The application of Alda Facio Montejo's feminist methodology as a key to understanding the manifestation of sexism in collective entities in basic education
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n1.2024.14Keywords:
sexism, Alda Facio Montejo, teacher unionsAbstract
The objective of the present study is to discuss and analyze the different manifestations of sexism in the context of teachers' collective relationships and within their representative entities, questioning the established gender roles based on the reflections proposed by Alda Facio Montejo in "Cuando el género suena câmbios trae" (1992). To do so, the methodological procedure used was a bibliographic review with a qualitative approach, using the aforementioned work as a theoretical framework. Starting from the problematization of the conception of teaching as a female vocational activity, we explored the six steps developed by Montejo in her feminist methodology to apply the gender lenses in the teaching union relations and verify in which way the different forms of sexism present themselves, besides their impacts. We also point out the advances verified from recent research and the proposals to overcome these oppressions through the awareness of the subjects involved and through a cyclical and collective process.
Downloads
Metrics
References
BAYLOS, Antonio. ¿Para que sirve un sindicato? 2. ed. Madrid: Los Libros de la Catarata, 2021.
DAL ROSSO, Sadi; CRUZ, Hélvia Leite; RÊSES, Erlando da Silva. Condições de emergência do sindicalismo docente. Revista Scielo: Campinas, v. 22, n. 2, p. 111-131, mai./ago. 2011.
FERNANDES, Rafael Simonek. Reformas Institucionais de austeridade e impactos na categoria docente: a atuação do SEPE-RJ entre os anos de (2016-2020). Rio de Janeiro, 2020, 87 f. Monografia (Bacharelado em Direito) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
FERREIRA, Márcia Ondina Vieira. “FALAR SOBRE GÊNERO É FALAR LÁ NO OITO DE MARÇO” – trajetórias de mulheres sindicalistas e seus posicionamentos sobre a importância do gênero no sindicato e na escola. In: Currículo sem Fronteiras, v. 21, n. 1, p. 335-360, jan./abr. 2021.
FERREIRA, Márcia Ondina; CORONEL, Márcia Cristiane Völz Klumb. Sobre a legitimação do campo do gênero na ANPED. Revista Educação e Pesquisa: São Paulo, v. 43, n. 3, p. 815-832, jul./set., 2017. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/136786/132532. Acesso em: 13 mar. 2024.
FERREIRA, Márcia Ondina. Pesquisando gênero e sindicalismo docente: À procura de um referencial para uma temática transdisciplinar. In: ROSSO, Sadi Dal (org.). Associativismo e sindicalismo em educação - Organização e lutas. Biblioteca
FETQUIM. Representação sindical da mulher avançou no Brasil. 2023. Disponível em: http://fetquim.org.br/noticias/representacao-sindical-da-mulher-avancou-no-brasil-3814/. Acesso em: 09 jul. 2023.
GOGNA, Monica. Mulheres nos Sindicatos: Organização, Práticas e Exigências. A participação de mulheres em sindicatos na América Latina. 2021. Disponível em: https://medium.com/qg-feminista/mulheres-nos-sindicatos-organiza%C3%A7%C3%A3o-pr%C3%A1ticas-e-exig%C3%AAncias-b3802eafb9e2. Acesso em: 09 jul. 2023.
HIRATA, Helena; KERGOAT, Danièle. Novas configurações da divisão sexual do trabalho. Revista Scielo: São Paulo, Cadernos de Pesquisa, v. 37, n. 132, p. 595-609, set./dez. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/cCztcWVvvtWGDvFqRmdsBWQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 09 jul. 2023.
HYPÓLITO, Álvaro Moreira. Trabalho docente, classe social e relações de gênero. São Paulo: Papirus, 1997.
HONNETH, Axel. Desrespeito e resistência: a lógica moral dos conflitos sociais. In: Luta por reconhecimento. São Paulo: Editora 34, 2003, p. 253-268.
LOURO, Guacira Lopes. Mulheres na sala de aula. In: PRIORE, Mary Del (org.). História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, p. 443-481, 2004.
MARTINS, Thaís Rodrigues. Memórias militantes: a trajetória de Dodora Mota na luta pela educação pública. Rio de Janeiro, 2019, 148 f. Dissertação (Mestrado em História da Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
MIRANDA, Kênia Aparecida. As lutas dos trabalhadores da educação: do Novo Sindicalismo à ruptura com a CUT. Niterói, 2011. 400 f. Tese (Doutorado em História) – Programa de Pós-graduação em História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2011.
MONTEJO, Alda Facio. Cuando el género suena cambios trae (una metodología para el análisis de género del fenómeno legal). 1. ed. San José, C.R.: ILANUD, 1992.
MONTEJO, Alda Facio. Cuando el género suena cambios trae (una metodología para el análisis de género del fenómeno legal). 1. ed. San José, C.R.: ILANUD, 1992, 156p.
MORANDI, Lucilene; Melo, Hildete Pereira de. Os efeitos da pandemia da covid-19 nas relações de gênero e raça no Brasil. In: Rodrigues, Maria Cristina; BARROSO, Márcia; PESSANHA, Elina (orgs.). Trabalho em tempos de crise: desafios e perspectivas da luta por direitos. Rio de Janeiro: Lumen Juris, p. 41-77, 2022.
RÊSES, Erlando da Silva. De vocação para profissão: sindicalismo docente da educação básica no Brasil. Brasília: Paralelo 15, 2015, 196p.
TARROW, Sidney. O poder em movimento. Petrópolis: Vozes, 2009.
VIANNA, Cláudia Pereira. A produção acadêmica sobre organização docente: ação coletiva e relações de gênero. Educação & Sociedade, v. 22, n. 77, p. 100-130, 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/W98RfJdzVjqNVrsKYtw89rq/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 30 ago. 2022.
YANNOULAS, Silvia Cristina. Educar: una Profesión de Mujeres? La Feminización del Normalismo y la Docencia en Brasil y Argentina 1870-1930). Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos: Brasília, v. 74, n. 178, p. 713-738, set./dez. 1993. Disponível em: http://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1171/910. Acesso em: 30 ago. 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Educação e Emancipação

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Transferência de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas):
- Certifico que participei da elaboração deste trabalho;
- Não omitir qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Certifico que o texto é original isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Certifico que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto estiver sendo analisado e com a possibilidade de sua publicação pela Revista Educação e Emancipação;
- Transfiro os direitos autorais do trabalho submetido à Revista Educação e Emancipação, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia autorização seja solicitada por escrito à Revista Educação e Emancipação e esta a conceda.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.










