No movimento também tem educação

perspectivas emancipatórias da luta antirracista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v16n3.2023.52

Palavras-chave:

movimento negro, educação, UNEGRO/Caxias-MA

Resumo

Nos últimos três anos toda a humanidade vivenciou o poder de uma pandemia, que afetou todos os países e povos e deixou marcas indeléveis. No que se refere à realidade brasileira, a pandemia da Covid-19 afetou de formas diferentes os grupos sociais e raciais, escancarando, assim, a desigualdade racial e social do País. No campo da educação, os dados indicam a ampliação do abandono e evasão escolar, cujos números estão mais próximos de populações que residem em territórios marcados pela pobreza. Este artigo é um estudo de caso que tem como foco a análise do trabalho educacional desenvolvido pela UNEGRO/Caxias no Maranhão, entre os anos de 2020 e 2022. O objetivo do artigo é analisar como a Unegro/Caxias, movimento social, estruturou um planejamento de formação que perpassa assuntos relativos ao enfrentamento ao racismo e à valorização da história e da memória dos povos africanos do continente ou em diáspora, garantindo a discussão sobre a questão racial no Brasil. A pesquisa apontou que a entidade possui uma rede de contatos que incide diretamente sobre o sucesso da sua empreitada educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Valdenia Guimarães e Silva Menegon, SEDUC, MA

Doutora em História-PPGH/UNISINOS. Gestora escolar na SEDUC-MA. Professora na SEMECTI/Caxias-MA. Presidenta de honra do Instituto Valdenia Menegon. Vice-Lider do Grupo de Pesquisa Ativista Audre Lorde/UNIR.

Sâmia Valéria Nascimento de Oliveira, Universidade Federal de Rondônia

Mestranda do Mestrado Acadêmico em Educação – UNIR; UNIR. Pesquisadora em Produtividade do Grupo de Pesquisa Ativista Audre Lorde/UNIR.

Geyciele Quézia Silva Dourado, Universidade Federal de Rondônia

Acadêmica de Serviço Social do UniFacema. Presidenta do Instituto Valdenia Menegon. Pesquisadora em Produtividade do Grupo de Pesquisa Ativista Audre Lorde/UNIR.

Referências

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: MEC, 2004a. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-diversas/temas-interdisciplinares/diretrizes-curriculares-nacionais-para-a-educacao-das-relacoes-etnico-raciais-e-para-o-ensino-de-historia-e-cultura-afro-brasileira-e-africana Acesso em: 06 de set. de 2023.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm Acesso em: 06 de set. de 2023.

BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm Acesso em: 06 de set. de 2023.

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm Acesso em: 06 de set. de 2023.

BRASIL. MEC. CNE. Parecer n.º CNE/CP 003. Brasília, 2004b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/cnecp_003.pdf. Acesso em: 09 de set. de 2023.

CARDOSO, Lourenço. Branquitude acrítica e crítica: A supremacia racial e o branco anti-racista. Revista latino americana de Ciências Sociais, Niñez y Juventud. v. 8, n. 1, jan./jun. 2010, p. 607-630. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1692-715X2010000100028&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 06 de set. de 2023.

CARNEIRO, Sueli. Apresentação: o ser e o outro. In CARNEIRO, Sueli. Dispositivo de racialidade: a construção do outro como não ser como fundamento do ser. Rio de Janeiro, 2023. p. 13-23.

CAVALLEIRO, Eliane. Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Selo Negro, 2001.

CNJ. CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. Novos dados do sistema prisional reforçam políticas judiciárias do CNJ. Agência CNJ de Notícias, 2021. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/novos-dados-do-sistema-prisional-reforcam-politicas-judiciarias-do-cnj/# Acesso em: 08 de set. de 2023.

