Competências gerais da BNCC em oficinas de criatividade e tecnologia para pacientes de câncer infantojuvenil
DOI:
https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e24112Palavras-chave:
literacia digital, aprendizagem criativa, câncer infantojuvenilResumo
Jovens em tratamento oncológico apresentam dificuldades de aprendizagem resultantes dos períodos de afastamento escolar. Para prover o atendimento educacional a esse público, as práticas educacionais podem ser orientadas ao desenvolvimento das competências gerais da educação básica estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular, que são uma série de habilidades e saberes a serem desenvolvidas na educação básica. Além dessas competências, percebe-se a necessidade de preparar os estudantes para o convívio em uma sociedade digital, a partir da noção de literacia digital, que é uma perspectiva voltada ao desenvolvimento de cidadãos digitais, considerando o desenvolvimento de competências para cultura digital. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar como as práticas educacionais baseadas na aprendizagem criativa aplicadas à literacia digital dos participantes relacionam-se com as competências gerais da BNCC. Orientado pelo método cartográfico, foram desenvolvidas práticas educacionais baseadas na aprendizagem criativa e literacia digital, promovendo a aprendizagem dos participantes. Os resultados demonstram que as características das propostas favoreceram o desenvolvimento das competências gerais da educação básica de pacientes de câncer infantojuvenil.
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