Reforma empresarial e controle em larga escala: avaliação externa como instrumento de adequação das escolas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e23813%20

Palavras-chave:

Avaliação externa em larga escala, reforma empresarial, militarização da educação

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar os impactos que a avaliação externa impõe sobre as formas plurais de ensinar e aprender, sobre o trabalho docente e sobre a política educacional no que se refere à militarização da educação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental com vistas a averiguar o papel central que a avaliação externa, com destaque para o PISA, desempenha para articular a reestruturação da atuação do Estado, por meio de mudanças impostas à gestão educacional e ao currículo escolar. Com base na pesquisa bibliográfica inicial, procedeu-se a análise de documentos técnicos e entrevistas em fontes secundárias para abranger e articular todos os processos desencadeados pela política de avaliação externa. Considerou-se que esta é uma política que conforma a reorganização do trabalho escolar e a formação de novas subjetividades, sem que o Estado abra mão de seu papel ativo neste processo. Por fim, relembrando o trágico massacre de Nochixtlán em 2016, que teve a avaliação docente de caráter punitivo como estopim para o conflito social, refletiu-se sobre a contribuição decisiva que a avaliação externa aporta para a militarização da educação, reforçando que por estes motivos o Estado atua em colaboração com reformas empresariais e autoritárias da educação, tendo na avaliação externa um instrumento de pressão para implementar estas políticas.   

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Biografia do Autor

Ana Maria Stabelini, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC - Câmpus Marília), no Departamento de Administração e Supervisão Escolar (DASE). Integra o grupo de pesquisa Organizações e Democracia (GPOD)

João Francisco Migliari Branco, Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo (FEUSP)

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP), no Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação (EDA). Integra o grupo de pesquisa Poder Político, Educação, Lutas Sociais (GPEL) e Grupo de Pesquisa sobre educação, relações étnicos-raciais, gênero e religião (Fateliku).

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Publicado

2025-07-15

Como Citar

STABELINI, Ana Maria; BRANCO, João Francisco Migliari.
Reforma empresarial e controle em larga escala: avaliação externa como instrumento de adequação das escolas
. Revista Educação e Emancipação, v. 18, p. e–23813, 15 Jul 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/23813. Acesso em: 14 ago 2025.

Edição

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Artigos