Revelando o Invisível: as experiências de discriminação racial entre estudantes universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v17n2.2024.28

Palavras-chave:

discriminação racial, ensino superior, estudante

Resumo

A discriminação racial pode ser definida como toda distinção, restrição, preferência ou exclusão baseada em raça, cor, descendência ou origem nacional ou étnica. O estudo teve como objetivo caracterizar as experiências de discriminação racial sofrida por estudantes aniversários. A amostra foi composta por 751 estudantes universitários de cinco instituições do ensino superior públicas e privadas do estado do Ceará. A  coleta de dados foi realizada no período de junho a dezembro de 2023 de forma presencial e online.  A escala de Experiência de Discriminação Racial foi o instrumento utilizado. A maioria dos participantes são sexo feminino 52,5%, se autodeclaram pardos 58,5%. Os homens revelaram ter sofrido mais discriminação do que as mulheres com 32,3%, também demonstraram mais preocupação quanto aos aspectos discriminatórios 40,9%. Em relação a resposta ao tratamento injusto, 75,9%  das mulheres tentam fazer alguma coisa contra isto. Esses achados destacam a importância de abordar o racismo e suas consequências na vida dos estudantes universitários, bem como a necessidade de políticas e práticas que promovam a equidade e a justiça social nas universidades e na sociedade em geral.

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Biografia do Autor

Eliany Nazaré Oliveira, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora associada da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Coordenadora Docente da Liga Interdisciplinas em Saúde Mental - LISAM.

Marcos Pires Campos, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Enfermeiro Assistencial no hospital Estadual Leonardo da Vinci.

Paulo Jorge Almeida Pereira, Universidade Católica Portuguesa

Doutor em Química pela Universidade Nova de Lisboa. Professor auxiliar na Universidade Católica Portuguesa, Portugal.

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Publicado

2024-08-15

Como Citar

OLIVEIRA, Eliany Nazaré; CAMPOS, Marcos Pires; PEREIRA, Paulo Jorge Almeida.
Revelando o Invisível: as experiências de discriminação racial entre estudantes universitários
. Revista Educação e Emancipação, v. 17, n. 2, p. 255–275, 15 Ago 2024 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/23262. Acesso em: 21 nov 2024.

Edição

Seção

Artigos