Gestão escolar no contexto da educação básica: desafios e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e24021Palavras-chave:
gestão escolar, educação básica, dissertações de mestradoResumo
Este artigo discute a gestão escolar no contexto da Educação Básica, explicitando o que o Programa de Pós- Graduação em Educação (POSEDUC), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), produziu e acumulou no decorrer da conclusão de dez turmas (2011 a 2021) acerca desse tema. Fez-se um levantamento bibliográfico no site do POSEDUC. Para selecionar os trabalhos, utilizou-se como descritores: gestão escolar, diretor escolar, conselho escolar, eleição para diretor escolar. Constitui-se corpus de análise vinte e sete dissertações vinculadas à linha de Políticas e Gestão da Educação. Os resultados revelam que as pesquisas, em sua grande maioria, se concentram em Mossoró-RN, no Ensino Fundamental e são desenvolvidas por mulheres. A burocracia e ausência da participação da comunidade são os maiores desafios para a gestão escolar democrática. A formação de conselheiros escolares e as relações que se estabelecem no interior da escola se colocam como suas efetivas possibilidades.
Metrics
Downloads
Referências
ABRUCIO, Fernando Luiz. O impacto do modelo gerencial na Administração Pública: um breve estudo sobre a experiência internacional recente. Cadernos ENAP, Brasília, n. 10, 1997. Disponível em: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/556. Acesso em: 13 set 2023.
AFONSO, Almerindo Janela. Avaliação educacional: regulação e emancipação: para uma sociologia das políticas contemporâneas 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
ALMEIDA, Luzitana Saraiva de Oliveira. Políticas gerencialistas e atuação de conselhos escolares em Unidades de Educação Infantil no município de Mossoró-RN. Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2023.
ARRUDA, Maritza Waleska. Atuação do diretor escolar na perspectiva multirreferencial. Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2017.
AUGUSTO, Geniclébia de Oliveira. Representatividade dos pais e responsáveis de alunos em conselhos escolares: um estudo em Mossoró-RN. Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, RN, 2021.
BATISTA, Antônia Rilzonete de Castro. Conselho escolar e empoderamento: articulações entre extensão universitária e sistema municipal de ensino de Mossoró-RN. Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN, 2020.
BEZERRA, Selma Mendonça. Atuação dos conselhos escolares na pandemia Covid-19 em escolas públicas municipais de Mossoró-RN. Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo Escolar da Educação Básica 2022: Resumo Técnico. Brasília:Inep, 2023a.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resumo técnico do Censo da Educação Superior 2021. Brasília: Inep, 2023b.
CABRAL NETO, Antônio. Gerencialismo e gestão educacional: cenários, princípios e estratégias. In: FRANÇA, Magna; BEZERRA, Maura Costa. (orgs.). Política Educacional: gestão e qualidade do ensino. Brasília: Liber livro, 2009, p. 169-204.
CORREIA, José Alberto; CARAMELO, João. Da mediação local ao local da mediação: figuras e políticas. Educação, Sociedade & Educação, v. 20, 2003. Disponível em: https://hdl.handle.net/10216/14496. Acesso em: 21 ago 2023.
CORREIA, José Alberto; CARAMELO, João. Políticas e figuras do local: contributos para a construção de um cosmopolitismo comunitário. Ideação - Revista do Centro de Educação e Letras da UNIOESTE, Campus de Foz do Iguaçu, v.10, nº 2, 2008. Disponível em: https://hdl.handle.net/10216/101564. Acesso em: 24 ago 2023.
FERNANDES, Sheila Beatriz da Silva. Gestão na educação infantil: ações do mapa educacional no município de Mossoró/RN no período de 2011 -2015. Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2016.
FERNANDES, Maria Beatriz. Fabricação discursiva sobre os resultados do IDEB na cidade de Paraná-RN: o que encenam os atores estratégicos? Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2016.
FONSECA, Maria da Conceição. Gestão escolar democrática: um estudo a partir do pensamento de Hannah Arendt. Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2019.
FREITAS, Thayse Mychelle de Aquino. Racionalidade comunicativa e o conselho escolar: um diálogo possível. Orientadora: Arilene Maria Soares de Medeiros. 2020. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN, 2020.
GOMES, Rosimeire de Araújo. Participação dos conselheiros no CMEI Amor de Mãe após pleito unificado SME-NATAL (2014 -2018). Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2019.
GONDIM JÚNIOR, Roberto Carlos de Sousa. Política de gestão escolar: limites e perspectivas para a construção de uma gestão democrática e emancipatória em escolas públicas estaduais de Fortaleza-CE. Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2020.
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neo-liberalismo em ataque ao ensino público. Trad. Maria Luiza M. de Carvalho e Silva. Londrina: Editora Planta, 2004.
