Entre Inovação e Dependência: a presença de uma Big Tech na Educação Pública Brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e24009

Palavras-chave:

Educação digital, Google, Dependência tecnológica

Resumo

A pesquisa analisa a presença e a influência do Google nas escolas públicas brasileiras, buscando compreender as implicações do uso de suas tecnologias na educação. Nos últimos anos, as ferramentas da empresa tornaram-se amplamente utilizadas por professores e estudantes, transformando práticas pedagógicas, processos de gestão escolar e políticas públicas. Esse movimento se intensificou durante e após a pandemia, quando o ensino remoto e híbrido acelerou a adoção de plataformas digitais e ampliou a centralidade das Big Techs na educação. O estudo adota abordagem qualitativa, baseada em revisão bibliográfica, análise de documentos oficiais, reportagens e observação das experiências dos autores no contexto escolar. Essa metodologia permite identifiicar tanto o percurso histórico da inserção das tecnologias digitais na educação pública quanto o papel crescente de grandes corporações tecnológicas. O debate dialoga com autores que discutem inovação, capitalismo digital e mercantilização do ensino, analisando o Google não só como fornecedor de ferramentas, mas como agente capaz de influenciar decisões pedagógicas e políticas educacionais. O texto destaca que a digitalização educacional no Brasil ocorre em um cenário de dependência tecnológica, desde iniciativas iniciadas nos anos 1980 até políticas recentes, como a Lei nº 14.533/2023, combinadas às ações do programa Google for Education. A expansão do uso do Google Classroom, da distribuição de Chromebooks e das parcerias com governos evidencia o fortalecimento da empresa no ensino público. Conclui-se que, embora as tecnologias do Google tragam eficiência e organização escolar, sua predominância aprofunda desigualdades entre países centrais e periféricos e contribui para a mercantilização e padronização do ensino, reduzindo a autonomia pedagógica. Compreender esse processo é fundamental para analisar a educação digital brasileira em contexto global.

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Biografia do Autor

Cairo Lima Oliveira Almeida, Universidade Federal da Bahia

Doutorando no programa de Pós-graduação em educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor de Sociologia da rede estadual de educação do Estado de Tocantins.

Hamilton Moreira Assis, Universidade Federal da Bahia

Mestrando no programa de Pós-graduação em educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Coordenador Pedagógico na Secretária Municipal de Educação de Salvador.

 

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Publicado

2025-11-26

Como Citar

ALMEIDA, Cairo Lima Oliveira; ASSIS, Hamilton Moreira.
Entre Inovação e Dependência: a presença de uma Big Tech na Educação Pública Brasileira
. Revista Educação e Emancipação, v. 18, p. e–24009, 26 Nov 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/24009. Acesso em: 5 dez 2025.

Edição

Seção

Artigos