A reprodução contemporânea: o papel e os limites da educação superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e23091

Palavras-chave:

ensino superior, mobilidade social, reprodução

Resumo

A sociedade tem passado por mudanças importantes, especialmente devido às tecnologias digitais. Nessa senda, causam espécie os recentes índices de queda na procura pelo ensino superior atrelados ao aumento exponencial na busca por cursos a distância. No caso das universidades públicas, o cenário é alarmante, com salas de diversos cursos cada vez mais vazias. A fim de refletir sobre esse fenômeno, este texto se trata de um ensaio, retomando contribuições teóricas, sobretudo da teoria bourdieusiana, no tocante ao papel da escola enquanto reprodutora da ordem social. Tem-se como objetivo geral discutir o papel e os limites da educação superior na contemporaneidade. Em termos procedimentais, foram resgatadas, por meio de revisão narrativa, contribuições de diferentes autores, em especial de Pierre Bourdieu. Assim, discute-se as tendências de desburocratização e flexibilização atinentes ao capitalismo contemporâneo. Propõe-se uma análise da assim chamada ideologia do empreendedorismo com vistas a demonstrá-la como uma espécie de sucedânea do vislumbre de mobilidade social outrora prometido pela educação superior. Conclui-se que é mister (re)pensar sobre as características histórico-sociais hodiernas, relacionando-as aos papeis e aos limites da educação institucionalizada. Longe de questionar a importância da universidade, propõe-se uma reflexão quanto ao seu alinhamento em face de uma sociedade cada vez mais flexível, volátil e carente de pensamento crítico.

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Biografia do Autor

Braian Veloso, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE-UFSCar). Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (PPGS-UFSCar). Professor na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (Grupo Horizonte-UFSCar).

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Publicado

2025-10-30

Como Citar

VELOSO, Braian.
A reprodução contemporânea: o papel e os limites da educação superior
. Revista Educação e Emancipação, v. 18, p. e–23091, 30 Out 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/23091. Acesso em: 4 nov 2025.

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