LAVAL, Christian.; VERGNE, Francis. Educação democrática: a revolução escolar iminente. 1.ed. Trad. Fábio Creder. Petrópolis, RJ: Vozes, 2023.
LIMA, Vanúzia Saldanha de Medeiros. Programa Dinheiro Direto na Escola: contribuições para a construção da gestão democrática e participativa no contexto de escolas da rede municipal de ensino de Mossoró/RN. Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN, 2020.
LUZ, Maria Nilza Batista. A gestão democrática nos núcleos de educação rural no município de Mossoró-RN. Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2020.
MAIA, Eridan Rodrigues. Formação de gestores escolares (CREDE-10-CE): recontextualizações do método Circuito de Gestão do Projeto Jovem de Futuro. Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2019.
MARTINS, Ângela Maria. (Org.). Estado da arte: gestão, autonomia escolar e órgãos colegiados (2000-2008). Brasília: Liber Livro, 2011.
MEDEIROS, Arilene Maria Soares de. Administração educacional e racionalidade: o desafio pedagógico. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007.
MEDEIROS, Arilene Maria Soares de; NAKAYAMA, Bárbara Cristina Moreira; BARBOSA, Joaquim Gonçalves Barbosa. 10 Anos de POSEDUC/UERN: Docentes, Estudantes e Egressos/as narrando sua história. 1. ed. Mossoró: Edições UERN, 2022. v. 1. 478p .
MEDEIROS, Arilene Maria Soares de; BARBOSA, Joaquim Gonçalves. Interiorizando a Pós- Graduação Stricto Sensu em Educação no Rio Grande do Norte: Desafios e Perspectivas. 1. ed. Mossoró: Edições UERN, 2011. v. 1. 206p.
MESǪUITA, George Eduardo Ferreira de. O discurso de professores da educação básica sobre a participação na gestão escolar. Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2017.
MORAIS, Cíntia Gurgel de Medeiros. Gestor escolar, diário de pesquisa e olhar plural. Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2021.
MOUNK, Yascha. O povo contra a democracia: por que nossa liberdade corre perigo e como salvá-la. Tradutores: Cássio de Arantes Leite; Débora Landsberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
MOURA, Adrielly Benigno de. Consenso na gestão escolar: contribuições para o exercício democrático. Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2021.
OLIVEIRA, Gualber Pereira Silva de. A inclusão de filhos(as) de casais homoparentais em escolas da zona sul de Natal (RN). Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2018.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Democracia no cotidiano da escola. Brasília, DF: CNPq, 2009. OLIVEIRA, Mauro Antônio de. Produção acadêmica sobre o conselho escolar: um estudo sobre a produção do conhecimento (2006-2014). Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2016.
PONTES, Rosa Maria de Andrade. Trajetória autobiográfica de uma gestora escolar. Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2014.
ǪUEIROZ, Benedito José de. Gestão democrática escolar: uma imersão nos contextos cotidianos. Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2016.
SILVA, Elaine Cristina Carlos da. O gestor entre as dimensões administrativa e pedagógica: um estudo sobre a organização do trabalho escolar. Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2013.
SILVA, Maria de Fátima Holanda dos Santos. Percepções de gestores e professores sobre o SPAECE em duas escolas públicas de Limoeiro do Norte-CE. Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2020.
SILVA, Maria Elizomar de Almeida e. Subjetividade e gestão escolar: implicações nos fazeres cotidianos da escola. Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2020.
SILVA, Maria Margarett da. Relações público-privadas na concepção de gestoras de escolas de ensino médio em tempo integral da 12 DIREC - RN (2017-2019). Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2020.
SILVA, Mie Nakayama Dantas da. A difícil democracia nas escolas públicas estaduais da 12ª DIREC-RN: avanços e recuos nas eleições para diretores. Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2022.
SILVA, Débora Raquel Araújo. Perfil dos gestores escolares da rede municipal de Mossoró(RN): estudo dos questionários contextuais do SAEB (2007, 2017 e 2019). Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Educação e Emancipação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Responsabilidade e Transferência de Direitos Autorais
Como condição para a submissão, os autores devem declarar a autoria do trabalho e concordar com o Termo de Transferência de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas):
- Certifico que participei da elaboração deste trabalho;
- Não omitir qualquer ligação ou acordo de financiamento entre os autores e instituições ou empresas que possam ter interesses na publicação desse trabalho;
- Certifico que o texto é original isento de compilação, em parte ou na íntegra, de minha autoria ou de outro (os) autor (es);
- Certifico que o texto não foi enviado a outra revista (impressa ou eletrônica) e não o será enquanto estiver sendo analisado e com a possibilidade de sua publicação pela Revista Educação e Emancipação;
- Transfiro os direitos autorais do trabalho submetido à Revista Educação e Emancipação, comprometendo-me a não reproduzir o texto, total ou parcialmente, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que a prévia autorização seja solicitada por escrito à Revista Educação e Emancipação e esta a conceda.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.