Breves notas teórico-críticas acerca da financeirização da educação no Brasil e as razões para mudar o mundo capitalista (golpe de 2016 até o governo Bolsonaro)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e24037

Palavras-chave:

capital fictício, financeirização da economia no Brasil, financeirização da educação no Brasil

Resumo

Reflexão teórico-crítica acerca do processo de financeirização da educação no Brasil, considerando as metamorfoses do capital até a sua forma atual no capitalismo contemporâneo e respectiva consequência na economia e na política na formação econômico-social brasileira.

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Biografia do Autor

Michelle Sena Rosa de Araújo, Secretaria de Estado da Educação MA - SEDUC/MA

Mestra em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA); Doutoranda em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Funcionária pública efetiva da Rede de Educação Básica do Estado do Maranhão (SEDUC-MA). Pesquisadora dos grupos de pesquisa GEPOLIS, DEAB (UFMA) e da Rede Universitas, Eixo 7 – Educação Superior do Campo. Bolsista da CAPES.

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Publicado

2025-06-30

Como Citar

ARAÚJO, Michelle Sena Rosa de.
Breves notas teórico-críticas acerca da financeirização da educação no Brasil e as razões para mudar o mundo capitalista (golpe de 2016 até o governo Bolsonaro)
. Revista Educação e Emancipação, v. 18, p. e–24037, 30 Jun 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/24037. Acesso em: 14 ago 2025.

Edição

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Artigos