Competências gerais da BNCC em oficinas de criatividade e tecnologia para pacientes de câncer infantojuvenil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18764/2358-4319v18e24112

Palavras-chave:

literacia digital, aprendizagem criativa, câncer infantojuvenil

Resumo

Jovens em tratamento oncológico apresentam dificuldades de aprendizagem resultantes dos períodos de afastamento escolar. Para prover o atendimento educacional a esse público, as práticas educacionais podem ser orientadas ao desenvolvimento das competências gerais da educação básica estabelecidas na Base Nacional Comum Curricular, que são uma série de habilidades e saberes a serem desenvolvidas na educação básica. Além dessas competências, percebe-se a necessidade de preparar os estudantes para o convívio em uma sociedade digital, a partir da noção de literacia digital, que é uma perspectiva voltada ao desenvolvimento de cidadãos digitais, considerando o desenvolvimento de competências para cultura digital. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar como as práticas educacionais baseadas na aprendizagem criativa aplicadas à literacia digital dos participantes relacionam-se com as competências gerais da BNCC. Orientado pelo método cartográfico, foram desenvolvidas práticas educacionais baseadas na aprendizagem criativa e literacia digital, promovendo a aprendizagem dos participantes. Os resultados demonstram que as características das propostas favoreceram o desenvolvimento das competências gerais da educação básica de pacientes de câncer infantojuvenil.

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Biografia do Autor

Paulo Ricardo dos Santos, Universidade Feevale

Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social e Doutorando em Processos e Manifestações Culturais (Universidade Feevale). Bolsista PROSUC CAPES (Feevale).

Débora Nice Ferrari Barbosa, Universidade Feevale

Doutora e mestre em Ciência da Computação pela UFRGS. Pesquisadora no PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale.  Bolsista de Produtividade DT 1D CNPq (Feevale).

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Publicado

2025-06-30

Como Citar

SANTOS, Paulo Ricardo dos; BARBOSA, Débora Nice Ferrari.
Competências gerais da BNCC em oficinas de criatividade e tecnologia para pacientes de câncer infantojuvenil
. Revista Educação e Emancipação, v. 18, p. e–24112, 30 Jun 2025 Disponível em: https://cajapio.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/24112. Acesso em: 14 ago 2025.

Edição

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Artigos