Formação Continuada de Professores: um estudo sobre políticas educacionais para a alfabetização em Belém (PA)
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e24088Palavras-chave:
políticas educacionais, formação continuada de professores, alfabetizaçãoResumo
Este estudo tem por objetivo mapear as produções acadêmicas que tratam das políticas voltadas à formação de professores alfabetizadores implementadas no município de Belém (PA), identificando as sínteses fundamentais nelas apresentadas. A pesquisa adota o Materialismo Histórico-Dialético e procura contribuir, por meio de revisão bibliográfica, com a compreensão da realidade por trás das apreensões imediatas do discurso presente nos documentos dos programas para formação de professores alfabetizadores. Foram selecionadas, sobre essa temática, quatro dissertações produzidas por egressos do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), da Universidade Federal do Pará (UFPA). As categorias que emergiram do material coletado foram: padronização das formações e, consequentemente, da identidade dos docentes, culpabilização/responsabilização dos professores e precarização nas instituições de ensino. As considerações indicam que os programas e projetos implementados em Belém (PA) assumem o caráter do perfil expresso nos documentos oficiais voltados ao modelo de educação gerencialista, que procura moldar, principalmente através das formações, a identidade dos professores, tornando-os reprodutores de uma racionalidade técnica que visa à formação de alunos limitados a competências e habilidades para a resolução de problemas. Em contrapartida, essa concepção de educação centraliza, no professor, a responsabilização pelo sucesso ou fracasso do processo de aprendizagem dos alunos, mesmo que o poder público não forneça as condições objetivas necessárias para a realização desse trabalho.
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