A transformação da identidade docente no Novo ensino médio: professor ou orientador?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.30

Palavras-chave:

trabalho docente, Novo Ensino Médio, projeto de vida

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a transformação da identidade do professor a partir da implementação do Novo ensino médio (lei nº 13.415 de 2017). Tendo como recorte o componente curricular Projeto de vida, propomos uma análise sobre a transformação do professor na figura do orientador. A alteração na identidade profissional dos educadores é permeada por um movimento de modificação do perfil docente, desta vez, mais alinhado a uma ideia de orientador para o autoconhecimento e para o trabalho socioemocional dos estudantes. O método de análise é o da reconstrução sociológica dos documentos normativos. A perspectiva da metodologia sociológica contribuiu para compreendermos a identidade docente subjacente aos documentos normativos do Novo ensino médio. Nesse sentido, a análise aponta para o cenário complexo de transformação da identidade docente e das possibilidades de resistência dos educadores. As mudanças na identidade do professor trazem consigo, por um lado, o potencial reflexivo para o desenvolvimento da produção de projetos de vida emancipadores, por outro lado, são também o reflexo da precarização do trabalho docente, na medida em que o professor incorpora em seu labor diário funções de profissionais como psicólogo e educador educacional. Concluímos o artigo com uma reflexão sobre o potencial do Projeto de vida como meio de enfrentamento ao problema do não-pertencimento escolar, a partir de uma prática pedagógica de fomento a autonomia e de escuta da juventude.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Wanderson Barbosa dos Santos, Universidade de Brasília

Doutor e mestre em sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Professor substituto da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

Referências

ANTUNES, Ricardo. O privilégio da servidão - o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2020.

BOCK, Silvio. Orientação profissional para as classes populares. São Paulo: Cortez, 2010.

CASTRO, Bárbara. Trabalho perpétuo: o viés de gênero e o ideal de juventude no capitalismo flexível. Lua Nova: Revista de cultura e política. P.169-199, 2016.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e trabalho: bases para debater a educação profissional emancipadora. Perspectiva, v.19, n.1, p. 71-87, 2001.

HARVEY, David. A condição pós-moderna. Uma pesquisa sobre as Origens da Mudança Cultural. São Paulo: Edições Loyola, 1992.

BRASIL. Lei nº 13.415 de 16 de fevereiro de 2017. Institui o Novo ensino médio. 2017.

BRASIL. Base nacional comum curricular, 2017.

DISTRITO FEDERAL. SECRETARIA DE ESTADO E EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL. Caderno Orientador Projeto de vida, 2022.

FIRJAN SESI. PNUD. Combate à evasão no ensino médio – Desafios e oportunidades. 2023.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação e trabalho: bases para debater a educação profissional emancipadora. Perspectiva, v.19, n.1, p. 71-87, 2001.

GAULEJAC, de Vincent. A neurose de classe. Trajetória social e conflitos de identidade. São Paulo: Via Lettera, 2014.

GAULEJAC, de Vincent. As origens da vergonha. São Paulo: Via Lettera Editora e Livraria, 2006.

GOFFMAN, Erving. Manicômios, prisões e conventos. São Paulo. Editora Perspectiva, 1974.

HAN, Byung Chul. Sociedade do cansaço. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2017.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.

Downloads

Publicado

2024-08-15

Como Citar

SANTOS, Wanderson Barbosa dos.
A transformação da identidade docente no Novo ensino médio: professor ou orientador?
. Revista Educação e Emancipação, v. 17, n. 2, p. 295–316, 15 Ago 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/23179. Acesso em: 27 set 2024.

Edição

Seção

Artigos