Memória e letramento racial no Ensino Médio: táticas para aplicabilidade das leis 10.639/03 e 11.645/08 nas escolas

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DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n1.2024.6

Palavras-chave:

letramento racial, memória, narrativas

Resumo

Este texto aborda a relação entre memória, letramento racial e as práticas pedagógicas estabelecidas a partir das leis 10.639/03 e 11.645/08 que obrigam o ensino de história e da cultura afro-brasileiras e indígenas nas redes escolares. Tanto a leitura quanto a escrita passaram por sensibilidades que carregaram apagamentos de corpos negros. A metodologia empregada foi uma revisão de literatura, seguida de um relato de experiência. No texto, fornecemos modelos de práticas pedagógicas que combatem o epistemicídio através de narrativas descolonizadas. A memória é fundamental para a construção da identidade e para a compreensão do mundo ao nosso redor. Concluímos que, no contexto educacional, reconhecer a importância da memória coletiva sobre o indivíduo é fundamental na produção dos saberes antirracistas.

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Biografia do Autor

Ronald Lopes, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Mestre em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Doutorando em História pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Coordenador do Coletivo de Pesquisa Ativista Psicanálise, Educação e Cultura. Pesquisador do Laboratório de Estudos de Gênero e Sexualidade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (LEGESEX/UFRRJ), do Grupo ÁFRICAS: Sociedade, Política e Cultura do Grupo de Pesquisa Interinstitucional (UERJ-UFRJ).

Ligia Emanuela Costa Alves, Secretaria de Educação do Estado do Maranhão

Especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Maranhão. Professora na Secretaria de Educação do Estado do Maranhão. Secretária Executiva do Instituto Valdenia Menegon; Integrante do Grupo de Pesquisa Audre Lorde da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

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Publicado

2024-03-31

Como Citar

LOPES, Ronald; ALVES, Ligia Emanuela Costa.
Memória e letramento racial no Ensino Médio: táticas para aplicabilidade das leis 10.639/03 e 11.645/08 nas escolas
. Revista Educação e Emancipação, v. 17, n. 1, p. 107–128, 31 Mar 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21550. Acesso em: 27 dez 2024.

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Artigos