DOMINGUES, Petrônio. Movimento negro brasileiro: alguns apontamentos históricos. Tempo, Niterói, v. 12, n. 23, p. 100-122, 2007. Disponível em: https://www.geledes.org.br/petronio-domingues-movimento-negro-brasileiroalguns-apontamentos-historicos/?gclid=CjwKCAjwgZCoBhBnEiwAz35RwvRXLBgp4tlBM5iBkSx-NJMPBPk_HdC3D5dqMZ8DinYKXhAUTSYhABoCNmwQAvD_BwE. Acesso em: 30 de ag. de 2023.

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário brasileiro de segurança pública. Ano 14, 2020. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/anuario-14/ Acesso em: 02 de set. de 2023.

FÓRUM DE SEGURANÇA PÚBLICA. A violência contra pessoas negras no Brasil. 2022. Disponível em: https://forumseguranca.org.br/publicacoes_posts/a-violencia-contra-pessoas-negras-no-brasil-2022/ Acesso em: 25 de ag. de 2023.

FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Estudantes negros foram os mais afetados pela por abandono escolar durante a pandemia. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/fcc-noticia/abandono-escolar-durante-pandemia/#:~:text=Os%20resultados%20indicam%20que%20o,40%2C6%25%20s%C3%A3o%20negros. Acesso em: 20 de set. de ero23.

GOMES, Nilma Lino. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis: Vozes, 2017.

GROSFOGUEL, Ràmon. Para uma visão decolonial da crise civilizatória e dos paradigmas da esquerda ocidentalizada. In: BERNARDINO-COSTA, Joaz; TORRES, Maldonado-Costa, Nelson. Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

IBGE. Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil. Estudos e Pesquisas - Informação Demográfica e socioeconômica, n. 41. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101681_informativo.pdf Acesso em: 10 de ag. de 2023.

IBGE. Agência de Notícias. Homens pretos e pardos morreram mais de Covid do que brancos em 2020. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/32414-homens-pretos-e-pardos-morreram-mais-de-covid-do-que-brancos-em-2020. Acesso em: 20 de set. de 2023.

MENEGON, Valdenia Guimarães e Silva; ALVES, Lígia Emanuela Costa. Violência às escolas no Brasil: desafios para toda a sociedade. Instituto Valdenia Menegon, 2023 Disponível em: https://institutovaldeniamenegon.com/violencia-as-escolas-no-brasil-desafios-para-toda-a-sociedade/. Acesso em: 25 de maio de 2023.

MORRISON, Toni. A origem dos outros. Companhia das Letras, 2019.

NASCIMENTO, Beatriz. Uma história feita por mãos negras: Relações raciais, quilombolas e movimentos. Organização Alex Ratts. Rio de Janeiro: Zahar, 2021.

PINHEIRO, Bárbara Carine Soares. Como ser um educador antirracista. São Paulo: Planeta do Brasil, 2023.

PNAD. AGÊNCIA IBGE. PNAD Educação 2019: Mais da metade das pessoas de 25 anos ou mais não completaram o ensino médio. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/28285-pnad-educacao-2019-mais-da-metade-das-pessoas-de-25-anos-ou-mais-nao-completaram-o-ensino-medio Acesso em: 25 de ag. de 2023.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (org). Colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, set. de 2005. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2591382/mod_resource/content/1/colonialidade_do_saber_eurocentrismo_ciencias_sociais.pdf Acesso em: 13 de ag. de 2023.

RIBEIRO, Matilde. Mulheres negras em movimento: criações individuais e coletivas por vidas com dignidade e direitos. Práxis Educativa. [s. l.], v. 17, p. 1-18, 2022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19374 Acesso em: 08 de set. de 2023.

UNEGRO/Caxias. Estatuto Social. Caxias/MA, 2020.

Downloads

Publicado

2023-11-20

Como Citar

MENEGON, Valdenia Guimarães e Silva; OLIVEIRA, Sâmia Valéria Nascimento de; DOURADO, Geyciele Quézia Silva.
No movimento também tem educação: perspectivas emancipatórias da luta antirracista
. Revista Educação e Emancipação, v. 16, n. 3, p. 385–410, 20 Nov 2023 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/21571. Acesso em: 23 nov 2024.