“A Educação é um templo Augusto”: memórias do Colégio Leopoldo a partir das imagens escolares
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e23493Palavras-chave:
fotografias escolares, Colégio Leopoldo, Nova IguaçuResumo
O presente artigo tem como objetivo tecer algumas notas sobre o uso das imagens escolares enquanto possibilidade de construção/perpetuação de uma memória escolar local. As fotografias escolares se consolidaram como importante categoria de análise dos microcosmos educacionais. Estudos como de Barros (1992), Burke (2004), Kossoy (1989) e Vidal e Abdala (2005), por exemplo, já demonstravam as potencialidades das imagens e os devidos cuidados ao se debruçar sobre suas produções. Os vestígios fotográficos fornecem outras interpretações possíveis dos espaços por eles permeados e dos sujeitos que por ali transitam. Em diálogo com a proposta aqui abordada, objetiva-se apresentar as experiências imagéticas produzidas pelo intelectual Leopoldo Machado em sua instituição escolar, o Colégio Leopoldo no distrito-sede de Iguaçu, localizado na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, no final da década de 1930, enquanto possibilidade de construção de uma memória imagética/afetiva local. Espera-se, com esse artigo, colaborar na compreensão das ricas e múltiplas histórias da educação na Baixada Fluminense.
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