lavras. Revista de administração pública, v. 42, p. 495-528, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/110258/28665. Acesso em: 20 mar. 2023.

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPq). Relatório Institucional 2007-2009. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados. Acesso em: 20 fev. 2023.

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPq). Plataforma Lattes - fomento. Investimentos do CNPq em CT&I, 2018. Disponível em: http://fomentonacional.cnpq.br/dmfomento/home/fmtmenu.jsp?op=1&sop=1. Acesso em: 20 nov. 2018.

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO (CNPq). Resolução normativa 017 de 2006. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 jul. 2006.

DALLABONA, Carlos Alberto; SCHIEFLER FILHO, Marcos Flávio de Oliveira. Desempenho acadêmico de estudantes oriundos de escolas públicas: cursos de graduação do campus Curitiba da UTFPR. In: Anais do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Blumenau, SC, Brasil. s, 2011. Disponível em: http://www.abenge.org.br/cobenge/legado/arquivos/8/sessoestec/art2040.pdf. Acesso em: 17 mar. 2023.

DIGIAMPIETRI, Luciano et al. Minerando e Caracterizando Dados de Currículos Lattes. In: Brazilian workshop on social network analysis and mining, 2012. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/brasnam/article/view/6868. Acesso em: 217 set. 2021.

ESTÁCIO, Letícia Silvana dos Santos. A importância do Currículo Lattes como ferramenta que representa a ciência, tecnologia e inovação no país. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, v. 22, n. 2, p. 300-311, 2017. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6484974. Acesso em: 18 dez. 2020.

HOCHMAN, Gilberto. A ciência entre a comunidade e o mercado: leituras de Kuhn, Bourdieu, Latour e Knorr-Cetina. Filosofia, história e sociologia das ciências, v. 1, p. 199-231, 1994. Disponível em: https://www.academia.edu/download/30857186/portocarrero-9788575414095-10.pdf. Acesso em: 20 dez. 2020.

MARTINS, Carlos Benedito. A reforma universitária de 1968 e a abertura para o ensino superior privado no Brasil. Educação e Sociedade, v.30, n.106, p. 15–35, 2009.

MASSI, Luciana; QUEIROZ, Salete Linhares. Estudos sobre iniciação científica no Brasil: uma revisão. Cadernos de Pesquisa, v. 40, p. 173-197, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/sbMpbTCj34fBkxn35Ct45Nm/?lang=pt&format=html. Acesso em: 20 dez. 2020.

MASSI, Luciana; QUEIROZ, Salete Linhares. Pesquisas sobre iniciação científica no Brasil: características do seu desenvolvimento nas universidades e contribuições para os graduandos. Revista Brasileira de iniciação científica, v. 1, n. 1, p. 38-64, 2014. Disponível em: https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/IC/article/view/12. Acesso em: 01 dez. 2022.

MUGNOL, Márcio; GISI, Maria Lourdes. Avaliação de políticas públicas educacionais: os resultados do Prouni. CONJECTURA: filosofia e educação, Caxias do Sul, p. 122-139, 2013. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/236118146.pdf. Acesso em: 01 jan. 2023.

NASCIMENTO, Tarcília Edna Fernandes do. As cotas na Medicina: perfil, desempenho e percepções. 2015. 241 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-Graduação em Ciências

Sociais. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/handle/1/8488. Acesso em: 17 mar. 2023.

OLIVEIRA, Adriano de; BIANCHETTI, Lucídio. Estudantes do ensino médio e o ensino superior: explicitando o modus operandi dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 100, p. 464-480, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/tt6cwkFhtz9V3HGRCWxp8TS/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 dez. 2020.

OLIVEIRA, Iolanda de. Negros e educação no Brasil: uma entrevista com o coração de uma militante acadêmica. Perspectiva, v. 28, n. 01, p. 213-224, 2010. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/filosofiaalema/article/view/154074>. Acesso em: 20 dez. 2022.

PINHO, Maria José de. Ciência e ensino: contribuições da iniciação científica na educação superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 22, p. 658-675, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/T33wvHSY5PvjWvdpfMmmTby/?lang=pt&format=html. Acesso em: 02 dez. 2022.

PIRES, Andréa de Paula. Os conceitos de campo científico, habitus científico e capital científico na análise da formação de pesquisadores para o campo da Política Educacional. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 7, p. 1-17, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/T33wvHSY5PvjWvdpfMmmTby/?lang=pt&format=html. Acesso em: 02 dez. 2022.

PIOTTO, Hayslla Boaventura. O Programa de Treinamento em Pesquisa Médica (MD-PHD), sua estruturação e difusão no Brasil. 2020. 160f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. 2020. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/217623. Acesso em: 15 dez. 2022.

SANTOS, Lissandra. Helena. Barros. A contribuição do CNPq para a formação de recursos humanos para pesquisa: uma avaliação de impacto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica–PIBIC. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Programa de Mestrado Profissional em Políticas Públicas. Universidade Católica de Brasília, 2021. Disponível em: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2822. Acesso em: 16 mar. 2023.

SCARTEZINI, Natalia. Introdução ao método de Pierre Bourdieu. Cadernos de Campo, n. 14, v.15, p, 25-37. 2011. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/cadernos/article/view/5159. Acesso em: 15 jan. 2022.

TERRA, Ricardo Ribeiro. Humboldt e a formação do modelo de universidade e pesquisa alemã. Cadernos de Filosofia Alemã: Crítica e Modernidade, v. 24, n. 1, p. 133-150, 2019.

TEIXEIRA, J. C et al. Dinâmica de distribuição de fontes de capitais científicos entre docentes / pesquisadores de um programa de pós-graduação stricto-sensu de uma universidade pública. Avaliação, v. 17, n. 1, p. 179-206, 2012.

Downloads

Publicado

2023-11-20

Como Citar

LESSA, Luciana Rodrigues; RIZZO, Tamiris Pereira; FONSECA, Alexandre Brasil Carvalho da.
As políticas afirmativas e seus enquadramentos na iniciação científica: performances dos egressos do PIBIC-AF
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 3, p. 638–663, 20 Nov 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21549. Acesso em: 28 dez 2024.