Gestión escolar en el contexto de la educación básica: desafíos y perspectivas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e24021

Palabras clave:

gestión escolar, educación básica, tesis de maestría

Resumen

Este artículo discute la gestión escolar en el contexto de la Educación Básica, explicitando que el Programa de Pós- graduação em Educação (POSEDUC) de la Universidade do Estado do Río Grande do Norte (UERN) produjo y acumuló durante la conclusión de diez promociones (2011-2021) sobre este tema. Realización de una búsqueda bibliográfica en el sítio web de POSEDUC. Los siguientes descriptores para seleccionar los trabajos: gestión, director y consejo escolar, elección de director escolar. Se constituiyron corpus de análisis veintisiete tesis vinculadas a la línea de Políticas y Gestión Educativa. Los resultados revelan que las investigaciones, en su mayor parte, se centran en Mossoró-RN, en la Educación Primaria y son desarrolladas por mujeres. La burocracia y la falta de participación de la comunidad son los mayores desafíos para la gestión democrática. La formación de consejeros y las relaciones que se establecen al interior de la escuela se presentan como posibilidades efectivas. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Arilene Maria Soares de Medeiros, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Educação e Sociedade (GEPEES/UERN/CNPq).

Thayse Mychelle de Aquino Freitas , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro do grupo de pesquisa Espaço, Ensino e Geografia (GEPEEG).

Citas

ABRUCIO, Fernando Luiz. O impacto do modelo gerencial na Administração Pública: um breve estudo sobre a experiência internacional recente. Cadernos ENAP, Brasília, n. 10, 1997. Disponível em: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/556. Acesso em: 13 set 2023.

AFONSO, Almerindo Janela. Avaliação educacional: regulação e emancipação: para uma sociologia das políticas contemporâneas 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

ALMEIDA, Luzitana Saraiva de Oliveira. Políticas gerencialistas e atuação de conselhos escolares em Unidades de Educação Infantil no município de Mossoró-RN. Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2023.

ARRUDA, Maritza Waleska. Atuação do diretor escolar na perspectiva multirreferencial. Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2017.

AUGUSTO, Geniclébia de Oliveira. Representatividade dos pais e responsáveis de alunos em conselhos escolares: um estudo em Mossoró-RN. Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, RN, 2021.

BATISTA, Antônia Rilzonete de Castro. Conselho escolar e empoderamento: articulações entre extensão universitária e sistema municipal de ensino de Mossoró-RN. Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN, 2020.

BEZERRA, Selma Mendonça. Atuação dos conselhos escolares na pandemia Covid-19 em escolas públicas municipais de Mossoró-RN. Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2023.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo Escolar da Educação Básica 2022: Resumo Técnico. Brasília:Inep, 2023a.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resumo técnico do Censo da Educação Superior 2021. Brasília: Inep, 2023b.

CABRAL NETO, Antônio. Gerencialismo e gestão educacional: cenários, princípios e estratégias. In: FRANÇA, Magna; BEZERRA, Maura Costa. (orgs.). Política Educacional: gestão e qualidade do ensino. Brasília: Liber livro, 2009, p. 169-204.

CORREIA, José Alberto; CARAMELO, João. Da mediação local ao local da mediação: figuras e políticas. Educação, Sociedade & Educação, v. 20, 2003. Disponível em: https://hdl.handle.net/10216/14496. Acesso em: 21 ago 2023.

CORREIA, José Alberto; CARAMELO, João. Políticas e figuras do local: contributos para a construção de um cosmopolitismo comunitário. Ideação - Revista do Centro de Educação e Letras da UNIOESTE, Campus de Foz do Iguaçu, v.10, nº 2, 2008. Disponível em: https://hdl.handle.net/10216/101564. Acesso em: 24 ago 2023.

FERNANDES, Sheila Beatriz da Silva. Gestão na educação infantil: ações do mapa educacional no município de Mossoró/RN no período de 2011 -2015. Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2016.

FERNANDES, Maria Beatriz. Fabricação discursiva sobre os resultados do IDEB na cidade de Paraná-RN: o que encenam os atores estratégicos? Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2016.

FONSECA, Maria da Conceição. Gestão escolar democrática: um estudo a partir do pensamento de Hannah Arendt. Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2019.

FREITAS, Thayse Mychelle de Aquino. Racionalidade comunicativa e o conselho escolar: um diálogo possível. Orientadora: Arilene Maria Soares de Medeiros. 2020. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN, 2020.

GOMES, Rosimeire de Araújo. Participação dos conselheiros no CMEI Amor de Mãe após pleito unificado SME-NATAL (2014 -2018). Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2019.

