Memorial acadêmico: representação do perfil de docentes universitários da FEUSP

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DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e24064

Palavras-chave:

formação de professores, perfil docente, formação acadêmica

Resumo

Esta pesquisa é fruto da disciplina O Ensino e a Didática na História das Universidades brasileiras: o caso da Universidade São Paulo (1934-2013) ofertada na Linha de Pesquisa Cultura, Filosofia e História da Educação, no primeiro semestre de 2024 no curso de Doutorado em Educação. O objetivo da pesquisa é identificar o perfil dos professores do Ensino Superior da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP. A pesquisa analisa o perfil docente, por meio da trajetória acadêmica dos professores utilizando os memoriais de concurso para Livre-Docência realizados nos anos de 1994-2019. A pesquisa utilizou-se da abordagem qualitativa, que partiu de uma revisão bibliográfica sobre formação de professores. Para o procedimento de dados, recorreu-se ao conceito de Habitus de Pierre Bourdieu. Os resultados desta pesquisa demonstraram que partir da análise dos memoriais acadêmicos de professores universitários da Faculdade de Educação (FE), todo professor enquanto um sujeito social (re)produz significados e valores durante toda sua trajetória. Isso significa que esses sentidos desenvolvidos a partir de sua carreira sócio-histórica estabelecem um perfil docente.

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Biografia do Autor

Alan Bizerra Martins, Universidade de São Paulo

Mestre em História pelo Programa em História-PPGHIST/UNIFESSPA. Doutorando em Educação pela universidade de São Paulo (FEUSP). Participante do Laboratório e Grupo de Pesquisa: Interpretação do Tempo: ensino, memória, narrativa e política (iTemnpo/CNPq).

Stephanie Oliveira dos Santos, Universidade de São Paulo

Mestranda em Educação pela Universidade de São Paulo – USP.

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Publicado

2025-06-30

Como Citar

MARTINS, Alan Bizerra; SANTOS, Stephanie Oliveira dos.
Memorial acadêmico: representação do perfil de docentes universitários da FEUSP
. Revista Educação e Emancipação, v. 18, p. e–24064, 30 Jun 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/24064. Acesso em: 14 ago 2025.

Edição

Seção

Artigos