Gestão escolar no contexto da educação básica: desafios e perspectivas

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DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e24021

Palavras-chave:

gestão escolar, educação básica, dissertações de mestrado

Resumo

Este artigo discute a gestão escolar no contexto da Educação Básica, explicitando o que o Programa de Pós- Graduação em Educação (POSEDUC), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), produziu e acumulou no decorrer da conclusão de dez turmas (2011 a 2021) acerca desse tema. Fez-se um levantamento bibliográfico no site do POSEDUC. Para selecionar os trabalhos, utilizou-se como descritores: gestão escolar, diretor escolar, conselho escolar, eleição para diretor escolar. Constitui-se corpus de análise vinte e sete dissertações vinculadas à linha de Políticas e Gestão da Educação. Os resultados revelam que as pesquisas, em sua grande maioria, se concentram em Mossoró-RN, no Ensino Fundamental e são desenvolvidas por mulheres. A burocracia e ausência da participação da comunidade são os maiores desafios para a gestão escolar democrática. A formação de conselheiros escolares e as relações que se estabelecem no interior da escola se colocam como suas efetivas possibilidades.

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Biografia do Autor

Arilene Maria Soares de Medeiros, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Estado, Educação e Sociedade (GEPEES/UERN/CNPq).

Thayse Mychelle de Aquino Freitas , Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestra em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro do grupo de pesquisa Espaço, Ensino e Geografia (GEPEEG).

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Publicado

2025-07-11

Como Citar

MEDEIROS, Arilene Maria Soares de; FREITAS , Thayse Mychelle de Aquino.
Gestão escolar no contexto da educação básica: desafios e perspectivas
. Revista Educação e Emancipação, v. 18, p. e–24021, 11 Jul 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/24021. Acesso em: 14 ago 2025.

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Artigos