Educação bilíngue de pessoas negras-surdas: interseccionalidade, decolonialidade e emancipação linguística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e23908

Palavras-chave:

educação de surdos, Língua Brasileira de Sinais, perspectiva Decolonial.

Resumo

O estudo analisa a educação bilíngue de pessoas surdas sob a ótica da perspectiva decolonial e da epistemologia visual, buscando compreender como práticas e políticas educacionais podem promover a valorização das identidades negras-surdas no contexto brasileiro. De natureza qualitativa, bibliográfica e documental, a pesquisa dialoga com autores como Strobel (2008), Quadros (2019), Ladd (2013) e Sutton-Spence (2014), além de documentos legais que regulamentam a educação bilíngue. Os resultados demonstram que o reconhecimento da Libras como língua de pensamento e expressão, aliado à incorporação de saberes étnico-raciais, é essencial para romper com paradigmas eurocêntricos e medicalizantes ainda presentes na educação de surdos. Conclui-se que a construção de uma epistemologia surda, ancorada na visualidade, na cultura e na diferença linguística, constitui caminho necessário para uma educação bilíngue emancipatória, inclusiva e socialmente justa, capaz de fortalecer o protagonismo e a identidade das pessoas negras-surdas.

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Biografia do Autor

Erliandro Felix Silva, Universidade Federal do ABC

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Doutorando em Ciências Humanas e Sociais na Universidade Federal do ABC (UFABC). Integrante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) / (IST/IFSP). Servidor efetivo técnico-administrativo em educação, desempenhando a função de assistente de aluno no Campus Ilha Solteira do IFSP (IST/IFSP).

Rosa Amélia Barbosa, Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Doutora em Tecnologia e Sociedade (UTFPR). Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico no IFSP, atuo em Ilha Solteira. Integro o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFSP (NEABI/IFSP) e o Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade do IFSP (NUGS). Lidero o Grupo de Pesquisa HumanidArtes (IFSP).

Luiz Renato Martins da Rocha, Universidade de São Paulo

Doutor e Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor na Universidade de São Paulo (USP) e docente dos Programas de Pós-Graduação em Educação (USP) e em Ciências Humanas e Sociais (UFABC). Coordenador da especialização em Educação Especial e Inclusiva, Universidade Aberta do Brasil (UAB)/UFABC.

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Publicado

2025-10-31

Como Citar

SILVA, Erliandro Felix; BARBOSA, Rosa Amélia; ROCHA, Luiz Renato Martins da.
Educação bilíngue de pessoas negras-surdas: interseccionalidade, decolonialidade e emancipação linguística
. Revista Educação e Emancipação, v. 18, p. e–23908, 31 Out 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/23908. Acesso em: 4 nov 2025.

Edição

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Artigos