GONDIM JÚNIOR, Roberto Carlos de Sousa. Política de gestão escolar: limites e perspectivas para a construção de uma gestão democrática e emancipatória em escolas públicas estaduais de Fortaleza-CE. Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2020.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neo-liberalismo em ataque ao ensino público. Trad. Maria Luiza M. de Carvalho e Silva. Londrina: Editora Planta, 2004.

LAVAL, Christian.; VERGNE, Francis. Educação democrática: a revolução escolar iminente. 1.ed. Trad. Fábio Creder. Petrópolis, RJ: Vozes, 2023.

LIMA, Vanúzia Saldanha de Medeiros. Programa Dinheiro Direto na Escola: contribuições para a construção da gestão democrática e participativa no contexto de escolas da rede municipal de ensino de Mossoró/RN. Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, RN, 2020.

LUZ, Maria Nilza Batista. A gestão democrática nos núcleos de educação rural no município de Mossoró-RN. Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2020.

MAIA, Eridan Rodrigues. Formação de gestores escolares (CREDE-10-CE): recontextualizações do método Circuito de Gestão do Projeto Jovem de Futuro. Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2019.

MARTINS, Ângela Maria. (Org.). Estado da arte: gestão, autonomia escolar e órgãos colegiados (2000-2008). Brasília: Liber Livro, 2011.

MEDEIROS, Arilene Maria Soares de. Administração educacional e racionalidade: o desafio pedagógico. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007.

MEDEIROS, Arilene Maria Soares de; NAKAYAMA, Bárbara Cristina Moreira; BARBOSA, Joaquim Gonçalves Barbosa. 10 Anos de POSEDUC/UERN: Docentes, Estudantes e Egressos/as narrando sua história. 1. ed. Mossoró: Edições UERN, 2022. v. 1. 478p .

MEDEIROS, Arilene Maria Soares de; BARBOSA, Joaquim Gonçalves. Interiorizando a Pós- Graduação Stricto Sensu em Educação no Rio Grande do Norte: Desafios e Perspectivas. 1. ed. Mossoró: Edições UERN, 2011. v. 1. 206p.

MESǪUITA, George Eduardo Ferreira de. O discurso de professores da educação básica sobre a participação na gestão escolar. Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2017.

MORAIS, Cíntia Gurgel de Medeiros. Gestor escolar, diário de pesquisa e olhar plural. Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2021.

MOUNK, Yascha. O povo contra a democracia: por que nossa liberdade corre perigo e como salvá-la. Tradutores: Cássio de Arantes Leite; Débora Landsberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

MOURA, Adrielly Benigno de. Consenso na gestão escolar: contribuições para o exercício democrático. Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2021.

OLIVEIRA, Gualber Pereira Silva de. A inclusão de filhos(as) de casais homoparentais em escolas da zona sul de Natal (RN). Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2018.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Democracia no cotidiano da escola. Brasília, DF: CNPq, 2009. OLIVEIRA, Mauro Antônio de. Produção acadêmica sobre o conselho escolar: um estudo sobre a produção do conhecimento (2006-2014). Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2016.

PONTES, Rosa Maria de Andrade. Trajetória autobiográfica de uma gestora escolar. Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, 2014.

ǪUEIROZ, Benedito José de. Gestão democrática escolar: uma imersão nos contextos cotidianos. Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2016.

SILVA, Elaine Cristina Carlos da. O gestor entre as dimensões administrativa e pedagógica: um estudo sobre a organização do trabalho escolar. Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2013.

SILVA, Maria de Fátima Holanda dos Santos. Percepções de gestores e professores sobre o SPAECE em duas escolas públicas de Limoeiro do Norte-CE. Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2020.

SILVA, Maria Elizomar de Almeida e. Subjetividade e gestão escolar: implicações nos fazeres cotidianos da escola. Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2020.

SILVA, Maria Margarett da. Relações público-privadas na concepção de gestoras de escolas de ensino médio em tempo integral da 12 DIREC - RN (2017-2019). Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2020.

SILVA, Mie Nakayama Dantas da. A difícil democracia nas escolas públicas estaduais da 12ª DIREC-RN: avanços e recuos nas eleições para diretores. Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2022.

SILVA, Débora Raquel Araújo. Perfil dos gestores escolares da rede municipal de Mossoró(RN): estudo dos questionários contextuais do SAEB (2007, 2017 e 2019). Mossoró: Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, 2023.

Publicado

2025-07-11

Cómo citar

MEDEIROS, Arilene Maria Soares de; FREITAS , Thayse Mychelle de Aquino.
Gestión escolar en el contexto de la educación básica: desafíos y perspectivas
. Revista Educação e Emancipação, v. 18, p. e–24021, 11 jul. 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/24021. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Artigos