Democracia contemporânea, gestão democrática da escola e a crise republicana no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e23776

Palavras-chave:

democracia, gestão democrática da escola, legislação educacional

Resumo

A análise das relações entre a democracia e a educação, contribui para debatermos as formas e expressões da gestão democrática da escola. O objetivo deste artigo é o de percebermos, a partir de um exercício de reflexão teórica, os nexos entre a sinuosa experiência republicana brasileira com a democracia e as suas implicações sob a gestão democrática das instituições escolares considerando os dispositivos normativos da Constituição de 1988 e da legislação educacional, bem como discutirmos a polissemia do termo da democracia contemporânea e de suas crises políticas.

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Biografia do Autor

Lincoln de Araújo Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPFH/UERJ). Professor Associado da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FEBF/UERJ). Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas em Educação: pensamento social e democracia na América Latina (GP Pense).

Leandro Marins Sarmento, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Educação, Cultura e Comunicação pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FEBF/UERJ). Técnico universitário II da Faculdade de Tecnologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FAT/UERJ). Membro do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas em Educação: pensamento social e democracia na América Latina (GP Pense).

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Publicado

2025-09-24

Como Citar

SANTOS, Lincoln de Araújo; SARMENTO, Leandro Marins.
Democracia contemporânea, gestão democrática da escola e a crise republicana no Brasil
. Revista Educação e Emancipação, v. 18, p. e–23776, 24 Set 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/23776. Acesso em: 4 nov 2025.

Edição

Seção

Artigos